dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS , Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
O estudo aborda a relação família e escola focalizando as implicações no processo
de ensino-aprendizagem, levando em considerações as dificuldades encontradas
nessa relação para o desenvolvimento educativo da criança. Para tanto, se buscou
analisar a influência da interação família e escola no desenvolvimento da
aprendizagem na Educação infantil; Refletir a relação família e escola no processo
educativo; Identificar problemas na aprendizagem infantil, ocasionados da ausência
de interação família e escola; Apontar aspectos que levam a família a não interagir
com suas funções como parte integral da escola. O lócus escolhido para a
investigação foi duas escolas da rede pública de ensino, sendo uma do município de
São João do Rio do Peixe e outra de Poço José de Moura-PB. Os sujeitos
entrevistados foram duas professoras da Educação Infantil e duas mães. A pesquisa
se desenvolveu por meio de uma entrevista semiestruturada, adotando uma
abordagem qualitativa, com o intuito de buscar respostas para os objetivos
estabelecidos. As entrevistas foram gravadas e as falas transcritas na íntegra para o
processo de analises de dados. Os resultados mostram que tanto a família como
escola têm conhecimento da necessidade dessa parceria para um desenvolvimento
educativo eficaz, porém muitas famílias acabam delegando total responsabilidade da
educação dos seus filhos para a escola e usam como motivo a falta de tempo devido
ao trabalho. Por isso, cabe a escola procurar despertar na família o interesse em se
fazer mais presente na educação dos seus filhos através de atividades que levem a
reflexão sobre a importância dessa relação em processo ativo para o sucesso escolar
das crianças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-24 |
|
dc.description.abstract |
The study addresses the relationship between family and school focusing on the
Implications in the teachinglearning process, taking into consideration the difficulties
found in this relationship for the educational development of the child. Therefore, it was
sought to analyze the influence of family and school interaction on the development of
learning in children's education; Reflect the family and school relationship in the
educational process; Identify problems in children's learning, caused in the absence of
family and school interaction; To point out aspects that lead the family not to interact
with their functions as an integral part of the school. The locus chosen for the
investigation was two schools of the public school, one of the municipality of São João
do Rio do Peixe and another of Poço José de Moura PB. The subjects interviewed
were two teachers of Early Childhood Education and two mothers. The research was
developed through a semistructured interview, adopting a qualitative approach, with
the purpose of seeking answers to the established objectives. The interviews were
recorded and the speeches were transcribed in full for the data analysis process. The
results show that both the family and the school are aware of the need for such a
partnership for an effective and immediate educational development, but many families
end up delegating total responsibility for their children's education to school and use
the lack of time because of work. Therefore, it is up to the school to seek to awaken in
the family the interest in being present in the education of their children through
activities that lead to reflection on the importance of this relationship in an active
process for children's school success. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-27T11:53:51Z |
|
dc.date.available |
2021-08-27 |
|
dc.date.available |
2021-08-27T11:53:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
|
dc.subject |
Família |
|
dc.subject |
Educação infantil |
|
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
|
dc.subject |
School |
|
dc.subject |
Family |
|
dc.subject |
Child education |
|
dc.subject |
Teaching-learning |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Márcia Araújo da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Family and school relationship: implications for the teaching and learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Márcia Araújo da. Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |