DSpace/Manakin Repository

Ideologias da Ecosol na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, N. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6620340980669867 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GIESTA, Letícia Caporlingua.
dc.contributor.advisor1ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.contributor.referee1 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.referee1ID JUSTINO FILHO, J. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425252130057715 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.description.resumo Através deste estudo será possível perceber a importância de inserir a Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que a pesquisa identifica inicialmente ideologias de Economia Solidária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro, no município de Cuité-PB. Apresenta um breve estudo que envolve a EJA, a pobreza no Brasil, as perspectivas da Economia Solidária no Brasil e a formação das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPS) no Brasil, como também apresenta e analisa dados encontrados quantitativamente e qualitativamente, traça perfis socioeconômico e profissional tanto do docente como dos alunos da turma pesquisada. Dessa maneira, baseado nos objetivos dessa pesquisa, a metodologia pode ser considerada também como exploratória, para tanto fez- se também uso de questionário e entrevistas efetuadas na escola pesquisada. Assim buscou-se o conhecimento sobre a realidade do educador e educandos, tentando identificar as ideologias a respeito da Economia Solidária em meio a EJA. Para os alunos utilizou-se palavras-chave como LUCRO, PREJUÍZO e SALDO, tanto o seu significado no dicionário, como seu significado na Economia solidária. Foi necessário compreender a realidade dos estudantes da EJA da escola pesquisada com relação a Economia Solidária. Contatou-se então, que apesar de os educandos não terem conhecimento sobre o tema Economia Solidária, eles têm ideologias ou já praticaram algum princípio do tema, pois os mesmos sempre buscam saídas para as dificuldades financeiras no dia a dia. Princípios estes que poderão apontar uma nova conexão entre a educação e o trabalho numa perspectiva mais conscientizada e humana. Percebeu-se que, através da solidariedade, ligada à EJA, os jovens e adultos que desejam alguma mudança poderão achar na Economia Solidária novos caminhos para a busca do conhecimento, bem como procurar melhores alternativas de trabalho para a sua sobrevivência num país de economia tão arrasadora com os menos favorecidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação de Adultos pt_BR
dc.title Ideologias da Ecosol na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Through this study it will be possible to realize the importance of inserting the Solidarity Economy in the Adult education. Thus, it initially identifies ideologies o f Solidary Economy in the Celina de Lima Municipal School o f Primary Education in the cíty o f Cuité-PB. It presents a brief study involving Adult education, poverty in Brazil, the perspectives of the Solidarity Economy in Brazil and the formation ofTechnological Incubators ofPopular Cooperatives in Brazil, as well as presents and analyzes data found quantitatively and qualitatively in the context analyzed, it traces socioeconomic and professional profiles ofboth the teacher and the students of the investigated class. Thus, based on the objectives o f this research, the methodology can also be considered as exploratory, for which a questionnaire and interviews were also carried out at the researched school. Thus, the knowledge about the reality ofthe educator and students was sought, trying to identífy the ideologies regarding the Solidarity Economy as related to Adult education. For students, keywords such as PROFIT, LOSS and BALANCE were analyzed, both concerning dictionary meaning and solidarity economy. It was necessary to understand the reality o f the students o f Adult education o f the school researched in relation to the Solidary Economy. It was then pointed out that although the students do not know about Solidarity Economy, they have ideologies or have already practiced some principies related to it, since they always seek out solutions to financiai difficulties in everyday life. These principies may point to a new connection between education and work in a more conscientious and human perspective. It was realized that, through solidarity, linked to Adult education, young people and adults who want some change may find in the Solidarity Economy new paths for the search for knowledge, as well as to look for better working alternatives for their survival in a country with such an overwhelming economy to the less fortunate. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20845
dc.date.accessioned 2021-08-26T15:42:35Z
dc.date.available 2021-08-26
dc.date.available 2021-08-26T15:42:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ideologias pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Ideologies pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Noélia Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ecosol Ideologies at the Celina de Lima Montenegro Municipal Elementary School. pt_BR
dc.title.alternative Ideologías Ecosolares en la Escuela Primaria Municipal Celina de Lima Montenegro. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Noélia Maria de. Ideologias da Ecosol na Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Lima Montenegro. 2017. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen A través de este estudio se podrá ver la importancia de insertar la Economía Social en el Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), ya que la investigación identifica inicialmente ideologías de Economía Solidaria en la Escuela Primaria Municipal Celina de Lima Montenegro, en el municipio de Cuité-PB. Presenta un breve estudio que involucra a EJ A, pobreza en Brasil, las perspectivas de la Economía Solidaria en Brasil y la formación de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPS) en Brasil, además de presentar y analizar datos encontrado cuantitativa y cualitativamente, rastrea perfiles socioeconómicos y profesionales tanto el profesor como los alumnos de la clase investigada. De esta forma, en base a los objetivos de esta investigación, la metodología también puede considerarse exploratoria. también el uso de un cuestionario y entrevistas realizadas en la escuela investigada. Así que buscamos Conocimiento sobre la realidad del educador y los estudiantes, tratando de identificar las ideologías. sobre la Economía Solidaria en medio de EJ A. Para los estudiantes, se utilizaron palabras clave como GANANCIA, PÉRDIDA y SALDO, tanto su significado en el diccionario como su sentido en la economía solidaria. Era necesario comprender la realidad de los estudiantes desde EJA de la escuela investigó en relación a la Economía Solidaria. Fue contactado entonces, que a pesar de los alumnos no tienen conocimientos sobre el tema Economía Solidaria, tienen ideologías o ya han practicado algún principio del tema, ya que siempre buscan salidas para la dificultades financieras en la vida cotidiana. Principios que podrían apuntar a una nueva conexión entre educación y trabajo desde una perspectiva más consciente y humana. se notó que, a través de la solidaridad, vinculados a EJA, jóvenes y adultos que quieran un cambio podrán encontrar en la Economía Solidaria nuevos caminos para la búsqueda del conocimiento, así como cómo buscar mejores alternativas laborales para su supervivencia en un país de una economía tan devastadora con los menos afortunados. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta