dc.creator.ID |
MEDEIROS, N. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6620340980669867 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlingua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JUSTINO FILHO, José. |
|
dc.contributor.referee1ID |
JUSTINO FILHO, J. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Através deste estudo será possível perceber a importância de inserir a Economia Solidária na
Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que a pesquisa identifica inicialmente ideologias de
Economia Solidária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro,
no município de Cuité-PB. Apresenta um breve estudo que envolve a EJA, a pobreza no Brasil,
as perspectivas da Economia Solidária no Brasil e a formação das Incubadoras Tecnológicas de
Cooperativas Populares (ITCPS) no Brasil, como também apresenta e analisa dados
encontrados quantitativamente e qualitativamente, traça perfis socioeconômico e profissional
tanto do docente como dos alunos da turma pesquisada. Dessa maneira, baseado nos objetivos
dessa pesquisa, a metodologia pode ser considerada também como exploratória, para tanto fez-
se também uso de questionário e entrevistas efetuadas na escola pesquisada. Assim buscou-se
o conhecimento sobre a realidade do educador e educandos, tentando identificar as ideologias
a respeito da Economia Solidária em meio a EJA. Para os alunos utilizou-se palavras-chave
como LUCRO, PREJUÍZO e SALDO, tanto o seu significado no dicionário, como seu
significado na Economia solidária. Foi necessário compreender a realidade dos estudantes da
EJA da escola pesquisada com relação a Economia Solidária. Contatou-se então, que apesar de
os educandos não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm ideologias
ou já praticaram algum princípio do tema, pois os mesmos sempre buscam saídas para as
dificuldades financeiras no dia a dia. Princípios estes que poderão apontar uma nova conexão
entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizada e humana. Percebeu-se
que, através da solidariedade, ligada à EJA, os jovens e adultos que desejam alguma mudança
poderão achar na Economia Solidária novos caminhos para a busca do conhecimento, bem
como procurar melhores alternativas de trabalho para a sua sobrevivência num país de
economia tão arrasadora com os menos favorecidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Ideologias da Ecosol na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Through this study it will be possible to realize the importance of inserting the Solidarity
Economy in the Adult education. Thus, it initially identifies ideologies o f Solidary Economy in
the Celina de Lima Municipal School o f Primary Education in the cíty o f Cuité-PB. It presents
a brief study involving Adult education, poverty in Brazil, the perspectives of the Solidarity
Economy in Brazil and the formation ofTechnological Incubators ofPopular Cooperatives in
Brazil, as well as presents and analyzes data found quantitatively and qualitatively in the context
analyzed, it traces socioeconomic and professional profiles ofboth the teacher and the students
of the investigated class. Thus, based on the objectives o f this research, the methodology can
also be considered as exploratory, for which a questionnaire and interviews were also carried
out at the researched school. Thus, the knowledge about the reality ofthe educator and students
was sought, trying to identífy the ideologies regarding the Solidarity Economy as related to
Adult education. For students, keywords such as PROFIT, LOSS and BALANCE were
analyzed, both concerning dictionary meaning and solidarity economy. It was necessary to
understand the reality o f the students o f Adult education o f the school researched in relation to
the Solidary Economy. It was then pointed out that although the students do not know about
Solidarity Economy, they have ideologies or have already practiced some principies related to
it, since they always seek out solutions to financiai difficulties in everyday life. These principies
may point to a new connection between education and work in a more conscientious and human
perspective. It was realized that, through solidarity, linked to Adult education, young people
and adults who want some change may find in the Solidarity Economy new paths for the search
for knowledge, as well as to look for better working alternatives for their survival in a country
with such an overwhelming economy to the less fortunate. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20845 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-26T15:42:35Z |
|
dc.date.available |
2021-08-26 |
|
dc.date.available |
2021-08-26T15:42:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologias |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologies |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Noélia Maria de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ecosol Ideologies at the Celina de Lima Montenegro Municipal Elementary School. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ideologías Ecosolares en la Escuela Primaria Municipal Celina de Lima Montenegro. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Noélia Maria de. Ideologias da Ecosol na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro. 2017. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
A través de este estudio se podrá ver la importancia de insertar la Economía Social en el
Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), ya que la investigación identifica inicialmente ideologías de
Economía Solidaria en la Escuela Primaria Municipal Celina de Lima Montenegro,
en el municipio de Cuité-PB. Presenta un breve estudio que involucra a EJ A, pobreza en Brasil,
las perspectivas de la Economía Solidaria en Brasil y la formación de Incubadoras Tecnológicas de
Cooperativas Populares (ITCPS) en Brasil, además de presentar y analizar datos
encontrado cuantitativa y cualitativamente, rastrea perfiles socioeconómicos y profesionales
tanto el profesor como los alumnos de la clase investigada. De esta forma, en base a los objetivos
de esta investigación, la metodología también puede considerarse exploratoria.
también el uso de un cuestionario y entrevistas realizadas en la escuela investigada. Así que buscamos
Conocimiento sobre la realidad del educador y los estudiantes, tratando de identificar las ideologías.
sobre la Economía Solidaria en medio de EJ A. Para los estudiantes, se utilizaron palabras clave
como GANANCIA, PÉRDIDA y SALDO, tanto su significado en el diccionario como su
sentido en la economía solidaria. Era necesario comprender la realidad de los estudiantes desde
EJA de la escuela investigó en relación a la Economía Solidaria. Fue contactado entonces, que a pesar de
los alumnos no tienen conocimientos sobre el tema Economía Solidaria, tienen ideologías
o ya han practicado algún principio del tema, ya que siempre buscan salidas para la
dificultades financieras en la vida cotidiana. Principios que podrían apuntar a una nueva conexión
entre educación y trabajo desde una perspectiva más consciente y humana. se notó
que, a través de la solidaridad, vinculados a EJA, jóvenes y adultos que quieran un cambio
podrán encontrar en la Economía Solidaria nuevos caminos para la búsqueda del conocimiento, así como
cómo buscar mejores alternativas laborales para su supervivencia en un país de
una economía tan devastadora con los menos afortunados. |
pt_BR |