DSpace/Manakin Repository

A importância do lúdico na educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Carolina Silva de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3775370812173796 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.batista
dc.description.resumo O trabalho tem como objetivo geral discutir algumas funções sobre o lúdico na educação contextualizada o processo de ensino e a partir das contribuições teóricas propostas por Vygotsky (1987,2007), Fonseca (2008), Kishimoto (1993), dentre outros autores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica vale-se de artigos e livros que tratam da temática em questão. Utilizou-se, portanto, como método uma leitura exploratória e, por como seguinte, de uma leitura seletiva do material bibliográficos da temática abordada. Tomamos, como objetivos específicos a serem almejados: a) expor a produção teórica sobre o lúdico e sobre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes b) apresentarem um levantamento histórico sobre o lúdico na brincar e o seu processo evolutivo econômico, social e cultural; c) discutir sob uma ótica didática o brincar com o proposta lúdica pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A problematização do trabalho é a seguinte: Quais seriam as funções da atividade lúdica na construção de uma educação contextualizada para as escolas da região do Semiárido das series iniciais? Como hipótese para esse questionamento, consideramos, que todo processo educativo é um processo metodológico adotado, ou seja, por meio do qual o docente adota uma metodologia para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é preciso ter clareza de que o jogo pode possibilitar o encontro de aprendizagens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A importância do lúdico na educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20828
dc.date.accessioned 2021-08-25T18:14:19Z
dc.date.available 2021-08-25
dc.date.available 2021-08-25T18:14:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lúdico na educação pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Cultura lúdica pt_BR
dc.subject Brinquedo e Educação pt_BR
dc.subject Playful in education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Playful culture pt_BR
dc.subject Toy and education pt_BR
dc.subject Juguetón en la educación pt_BR
dc.subject Educación contextualizada pt_BR
dc.subject Educación lúdica pt_BR
dc.subject Cultura lúdica pt_BR
dc.subject Juguete y educación pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Cristina de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of playfulness in contextualized education in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Cristina de Sousa. A importância do lúdico na educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20828 pt_BR
dc.description.resumen El trabajo tiene como objetivo general discutir algunas funciones sobre o lúdico en al educación contextualizada o proceso de enseñanza e a partir das contribuciones teóricas propuestas por Vygotsky (1987,2007), Fonseca (2008), Kishimoto (1993), dentre outros autores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica vale-se de artigos e livros que tratam da temática en questión. Utilizou-se, portanto, como método uma leitura exploratória e, por como seguinte, de una lectura selectiva do material bibliográficos da temática abordada. Tomamos, com los objetivos específicos a serem almejados: a) expoer la producción teórica sobre el lúdico e sobre o processo de enseñanza y aprendizagem dos estudantes b) apresentaren un levantamento histórico sobre o lúdico na brincar e o seu processo evolutivo econômico, social e cultural; c) discutir sob uma ótica didática o brincar com o proposta lúdica pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A problematização do trabalho é a seguinte: Cuales seriam as funcciones da actividades lúdica na construção de uma educação contextualizada para as escuelas da región do Semiárido das series iniciais? Como hipótese para esse questionamento, consideramos, que todo processo educativo es un proceso metodológico adotado, ou seja, por meio do cuál o docente adota uma metodologia para desenrolo o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é preciso ter clareza de que el juego pode possibilitar o encontro de aprendizagens. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta