DSpace/Manakin Repository

A cultura afro­brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, F. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3474186253951893 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SÁ, Almair Morais de.
dc.contributor.referee2 CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumo O objetivo da presente pesquisa é problematizar como a cultura afro­brasileira aparece nos no currículo do ensino de história, apresentando a proposta da incorporação deste tema entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena­PB. Para isso foram elaboradas entrevistas com o objetivo de compreender as experiências dentro do Ensino de História vivenciadas nas escolas escolhidas. Além disso, foram analisados o documento da LDB, PCNs e o Projeto Político Pedagógico das escolas Pe. José De Anchieta e Prof. José Bento. Esta pesquisa parte da ótica da História Cultural, uma vez que a história Cultural percebe o ensino de História enquanto possibilidade para uma percepção larga e diversa da condição humana, considerando a perspectiva de estudiosos como POLLAK ( 1992) e DA SILVA (2000). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A cultura afro­brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-17
dc.description.abstract The objective of the present research is to problematize how the Afro­Brazilian culture appears in the curriculum of history teaching, presenting the proposal of incorporating this theme between practices and legislation in the schools of the city of Santa Helena­PB. For this purpose, interviews were designed with the purpose of understanding the experiences within the Teaching of History lived in the chosen schools. In addition, the LDB document, PCNs and the Political Pedagogical Project of the schools by Father José De Anchieta and Prof. José Bento. This research starts from the viewpoint of Cultural History, since Cultural history perceives the teaching of History as a possibility for a wide and diverse perception of the human condition, considering the perspective of scholars such as POLLAK (1992) and DA SILVA (2000). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20838
dc.date.accessioned 2021-08-26T13:49:46Z
dc.date.available 2021-08-26
dc.date.available 2021-08-26T13:49:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história. pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject History teaching. pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject Cultural history pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Francisca Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Afro-Brazilian culture in the history curriculum: between practices and legislation in schools in the city of Santa Helena-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Francisca Pereira de. A cultura afro-­brasileira no currículo de história: entre práticas e legislações nas escolas da cidade de Santa Helena-PB. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta