dc.creator.ID |
XAVIER, S. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9269810094417646 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NOVIKOFF, Cristina. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOVIKOFF, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Cicera Alteniza Duarte de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta alguns dos complexos problemas associados à
aprendizagem e dificuldade na aquisição de conhecimento pelo aluno. A
problemática educacional em estudo cerca a relação do professor com os seus
alunos e as dificuldades apresentadas por eles no processo aquisição de
conhecimentos. Tem como objetivo geral discutir a práxis na educação fundamental
frente aos transtornos de aprendizagem, diferenciando -o da dificuldade de
aprendizagem e propor algumas alternativas de intervenção pedagógica para a
melhoria do ensino na educação fundamental (segundo ciclo). Os objetivos
específicos são: mapear as características dos transtornos de aprendizagem frente à
literatura vigente, identificar os conhecimentos e as práticas docentes frente os
transtornos de aprendizagem e descrever estratégias de ensino para o enfrentamento
dos transtornos de aprendizagem do ensino fundamental, que teve aporte teórico
nos seguintes autores: Gonzaga (2010), Ciasca (2003), França (1996), Gonçalves
(2003), Estanislau e Bressan (2014), Teles(2008), Carvalho (2011), Rubinstein
(1999), Bastos (2008), Maluf (2008), Vieira (2004), Zorzi (2007), entre outros, e em
artigos e publicações em sites da internet. A metodologia adotada para a pesquisa
consiste em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório junto a uma escola
da rede pública no município de Cajazeiras, no estado da Paraíba. Os sujeitos da
pesquisa foram três professoras da respectiva instituição educacional. A coleta de
dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada. O estudo realizado
permitiu concluir que a aprendizagem se trata de um processo complexo, e, por isto,
requer um profissional capacitado e competente que tenha um olhar crítico diante
das dificuldades apresentadas pelos educandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Práxis na educação fundamental frente os transtornos de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This paper presents some of the complex problems associated with learning and
difficulty in acquiring knowledge by the student. The educational problem in a study
about the teacher's relationship with their students and the difficulties presented by
them in the process of knowledge acquisition. Its general objective is to discuss the
practice in primary education forward to learning disorders, differentiating it from the
learning disability to propose some alternative educational intervention to improve
education in basic education (second cycle). The specific objectives are: to map the
characteristics of the front learning disorders to the literature, identify the knowledge
and front teaching practices learning disorders and describe teaching strategies for
coping of elementary school learning disorders, which had theoretical support in
following authors: Gonzaga (2010), Ciasca (2003), France (1996), Gonçalves (2003),
Stanislaus and Bressan (2014), Teles (2008), Carvalho (2011), Rubinstein (1999),
Bastos (2008) Maluf (2008), Vieira (2004), Zorzi (2007), among others, and in articles
and publications on websites. The methodology for the research consists of a
qualitative approach exploratory next to a public school in the city of Cajazeiras,
State of Paraiba. The study subjects were three teachers of the respective
educational institution. Data collection was done through a semistructured interview.
The study concluded that learning is a complex process, and, therefore, requires a
skilled and competent professional who has a critical eye on the difficulties presented
by the students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20878 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-27T12:37:39Z |
|
dc.date.available |
2021-08-27 |
|
dc.date.available |
2021-08-27T12:37:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Transtornos de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizado |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Relação aluno x professor |
pt_BR |
dc.subject |
Learning disorders |
pt_BR |
dc.subject |
Learning difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Student x teacher relationship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
XAVIER, Stefânia Filgueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Praxis in elementary education in face of the disorders of learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
XAVIER, Stefânia Filgueira. Práxis na educação fundamental frente os transtornos de aprendizagem. 2016. 53f. Monografia (Licenciatura Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |