DSpace/Manakin Repository

A contação de histórias como ferramenta para ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, K. P. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3593934517321043 pt_BR
dc.contributor.advisor1 JACOB, Michelle Cristine Medeiros.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, Michelle pt_BR
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, MICHELLE pt_BR
dc.contributor.advisor1ID JACOB, Michelle pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1788932483645882 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.referee1ID FEITOSA, I. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 pt_BR
dc.contributor.referee2 CHAVES, Viviany Moura.
dc.contributor.referee2ID CHAVES, V. M. pt_BR
dc.contributor.referee2ID CHAVES, VIVIANY MOURA pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4551073538164961 pt_BR
dc.description.resumo A obesidade e a desnutrição apresentam-se como problema de saúde pública mundial. Pensando nisso, uma forma de enfrentar tais problemas, que ameaçam a segurança alimentar e nutricional da população, é o desenvolvimento de atividades de Educação alimentar e Nutricional no âmbito da educação infantil. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar intervenções de Educação Alimentar e Nutricional, que utilizaram a contação de histórias como técnica de metodologia ativa e estratégia da Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, junto a crianças e professores da Educação Infantil no município de Cuité, Paraíba. A pesquisa contemplou três fases, planejamento, que envolveu a capacitação da equipe, desenvolvimento das ações e, por fim, avaliação dos alunos e dos professores. Os planejamentos foram realizados seguindo a pedagogia de projetos apresentada por Pinto (2006), as ações foram desenvolvidas com base no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a partir dos planejamentos, pode-se pensar antecipadamente nos problemas que poderiam surgir durante a prática, auxiliando a equipe nas ações e avaliação. Os alunos avaliaram positivamente as intervenções mostrando que a contação de história é uma metodologia ativa que pode ser utilizada para promoção da alimentação adequada e saudável. Na avaliação dos professores, pode-se perceber que eles se mostraram confiantes na pertinência pedagógica da metodologia proposta e empolgados com o trabalho da Educação Alimentar e Nutricional na sala de aula. Assim, o trabalho com contação de história, motivou alunos e professores a refletir sobre a importância da alimentação adequada e saudável. Conclui-se, ainda, que é necessário realizar um trabalho sistemático de formação com pedagogos e profissionais de saúde, para que compreendam a importância da efetivação de uma prática que interliga os dois campos de atuação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title A contação de histórias como ferramenta para ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-23
dc.description.abstract Obesity and malnutrition are a global public health problem. Thinking about it, a way to face such problems, which threaten security food and nutrition of the population, is the development of educational activities food and nutrition in the context of early childhood education. The objective of this work was develop and evaluate interventions in Food and Nutrition Education, which used the storytelling as an active methodology technique and strategy for the Promotion of Adequate and Healthy Eating, with children and Kindergarten teachers in the municipality of Cuité, Paraíba. The research included three phases, planning, which involved training the team, developing actions and, finally, evaluating the students and teachers. The plans were carried out following the pedagogy of projects presented by Pinto (2006), the actions were developed based on the National Curriculum Reference for Early Childhood Education, based on the plans, it is possible to think in advance about the problems that could arise during practice, helping the team in the actions and evaluation. The students positively evaluated the interventions showing that storytelling is an active methodology that can be used to promote adequate and healthy eating. In evaluating the teachers, it can be seen that they were confident in the relevance teaching of the proposed methodology and excited about the work of Education Food and Nutrition in the classroom. Thus, the work with storytelling motivated students and teachers to reflect on the importance of proper nutrition and healthy. It is also concluded that it is necessary to carry out a systematic work of training with educators and health professionals, so that they understand the importance of carrying out a practice that links the two fields of action. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20882
dc.date.accessioned 2021-08-27T13:29:16Z
dc.date.available 2021-08-27
dc.date.available 2021-08-27T13:29:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gastronomia pt_BR
dc.subject Hábitos alimentares pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Educação alimentar pt_BR
dc.subject Educação nutricional pt_BR
dc.subject Programa nacional de alimentação escolar pt_BR
dc.subject Gastronomy pt_BR
dc.subject Eating habits pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Nutrition education pt_BR
dc.subject National school feeding program pt_BR
dc.subject Educación para la salud pt_BR
dc.subject Educación nutricional pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Keicy Priscila Maciel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Storytelling as a tool for food and nutrition education actions in the context of early childhood education. pt_BR
dc.title.alternative El storytelling como herramienta para las acciones de educación alimentaria y nutricional en el contexto de la educación infantil. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Keicy Priscila Maciel. A contação de histórias como ferramenta para ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da educação infantil. 2017. 125fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La obesidad y la desnutrición son un problema de salud pública mundial. Pensando en ello, una forma de afrontar este tipo de problemas, que amenazan la seguridad alimentación y nutrición de la población, es el desarrollo de actividades educativas alimentación y nutrición en el contexto de la educación infantil. El objetivo de este trabajo fue Desarrollar y evaluar intervenciones en Educación Alimentaria y Nutricional, que utilizó el storytelling como técnica y estrategia metodológica activa para la Promoción de Alimentación adecuada y saludable, con niños y maestras de jardín de infancia. en el municipio de Cuité, Paraíba. La investigación incluyó tres fases, planificación, que implicó capacitar al equipo, desarrollar acciones y, finalmente, evaluar la estudiantes y profesores. Los planes se llevaron a cabo siguiendo la pedagogía de los proyectos presentados por Pinto (2006), las acciones se desarrollaron en base a la Currículum de Referencia Nacional de Educación Infantil, en base a los planes, es posible pensar con anticipación sobre los problemas que pudieran surgir durante la práctica, ayudando al equipo en las acciones y evaluación. Los estudiantes evaluaron positivamente la intervenciones que muestran que la narración es una metodología activa que puede utilizarse para promover una alimentación adecuada y saludable. Al evaluar el docentes, se puede ver que confiaban en la relevancia Enseñanza de la metodología propuesta y entusiasmados con el trabajo de Educación. Alimentación y Nutrición en el aula. Así, el trabajo con la narración motivó a estudiantes y profesores a reflexionar sobre la importancia de una nutrición adecuada y saludable. También se concluye que es necesario realizar un trabajo sistemático de formación con educadores y profesionales de la salud, para que comprendan la importancia de realizar una práctica que vincule los dos campos de actuación. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta