DSpace/Manakin Repository

O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1145667632868140 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.contributor.referee1ID FARIAS, T. J. V. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.farias
dc.description.resumo A referida pesquisa é resultado do curso de especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, da UFCG-CDSA/Sumé-PB, teve por objetivo elaborar e realizar uma proposta metodológica com a temática “O Semiárido Brasileiro” na Educação de Jovens e Adultos da Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, verificando como essa proposta pode ajudar os mesmos na compreensão sobre o Semiárido Brasileiro. A mesma foi desenvolvida a partir das discussões e questionamentos presentes no componente curricular intitulado: Condições Históricas e Materiais de Produção da existência de homens e mulheres no Semiárido Brasileiro, realizado no curso de especialização, o qual oportunizou uma vivência em sala de aula. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando do procedimento bibliográfico para revisão da literatura e construção do referencial teórico sobre o Semiárido: (MALVEZZI, 2007), (AB’SABER, 2003), (MOTA, 2018), da pesquisa-participante (MARQUES, 2016) entre outros. Ao final da pesquisa compreendemos que uma proposta de formação contextualizada no Semiárido para os alunos da EJA não pode limitar-se somente aos aspectos pedagógicos, precisa assumir um caráter político pedagógico de transformação, devendo ser uma educação construída e discutida no contexto histórico dos envolvidos com a proposta pedagógica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O Semiárido no contexto escolar :.uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos. pt_BR
dc.date.issued 2021-07-12
dc.description.abstract This research is a result of the Specialization Course in Contextualized Education for dealing with the semiarid, at UFCG/CDSA - Sumé, PB. It aimed to elaborate and carry out a methodological proposal about "The Brazilian Semiarid" for Youth and Adult Education at Escola Cidadã Integral Jornalista José Leal Ramos, in order to find out how the proposal can help its students understand the Brazilian Semiarid Region. The proposal was developed based on the discussions and questions from the curricular component Historical and Material Conditions of Production of the Existence of Men and Women in the Brazilian Semiarid Region, carried out in the aforementioned specialization course, in which an opportunity for classroom experience was provided. The research methodology is qualitative in nature, using bibliographic procedure for literature review and the construction of the theoretical framework about the Semi-arid region: (MALVEZZI, 2007; AB’SABER, 2003; MOTA, 2018), the participant research (MARQUES, 2016), among others. As a conclusion, a contextualized education proposal for EJA students in the Semiarid region cannot be limited only to pedagogical aspects. It must assume a pedagogical political character of transformation, and it must be an education constructed and discussed in the historical context of those involved with the pedagogical proposal. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888
dc.date.accessioned 2021-08-27T16:42:06Z
dc.date.available 2021-08-27
dc.date.available 2021-08-27T16:42:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Semiárido Brasileiro pt_BR
dc.subject Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos pt_BR
dc.subject Proposta metodológica pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Brazilian semiarid pt_BR
dc.subject José Leal Ramos State Journalist School pt_BR
dc.subject Methodological proposal pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Jozilene Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The semiarid in the school context:.a proposal educational methodology contextualized in the EJA of State School Journalist José Leal Ramos. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Jozilene Ferreira de. O Semiárido no contexto escolar: uma proposta metodológica de educação contextualizada no EJA da Escola Estadual Jornalista José Leal Ramos. 2021. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20888 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta