dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, D. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MARTINS, Edson Soares. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa surge a partir da necessidade de práticas inovadoras para o trabalho com a
leitura literária no Ensino Fundamental II e tem como objetivo principal aprimorar as
habilidades de leitura, oralidade, linguística e escrita dos alunos através do letramento
literário. Todas as discussões arroladas reforçarão a imprescindível urgência em um trabalho
dinâmico com o texto literário. Por esta razão, com base nos postulados de Cosson (2016),
apresentaremos uma proposta de intervenção didático-metodológica, composta de duas
sequências literárias com obras góticas: uma básica, que tem como texto base o romance O
médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, e uma expandida, a partir do romance
Frankenstein, de Mary Shelley, adaptação de Cláudia Lopes. Interligaremos várias outras
obras do gótico com gêneros textuais diversos. Acreditamos que essa proposta possa
contribuir para um trabalho efetivo com o texto literário em sala de aula. Para tanto,
realizaremos uma pesquisa de natureza bibliográfica utilizando os pressupostos críticosteóricos de autores renomados, tais como: Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012 e
2017), Dolz e Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005
e 2013), Koch e Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira
(2013), Pennac (1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005),
Santos (2017), Soares (2017) e Terra (2014) entre outros, sobre leitura, letramento literário e
incentivos do governo para estimular a leitura de literatura, tudo isso voltado para o Ensino
Fundamental. Nossa proposta de intervenção está justificada teoricamente, o que se constitui
um diferencial, visto que as sequências didáticas que os professores têm acesso, já vem
prontas e carecem de explicações teórico-metodológicas que instruam os docentes acerca da
relevância de cada atividade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-26 |
|
dc.description.abstract |
This research comes from a need of innovative practices for the working with the reading of
literature in the Elementary School Years and it has as main objective to improve reading,
discussing, linguistics and writing skills of students through literary literacy. All the elements
discussed here will show how urgent it is that a dynamic work with the literary text come into
practice. So, based on Cosson (2016), it will be presented a didactic-methodological proposal
of intervention, through two literary didactic sequences with gothic works: a basic didactic
sequence, having as its main text the novel Dr. Jekyl and Mr. Hyde, by Robert Louis
Stevenson, and an expanded one, on Frankenstein by Mary Shelley, adapted by Cláudia
Lopes. We will work with links among the many gothic texts with different textual genres.
We believe this proposal may contribute to an effective work with literature in class. Thus, we
will carry out a research of bibliographical nature based on theoretical support of important
researches of the area, such as Antunes (2003), Colomer (2007), Cosson (2012, 2017), Dolz e
Schnewly (2004), Freire (2011), Giassone (1999), Jouve (2012), Kleiman (2005, 2013), Koch
and Elias (2010), Lemov (2011), Machado (2009), Martins (1994), Oliveira (2013), Pennac
(1993), Rangel (2009), Reuter (2002), Pouxel (2013), Salomoni (2005), Santos (2017), Soares
(2017) and Terra (2014), among others, about reading, literary literacy and government
programs for the reading of literature, having in mind the Elementary School years. Our
proposal is theoretically supported, being this a remarkable quality of it, since the didactic
sequences teachers have access are given them already made and they all have no theoretical information about the relevance of each activity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20839 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-26T14:04:39Z |
|
dc.date.available |
2021-08-26 |
|
dc.date.available |
2021-08-26T14:04:39Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura gótica |
pt_BR |
dc.subject |
Construção do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading skills |
pt_BR |
dc.subject |
Gothic literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reader Construction reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CHAGAS, Ana Carla das. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The construction of the proficient reader through Gothic literature: proposal for a basic and expanded sequence. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CHAGAS, Ana Carla das. A construção do leitor proficiente através da literatura gótica: proposta de sequência básica e expandida. 2019. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. |
pt_BR |