dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. V. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7948459215880875 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de
garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológicos e
sociais que sustentam as comunidades. Existe a necessidade de uma educação
socioambiental capacitada a provocar mudanças de atitudes na comunidade
considerando a qualidade de vida dos alunos intimamente ligados ao
desenvolvimento sustentável interligando responsabilidades sociais e ambientais,
considerando-se projetos ambientais como alvo de difusão da aprendizagem e
articulação dos saberes propondo um trabalho de cunho sustentável, através de uma
educação de jovens não - formal. Com fundamentação na importância e
complexidade científica entre EJA, economia solidária e sustentabilidade, este
trabalho buscou fazer uma análise de conhecimento e informação sobre as
atividades desenvolvidas pelos jovens no Projeto Jovem Ambientalista na cidade de
Picuí, Paraíba. Este trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa de caráter
descritivo. Constatou-se a existência da economia solidária em torno das atividades
do programa, no qual ocorre o estímulo, a cooperação. a confiança e a solidariedade
entre os educandos e coordenador. Esses estímulos propiciam de forma oculta o
fortalecimento do direito à cidadania e a melhoria da qualidade de vida. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação e sustentabilidade: o programa jovens ambientalistas na perspectiva de economia solidária no município de Picuí - Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Concern for sustainable developrnent represents the possibility of ensuring
sociopolitical changes that do not compromise the ecological and social systems
that sustain communities. There is a need for a socio-environmental education
capable of provoking changes in attitudes in the cornmunity, considering the quality
of life of students closely linked to sustainable development, interconnecting social
and environmental responsibilities, considering environmental projects as a target
for diffusion of learning and articulation of knowledge by proposing a Through a
non-formal youth education. Based on the importance and scientific complexity of
EJA, solidarity economy and sustainability, this work sought to make an analysis of
knowledge and inforrnation about the activities developed by young people in the
Young Environmentalist Project in the city of Picuí, Paraíba. This work constitutes
a qualitative research of descriptive character. Solidarity economy was found
around the activities of the program, in which stimulation, cooperation, trust and
solidarity between students and collaborators takes place. These stimuli hide the
strengthening o f the right to citizenship and the improvement o f the quality o f life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20825 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-25T15:36:07Z |
|
dc.date.available |
2021-08-25 |
|
dc.date.available |
2021-08-25T15:36:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação não-formal |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Non-formal education |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Educación no formal |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria das Vitórias dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education and sustainability: the young environmentalists program from the perspective of solidarity economy in the municipality of Picuí - Paraíba. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación y sostenibilidad: el programa de jóvenes ambientalistas desde la perspectiva de la economía solidaria en el municipio de Picuí - Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria das Vitórias dos Santos. Educação e sustentabilidade: o programa jovens ambientalistas na perspectiva de economia solidária no município de Picuí - Paraíba. 2017. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La preocupación por el desarrollo sostenible representa la posibilidad de
Asegurar cambios sociopolíticos que no comprometan los sistemas ecológicos y
que sustentan a las comunidades. Existe la necesidad de una educación
socioambiental capaz de provocar cambios de actitudes en la comunidad
considerando la calidad de vida de los estudiantes estrechamente vinculados a la
desarrollo sostenible vinculando responsabilidades sociales y ambientales,
considerar los proyectos ambientales como un objetivo para la difusión de aprendizajes y
articulación del conocimiento proponiendo un trabajo sostenible, a través de un
educación juvenil no formal. Basado en la importancia y
complejo científico entre EJA, economía solidaria y sostenibilidad, este
trabajo buscó hacer un análisis de conocimientos e información sobre el
actividades desarrolladas por jóvenes en el Proyecto Joven Ambientalista en la ciudad de
Picuí, Paraíba. Este trabajo es una investigación cualitativa de carácter
descriptivo. La existencia de la economía solidaria en torno a las actividades
del programa, en el que se produce el estímulo, la cooperación. confianza y solidaridad
entre los estudiantes y el coordinador. Estos estímulos proporcionan secretamente la
fortalecer el derecho a la ciudadanía y mejorar la calidad de vida. |
pt_BR |