dc.creator.ID |
ARAÚJO, L. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8810638650055665 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, CLÁUDIA P.F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Economia Solidária ainda é um fenômeno novo que vem caminhando junto com
órgãos, como cooperativas, associações e incubadoras universitárias de empreendimentos
econômicos solidários, a partir dos seguintes princípios: autogestão, democracia, cooperação,
centralidade no ser humano, valorização da diversidade, emancipação, valorização do saber
local, valorização da aprendizagem, justiça social e cuidado com o meio ambiente. Dentre
esses órgãos, destacam-se as Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários, que
se mostram como um espaço importante para que se desenvolvam pesquisas teóricas e
empíricas sobre a Economia Solidária, cuja ação política pode voltar-se a atender a uma classe
social desprovida dos meios de produção e realimentar a construção do conhecimento através
da prática. Essas práticas possibilitam os trabalhadores a ter acesso a saberes técnicos e
conceituais. Assim, esse trabalho teve como objetivo analisar ações da lNCOSOL -
Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários do CES- UFCG Cuité-
PB, acerca dos processos educativos de formação para a prática da economia solidária a um
grupo de caprino cultores e ovino cultores, inseridos na cooperativa Agropecuária Cacho de
Ouro. Essa pesquisa fez uso de métodos qualitativos, através de aplicação de questionários e
entrevistas, bem como observação. Através dos resultados obtidos, vimos que a incubadora
tem um importante papel nos cursos, mas as formações educacionais atendem de maneira
limitada as necessidades dos envolvidos no processo, pois constatou-se uma resistência dos
produtores em participar das atividades propostas pela incubadora, por muitas vezes não falar
a linguagem que é praticada e vivenciada por essas pessoas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Análise de ações da incubadora INCOSOL-CES/UFCG no processo de formação, com caprinovinocultores da cooperativa agropecuária Cacho de Ouro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The Solidarity Economy is still a new phenomenon that bas been moving along with
organizations such as cooperatives, university associations and incubators of solidarity
economic enterprises, based on the following principies: self-management, dcmocracy,
cooperation, centraJity in the human bcing, valorization of diversity, emancipation,
valorization of local knowledge, valuing learning, social justice and care for the environment.
Among thcse bodies, we highlight the lncubators of Solidarity Economic Projects, which are
shown as an important space for the development of theoretical research the Theoretical and
empirical studies on the Solidarity Economy, whose política! action can return to attend to a
social class devoid of the means of production and to feed thc construction of knowledge
through practice. These practices enablc workers to have access to technical and conceptual
knowledge. Thus, this work had the objective of analyzing actions of fNCOSOL- University
Incubator of Economic Solidarity Projects of CES - UFCG Cuité-PB, about educational
processes of formation for the practice of solidarity econorny to a group of goat farrners and
sheep farrners, inserted in the agricultura{ cooperative Cacho de Ouro. This research made use
of qualitative methods, through the application of questionnaires and interviews, as well as
observation. Through the results obtained, we have seen that the incubator has an important
role in the courses, but the educational formations serve in a limited way the needs of those
involved in the process, Because there was a resistance ofthe producers in participating in thc
activities proposcd by thc incubator for often not speaking the language that is practiccd and
experienced by these people. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20902 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-30T14:13:42Z |
|
dc.date.available |
2021-08-30 |
|
dc.date.available |
2021-08-30T14:13:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Incubadora |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
Incubator |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de jóvenes y adultos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAUJO, Laiane Cristina Souza de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the actions of the INCOSOL-CES/UFCG incubator in the training process, with goat and wine farmers from the agricultural cooperative Cacho de Ouro. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis de las actuaciones de la incubadora INCOSOL-CES / UFCG en el proceso de formación, con caprinos y viticultores de la cooperativa agraria Cacho de Ouro. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Laiane Cristina Souza de. Análise de ações da incubadora INCOSOL-CES/UFCG no processo de formação, com caprinovinocultores da cooperativa agropecuária Cacho de Ouro. 2017. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Economía Solidaria sigue siendo un fenómeno nuevo que acompaña
organismos como cooperativas, asociaciones e incubadoras de empresas universitarias
Solidaridad económica, basada en los siguientes principios: autogestión, democracia, cooperación,
centrado en el ser humano, valoración de la diversidad, emancipación, valoración del conocimiento
valorar el aprendizaje, la justicia social y el cuidado del medio ambiente. Entre
Estos órganos incluyen las Incubadoras de Empresas Económicas Solidarias, que
se muestran como un espacio importante para el desarrollo de los conocimientos teóricos y
sobre la Economía Solidaria, cuya acción política puede volver a servir a una clase
privados de los medios de producción y retroalimentan la construcción del conocimiento a través de
de práctica. Estas prácticas permiten que los trabajadores tengan acceso a conocimientos técnicos y
conceptual. Así, este trabajo tuvo como objetivo analizar las acciones de lNCOSOL -
Incubadora Universitaria de Empresas Económicas Solidarias doCES- UFCG Cuité-
PB, sobre los procesos educativos de formación para la práctica de la economía solidaria a un
grupo de ganaderos caprinos y ovinos, que forma parte de la cooperativa Agropecuária Cacho de
Oro. Esta investigación utilizó métodos cualitativos, mediante la aplicación de cuestionarios y
entrevistas y observación. A través de los resultados obtenidos, vimos que la incubadora
tiene un papel importante en los cursos, pero los antecedentes educativos proporcionan
limitado las necesidades de los involucrados en el proceso, ya que la resistencia de los
productores a participar en las actividades propuestas por la incubadora, a menudo sin hablar
el idioma que practican y experimentan estas personas. |
pt_BR |