DSpace/Manakin Repository

O ensino de geometria na concepção dos professores do ensino fundamental de Barra de Santa Rosa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6210243998250515 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane Da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor-co1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEIRA, Iranete de Araujo.
dc.contributor.referee1ID MEIRA, Iranete de Araujo pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4060982292902975 pt_BR
dc.description.resumo A geometria é um conhecimento matemático que tem uma grande importância na formação acadêmica e social do aluno, pois o possibilita compreender as formas, de- senvolver o raciocínio lógico e a compreensão do mundo em que vive, serve ainda de instrumento para outras áreas do conhecimento. No entanto, professores do ensino fundamental acabam preterindo os conteúdos geométricos. Observamos um aban- dono dos conteúdos de geometria nas últimas décadas nas escolas brasileiras, e que embora reflita uma tendência geral, é mais evidenciado nas escolas da rede pública, pelo fato dessas escolas decidirem sobre o programa de conteúdos nas diferentes disciplinas. Nosso trabalho debaterá sobre o ensino de geometria na concepção dos professores da rede publica de Barra de Santa Rosa-PB. Na fundamentação desse trabalho utilizamos os PCN 's (1998), autores como Pavanello (1993) c Lorenzato (1995). Buscou-se refletir sobre o modo como a geometria vem sendo abordada e quais os principais recursos que estão sendo utilizados no âmbito escolar, e se os professores utilizam as teorias de ensino para facilitar a prática docente desse ramo tão importante da matemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title O ensino de geometria na concepção dos professores do ensino fundamental de Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-08-26
dc.description.abstract Geometry is a mathematical knowledge that has great importance in academic and social training of the student, as it enables them to understand the ways, develop logical reasoning and understanding of the world in which you live, it also serves to instrument for other areas of knowledge. However, teaching teachers fundamental end up disregarding the geometric contents. We observe a owner of geometry content in recent decades in Brazilian schools, and that although it reflects a general trend, it is more evident in public schools, because these schools decide on the content program in the different subjects. Our work will debate on the teaching of geometry in the design of teachers from the public network of Barra de Santa Rosa-PB. In the grounds of this work we use the PCN's (1998), authors such as Pavanello (1993) and Lorenzato (1995). We sought to reflect on how geometry has been approached and what are the main resources being used in the school environment, and if the teachers use teaching theories to facilitate teaching practice in this field. so important of mathematics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20833
dc.date.accessioned 2021-08-26T12:22:23Z
dc.date.available 2021-08-26
dc.date.available 2021-08-26T12:22:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Geometria - ensino pt_BR
dc.subject Geometria - teorias de ensino pt_BR
dc.subject Geometria - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Teoria de Van Hiele pt_BR
dc.subject Geometria - ensino - Barra de Santa Rosa pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Geometry - teaching pt_BR
dc.subject Geometry - teaching theories pt_BR
dc.subject Geometry - elementary school pt_BR
dc.subject Van Hiele Theory pt_BR
dc.subject Geometry - teaching - Barra de Santa Rosa pt_BR
dc.subject Geometría - enseñanza pt_BR
dc.subject Geometría: enseñanza de teorías pt_BR
dc.subject Geometría - escuela primaria pt_BR
dc.subject Teoría de Van Hiele pt_BR
dc.subject Geometría - docencia - Barra de Santa Rosa pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Joel Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of geometry in the conception of elementary school teachers in Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.title.alternative La enseñanza de la geometría en la concepción de los maestros de la escuela primaria en Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIERA, Joel Silva de. O ensino de geometria na concepção dos professores do ensino fundamental de Barra de Santa Rosa - PB. 2014. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR
dc.description.resumen La geometría es un conocimiento matemático que tiene gran importancia en formación académica y social del alumno, ya que le permite comprender las formas, Desarrollar el razonamiento lógico y la comprensión del mundo en el que vive, también sirve para instrumento para otras áreas del conocimiento. Sin embargo, enseñar a los profesores fundamental terminan por desconocer los contenidos geométricos. Observamos un propietario del contenido de geometría en las últimas décadas en las escuelas brasileñas, y que aunque refleja una tendencia general, es más evidente en las escuelas públicas, porque estas escuelas deciden el programa de contenido en los diferentes asignaturas. Nuestro trabajo debatirá sobre la enseñanza de la geometría en el diseño de profesores de la red pública de Barra de Santa Rosa-PB. En los terrenos de este trabajo utilizamos los PCN's (1998), autores como Pavanello (1993) y Lorenzato (1995). Buscamos reflexionar sobre cómo se ha abordado la geometría y ¿Cuáles son los principales recursos que se utilizan en el entorno escolar y si los profesores utilizan las teorías de la enseñanza para facilitar la práctica docente en este campo. tan importante de las matemáticas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta