dc.creator.ID |
COSTA, O. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1612940363920224 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J.C.O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
APOLINÁRIO, M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A economia solidária vem ocupando um papel significativo na formas de organização do
trabalho, corno uma alternativa ao desemprego e ao trabalho precário no âmbito do sistema
capitalista brasileiro. Esta alternativa de produção que acontece dentro do capitalismo pode
se aliar aos programas de educação de jovens e adultos no sentido de criar uma nova
consciência rumo às práticas solidárias do trabalho. O presente estudo teve corno finalidade
utilizar prática pedagógicas alternativas que objetivaram sensibilizar as pessoas para a
preservação ambiental através da reutilização de garrafas plásticas transformando-as em
móveis, correlacionando com a possibilidade de agregar valor ao materiais e desenvolver a
economia solidária entre alunos da EJA. Esta pesquisa foi implantada na E cola Municipal
Severino ramos da Nóbrega, na 3a e 4a séries da EJA, na Cidade de Picuí. Paraíba. Apesar
das dificuldade. em obter número desejado de garrafas e devido a outras atividades
desenvolvida pelos alunos de EJA, observou-se grande motivação por parte destes em
participarem da atividade pedagógica. Com uma prática pedagógica inovadora pôde-se
ensinar de forma alternativa, apresentando uma solução ambientalmente correta para a
destinação final das garrafas plásticas usadas e, também uma forma mais rentável para outras
pessoas arrecadarem dinheiro com a manufatura destes materiais, e procurando-se
implementar entre ele uma economia solidária. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias pedagógicas alternativas de EJA na perspectivas da economia solidária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Solidary economy has been playing a significant role in the organization of work as
an alternative to unemployment and precarious work within the Brazilian capítalist
system. This altc rnative of production that happens within capitalism can ally itself
with programs of education of young people and adults in the sense of creating a
new conscicnce towards the practices of solidary work. The purpose of this study
was to use alternative pedagogical practices that aimed to sensitize people to
environmental preservation through the reuse of plastic bottles, transforming them
into furniture, correlating with the possibility of adding value to materiais and
developing solidarity economy among EJA students. This research was
implemented in the Municipal School Severino Ramos da Nóbrega, in the 3rd and
4th ser i e o f the EJ A, in the City o f Picuí, Paraíba. Despite the difficulties in
obtaining a desired number of bottles and due to the other activities developed by
the students of EJA, it was observed a great motivation on the part of these to
participare in the pedagogical activity. With an innovative pedagogical practice it
was possible to teach in an alternative way, presenting an environmentally correct
solution for the final destination of the used plastic bottles and also a more
profitable way for other people to raise money from the manufacture of these
materiais, and trying to implement among they are a solidarity economy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20879 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-27T12:59:35Z |
|
dc.date.available |
2021-08-27 |
|
dc.date.available |
2021-08-27T12:59:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Material reciclável |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Recyclable material |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Material reciclable |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Ozineide Felismino da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Alternative pedagogical methodologies of EJA in the perspective of solidary economy. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Metodologías pedagógicas alternativas de EJA en la perspectiva de la economía solidaria. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Ozineide Felismino da. Metodologias pedagógicas alternativas de EJA na perspectivas da economia solidária. 2017. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La economía solidaria ha venido jugando un papel importante en las formas de organización de la
el trabajo, como alternativa al desempleo y al trabajo precario dentro del sistema.
Capitalista brasileño. Esta alternativa de producción que tiene lugar dentro del capitalismo puede
aliarse con programas de educación para jóvenes y adultos con el fin de crear un nuevo
sensibilización hacia prácticas de trabajo solidario. El propósito de este estudio fue
utilizar prácticas pedagógicas alternativas que apunten a sensibilizar a las personas sobre la
preservación del medio ambiente a través de la reutilización de botellas de plástico transformándolas en
mobiliario, correlacionándose con la posibilidad de agregar valor a los materiales y desarrollar el
economía solidaria entre estudiantes de EJA. Esta investigación se implementó en la Escuela Municipal
Severino ramos da Nóbrega, en los grados 3º y 4º de EJA, en la ciudad de Picuí. Paraíba. a pesar de que
de las dificultades. en la obtención del número deseado de botellas y debido a otras actividades
desarrollado por los estudiantes de EJA, hubo una gran motivación por parte de ellos en
participar en la actividad pedagógica. Con una práctica pedagógica innovadora, fue posible
enseñar alternativamente, presentando una solución ambientalmente correcta para
eliminación final de botellas de plástico usadas y también una forma más rentable para otros
la gente recauda dinero con la fabricación de estos materiales, y
implementar una economía solidaria entre ellos. |
pt_BR |