DSpace/Manakin Repository

A violência no terceiro império d‟A Pedra do Reino: uma análise  dos  procedimentos  de  adaptação  do  romance  para  microssérie.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3792710556321157 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumo Este  trabalho  discorre  sobre  uma  análise  mediada  por  um  estudo  comparativo  entre  o Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai­ -e-­volta,  do  escritor  Ariano Suassuna e a sua adaptação para a TV, em formato de microssérie, A Pedra do Reino, escrita por  Luiz  Fernando  Carvalho,  Luís  Alberto  de  Abreu  e  Braulio  Tavares,  dirigida  por  Luiz Fernando Carvalho, transmitida pela Rede Globo de televisão, no ano de 2007. Objetivando  demonstrar como se dá a representação da violência no processo de adaptação do romance  para microssérie, organizamos nossa análise bibliográfica e analítica em três capítulos. Para  isto, dialogamos com Hutcheon (2013) e Stam (2006,2008) para discorrermos sobre a teoria  da  adaptação;  trouxemos  Moisés  (2012),  fazendo  uma  comparação  entre  as  linguagens  literária e cinematográfica; Bernardet (1980), Altermann (2010), Martin (2013), para tratarem  especificamente da linguagem cinematográfica/audiovisual; Gaspar (2009), para falarmos do  massacre da Pedra Bonita; Schøllhammer (2013), Nunes (2015), Ginzburg (2010), Wieviorka  (1997) e Silva (2005), para dá a contextualização da violência; Victor e Lins (2007) no que se  refere  à  vida  e  a  obra  de  Ariano  Suassuna.  Por  fim,  como  resultado  de  nossa  pesquisa, compreendemos que no processo de adaptação, a representação da violência nos trechos do romance  e  da  microssérie  que  tratam  do  Terceiro  Império  da  Pedra  do  Reino,  foram suficientemente eficazes para entendermos o quanto as duas linguagens dialogam e o quanto elas se distanciam ao mesmo tempo, revelando que cada uma delas tem sua maneira própria de contar e mostrar.  pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A violência no terceiro império d‟A Pedra do Reino: uma análise  dos  procedimentos  de  adaptação  do  romance  para  microssérie. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-18
dc.description.abstract This work discusses an analysis mediated by a comparative study between the Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai­e­volta, of the writer Ariano Suassuna and his adaptation to the TV, in format of microseries, A Pedra do Reino, written by Luiz Fernando Carvalho, Luís Alberto de Abreu and Braulio Tavares, directed by Luiz Fernando Carvalho, transmitted by Rede Globo television, in 2007. Aiming to demonstrate how violence is represented in the process of adaptation of the novel to the microseries, we organize our critical­literary analysis in three chapters. For this, we dialog with Hutcheon (2013) and Stam (2006,2008) to talk about the theory of adaptation; we brought Moisés (2012), making a comparison between literary and cinematographic languages; Bernardet (1980), Altermann (2010), Martin (2013), to treat specifically oh the cinematographic/audiovisual language; Gaspar (2009), to talk about the massacre of Pedra Bonita; Schøllhammer (2013), Nunes (2015), Ginzburg (2012), Wieviorka (1997) and Silva (2005), to account of the contextualization of violence; Victor and Lins (2007) for data on the life and work of Ariano Suassuna. Finally, as a result of our research, we understand that in the process of adaptation, the representativeness of violence in the excerpts of the novel and of the microseries that treat of the Third Empire of the Pedra do Reino, were effective enough to understand how much the two languages dialogue and how much they distance themselves at the same time. Revealing that each of them has its own way of telling and showing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20883
dc.date.accessioned 2021-08-27T13:30:31Z
dc.date.available 2021-08-27
dc.date.available 2021-08-27T13:30:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura comparada pt_BR
dc.subject Romance pt_BR
dc.subject Microssérie pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Adaptação pt_BR
dc.subject Pedra do reino pt_BR
dc.subject Comparative literature pt_BR
dc.subject Microseries pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.subject Adaptation pt_BR
dc.subject kingdom stone pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Joely Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Violence in the third empire of The Stone of the Kingdom: an analysis of the adaptation procedures from the novel to the microseries pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Joely Fernandes de. A violência no terceiro império d‟A Pedra do Reino: uma análise  dos procedimentos  de  adaptação  do  romance  para  microssérie . 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta