DSpace/Manakin Repository

Práxis na educação fundamental frente os transtornos de aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID XAVIER, S. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9269810094417646 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Cicera Alteniza Duarte de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta alguns dos complexos problemas associados à aprendizagem e dificuldade na aquisição de conhecimento pelo aluno. A problemática educacional em estudo cerca a relação do professor com os seus alunos e as dificuldades apresentadas por eles no processo aquisição de conhecimentos. Tem como objetivo geral discutir a práxis na educação fundamental frente aos transtornos de aprendizagem, diferenciando ­-o da dificuldade de aprendizagem e propor algumas alternativas de intervenção pedagógica para a melhoria do ensino na educação fundamental (segundo ciclo). Os objetivos específicos são: mapear as características dos transtornos de aprendizagem frente à literatura vigente, identificar os conhecimentos e as práticas docentes frente os transtornos de aprendizagem e descrever estratégias de ensino para o enfrentamento dos transtornos de aprendizagem do ensino fundamental, que teve aporte teórico nos seguintes autores: Gonzaga (2010), Ciasca (2003), França (1996), Gonçalves (2003), Estanislau e Bressan (2014), Teles(2008), Carvalho (2011), Rubinstein (1999), Bastos (2008), Maluf (2008), Vieira (2004), Zorzi (2007), entre outros, e em artigos e publicações em sites da internet. A metodologia adotada para a pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório junto a uma escola da rede pública no município de Cajazeiras, no estado da Paraíba. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras da respectiva instituição educacional. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada. O estudo realizado permitiu concluir que a aprendizagem se trata de um processo complexo, e, por isto, requer um profissional capacitado e competente que tenha um olhar crítico diante das dificuldades apresentadas pelos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Práxis na educação fundamental frente os transtornos de aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This paper presents some of the complex problems associated with learning and difficulty in acquiring knowledge by the student. The educational problem in a study about the teacher's relationship with their students and the difficulties presented by them in the process of knowledge acquisition. Its general objective is to discuss the practice in primary education forward to learning disorders, differentiating it from the learning disability to propose some alternative educational intervention to improve education in basic education (second cycle). The specific objectives are: to map the characteristics of the front learning disorders to the literature, identify the knowledge and front teaching practices learning disorders and describe teaching strategies for coping of elementary school learning disorders, which had theoretical support in following authors: Gonzaga (2010), Ciasca (2003), France (1996), Gonçalves (2003), Stanislaus and Bressan (2014), Teles (2008), Carvalho (2011), Rubinstein (1999), Bastos (2008) Maluf (2008), Vieira (2004), Zorzi (2007), among others, and in articles and publications on websites. The methodology for the research consists of a qualitative approach exploratory next to a public school in the city of Cajazeiras, State of Paraiba. The study subjects were three teachers of the respective educational institution. Data collection was done through a semi­structured interview. The study concluded that learning is a complex process, and, therefore, requires a skilled and competent professional who has a critical eye on the difficulties presented by the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20878
dc.date.accessioned 2021-08-27T12:37:39Z
dc.date.available 2021-08-27
dc.date.available 2021-08-27T12:37:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Transtornos de aprendizagem pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizado pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Relação aluno x professor pt_BR
dc.subject Learning disorders pt_BR
dc.subject Learning difficulties pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.subject Student x teacher relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator XAVIER, Stefânia Filgueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Praxis in elementary education in face of the disorders of learning. pt_BR
dc.identifier.citation XAVIER, Stefânia Filgueira. Práxis na educação fundamental frente os transtornos de aprendizagem. 2016. 53f. Monografia (Licenciatura Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta