DSpace/Manakin Repository

Metodologias pedagógicas alternativas de EJA na perspectivas da economia solidária.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, O. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1612940363920224 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J.C.O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID APOLINÁRIO, M. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.description.resumo A economia solidária vem ocupando um papel significativo na formas de organização do trabalho, corno uma alternativa ao desemprego e ao trabalho precário no âmbito do sistema capitalista brasileiro. Esta alternativa de produção que acontece dentro do capitalismo pode se aliar aos programas de educação de jovens e adultos no sentido de criar uma nova consciência rumo às práticas solidárias do trabalho. O presente estudo teve corno finalidade utilizar prática pedagógicas alternativas que objetivaram sensibilizar as pessoas para a preservação ambiental através da reutilização de garrafas plásticas transformando-as em móveis, correlacionando com a possibilidade de agregar valor ao materiais e desenvolver a economia solidária entre alunos da EJA. Esta pesquisa foi implantada na E cola Municipal Severino ramos da Nóbrega, na 3a e 4a séries da EJA, na Cidade de Picuí. Paraíba. Apesar das dificuldade. em obter número desejado de garrafas e devido a outras atividades desenvolvida pelos alunos de EJA, observou-se grande motivação por parte destes em participarem da atividade pedagógica. Com uma prática pedagógica inovadora pôde-se ensinar de forma alternativa, apresentando uma solução ambientalmente correta para a destinação final das garrafas plásticas usadas e, também uma forma mais rentável para outras pessoas arrecadarem dinheiro com a manufatura destes materiais, e procurando-se implementar entre ele uma economia solidária. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação de Adultos pt_BR
dc.title Metodologias pedagógicas alternativas de EJA na perspectivas da economia solidária. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Solidary economy has been playing a significant role in the organization of work as an alternative to unemployment and precarious work within the Brazilian capítalist system. This altc rnative of production that happens within capitalism can ally itself with programs of education of young people and adults in the sense of creating a new conscicnce towards the practices of solidary work. The purpose of this study was to use alternative pedagogical practices that aimed to sensitize people to environmental preservation through the reuse of plastic bottles, transforming them into furniture, correlating with the possibility of adding value to materiais and developing solidarity economy among EJA students. This research was implemented in the Municipal School Severino Ramos da Nóbrega, in the 3rd and 4th ser i e o f the EJ A, in the City o f Picuí, Paraíba. Despite the difficulties in obtaining a desired number of bottles and due to the other activities developed by the students of EJA, it was observed a great motivation on the part of these to participare in the pedagogical activity. With an innovative pedagogical practice it was possible to teach in an alternative way, presenting an environmentally correct solution for the final destination of the used plastic bottles and also a more profitable way for other people to raise money from the manufacture of these materiais, and trying to implement among they are a solidarity economy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20879
dc.date.accessioned 2021-08-27T12:59:35Z
dc.date.available 2021-08-27
dc.date.available 2021-08-27T12:59:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Material reciclável pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Recyclable material pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Material reciclable pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Ozineide Felismino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Alternative pedagogical methodologies of EJA in the perspective of solidary economy. pt_BR
dc.title.alternative Metodologías pedagógicas alternativas de EJA en la perspectiva de la economía solidaria. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Ozineide Felismino da. Metodologias pedagógicas alternativas de EJA na perspectivas da economia solidária. 2017. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La economía solidaria ha venido jugando un papel importante en las formas de organización de la el trabajo, como alternativa al desempleo y al trabajo precario dentro del sistema. Capitalista brasileño. Esta alternativa de producción que tiene lugar dentro del capitalismo puede aliarse con programas de educación para jóvenes y adultos con el fin de crear un nuevo sensibilización hacia prácticas de trabajo solidario. El propósito de este estudio fue utilizar prácticas pedagógicas alternativas que apunten a sensibilizar a las personas sobre la preservación del medio ambiente a través de la reutilización de botellas de plástico transformándolas en mobiliario, correlacionándose con la posibilidad de agregar valor a los materiales y desarrollar el economía solidaria entre estudiantes de EJA. Esta investigación se implementó en la Escuela Municipal Severino ramos da Nóbrega, en los grados 3º y 4º de EJA, en la ciudad de Picuí. Paraíba. a pesar de que de las dificultades. en la obtención del número deseado de botellas y debido a otras actividades desarrollado por los estudiantes de EJA, hubo una gran motivación por parte de ellos en participar en la actividad pedagógica. Con una práctica pedagógica innovadora, fue posible enseñar alternativamente, presentando una solución ambientalmente correcta para eliminación final de botellas de plástico usadas y también una forma más rentable para otros la gente recauda dinero con la fabricación de estos materiales, y implementar una economía solidaria entre ellos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta