dc.creator.ID |
BATISTA, C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Carolina Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3775370812173796 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.batista |
|
dc.description.resumo |
O trabalho tem como objetivo geral discutir algumas funções sobre o lúdico na educação
contextualizada o processo de ensino e a partir das contribuições teóricas propostas por
Vygotsky (1987,2007), Fonseca (2008), Kishimoto (1993), dentre outros autores. Trata-se de
uma pesquisa bibliográfica vale-se de artigos e livros que tratam da temática em questão.
Utilizou-se, portanto, como método uma leitura exploratória e, por como seguinte, de uma
leitura seletiva do material bibliográficos da temática abordada. Tomamos, como objetivos
específicos a serem almejados: a) expor a produção teórica sobre o lúdico e sobre o processo
de ensino e aprendizagem dos estudantes b) apresentarem um levantamento histórico sobre o
lúdico na brincar e o seu processo evolutivo econômico, social e cultural; c) discutir sob uma
ótica didática o brincar com o proposta lúdica pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
A problematização do trabalho é a seguinte: Quais seriam as funções da
atividade lúdica na construção de uma educação contextualizada para as escolas da região do
Semiárido das series iniciais? Como hipótese para esse questionamento, consideramos, que
todo processo educativo é um processo metodológico adotado, ou seja, por meio do qual o
docente adota uma metodologia para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. No
entanto, é preciso ter clareza de que o jogo pode possibilitar o encontro de aprendizagens. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A importância do lúdico na educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-08-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20828 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-25T18:14:19Z |
|
dc.date.available |
2021-08-25 |
|
dc.date.available |
2021-08-25T18:14:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Brinquedo e Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Playful in education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.subject |
Playful culture |
pt_BR |
dc.subject |
Toy and education |
pt_BR |
dc.subject |
Juguetón en la educación |
pt_BR |
dc.subject |
Educación contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Educación lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Juguete y educación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Cristina de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of playfulness in contextualized education in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Cristina de Sousa. A importância do lúdico na educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20828 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trabajo tiene como objetivo general discutir algunas funciones sobre o lúdico en al
educación contextualizada o proceso de enseñanza e a partir das contribuciones teóricas
propuestas por Vygotsky (1987,2007), Fonseca (2008), Kishimoto (1993), dentre outros
autores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica vale-se de artigos e livros que tratam da
temática en questión. Utilizou-se, portanto, como método uma leitura exploratória e, por
como seguinte, de una lectura selectiva do material bibliográficos da temática abordada.
Tomamos, com los objetivos específicos a serem almejados: a) expoer la producción teórica
sobre el lúdico e sobre o processo de enseñanza y aprendizagem dos estudantes b)
apresentaren un levantamento histórico sobre o lúdico na brincar e o seu processo evolutivo
econômico, social e cultural; c) discutir sob uma ótica didática o brincar com o proposta
lúdica pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A problematização do trabalho é a
seguinte: Cuales seriam as funcciones da actividades lúdica na construção de uma educação
contextualizada para as escuelas da región do Semiárido das series iniciais? Como hipótese
para esse questionamento, consideramos, que todo processo educativo es un proceso
metodológico adotado, ou seja, por meio do cuál o docente adota uma metodologia para
desenrolo o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é preciso ter clareza de que el
juego pode possibilitar o encontro de aprendizagens. |
pt_BR |