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Análise de ações da incubadora INCOSOL-CES/UFCG no processo de formação, com caprinovinocultores da cooperativa agropecuária Cacho de Ouro.

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dc.creator.ID ARAÚJO, L. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8810638650055665 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, CLÁUDIA P.F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee2 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.referee2ID GIESTA, L. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 pt_BR
dc.description.resumo A Economia Solidária ainda é um fenômeno novo que vem caminhando junto com órgãos, como cooperativas, associações e incubadoras universitárias de empreendimentos econômicos solidários, a partir dos seguintes princípios: autogestão, democracia, cooperação, centralidade no ser humano, valorização da diversidade, emancipação, valorização do saber local, valorização da aprendizagem, justiça social e cuidado com o meio ambiente. Dentre esses órgãos, destacam-se as Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários, que se mostram como um espaço importante para que se desenvolvam pesquisas teóricas e empíricas sobre a Economia Solidária, cuja ação política pode voltar-se a atender a uma classe social desprovida dos meios de produção e realimentar a construção do conhecimento através da prática. Essas práticas possibilitam os trabalhadores a ter acesso a saberes técnicos e conceituais. Assim, esse trabalho teve como objetivo analisar ações da lNCOSOL - Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários do CES- UFCG Cuité- PB, acerca dos processos educativos de formação para a prática da economia solidária a um grupo de caprino cultores e ovino cultores, inseridos na cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro. Essa pesquisa fez uso de métodos qualitativos, através de aplicação de questionários e entrevistas, bem como observação. Através dos resultados obtidos, vimos que a incubadora tem um importante papel nos cursos, mas as formações educacionais atendem de maneira limitada as necessidades dos envolvidos no processo, pois constatou-se uma resistência dos produtores em participar das atividades propostas pela incubadora, por muitas vezes não falar a linguagem que é praticada e vivenciada por essas pessoas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Análise de ações da incubadora INCOSOL-CES/UFCG no processo de formação, com caprinovinocultores da cooperativa agropecuária Cacho de Ouro. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The Solidarity Economy is still a new phenomenon that bas been moving along with organizations such as cooperatives, university associations and incubators of solidarity economic enterprises, based on the following principies: self-management, dcmocracy, cooperation, centraJity in the human bcing, valorization of diversity, emancipation, valorization of local knowledge, valuing learning, social justice and care for the environment. Among thcse bodies, we highlight the lncubators of Solidarity Economic Projects, which are shown as an important space for the development of theoretical research the Theoretical and empirical studies on the Solidarity Economy, whose política! action can return to attend to a social class devoid of the means of production and to feed thc construction of knowledge through practice. These practices enablc workers to have access to technical and conceptual knowledge. Thus, this work had the objective of analyzing actions of fNCOSOL- University Incubator of Economic Solidarity Projects of CES - UFCG Cuité-PB, about educational processes of formation for the practice of solidarity econorny to a group of goat farrners and sheep farrners, inserted in the agricultura{ cooperative Cacho de Ouro. This research made use of qualitative methods, through the application of questionnaires and interviews, as well as observation. Through the results obtained, we have seen that the incubator has an important role in the courses, but the educational formations serve in a limited way the needs of those involved in the process, Because there was a resistance ofthe producers in participating in thc activities proposcd by thc incubator for often not speaking the language that is practiccd and experienced by these people. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20902
dc.date.accessioned 2021-08-30T14:13:42Z
dc.date.available 2021-08-30
dc.date.available 2021-08-30T14:13:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Incubadora pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Incubator pt_BR
dc.subject Educación de jóvenes y adultos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Laiane Cristina Souza de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the actions of the INCOSOL-CES/UFCG incubator in the training process, with goat and wine farmers from the agricultural cooperative Cacho de Ouro. pt_BR
dc.title.alternative Análisis de las actuaciones de la incubadora INCOSOL-CES / UFCG en el proceso de formación, con caprinos y viticultores de la cooperativa agraria Cacho de Ouro. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Laiane Cristina Souza de. Análise de ações da incubadora INCOSOL-CES/UFCG no processo de formação, com caprinovinocultores da cooperativa agropecuária Cacho de Ouro. 2017. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La Economía Solidaria sigue siendo un fenómeno nuevo que acompaña organismos como cooperativas, asociaciones e incubadoras de empresas universitarias Solidaridad económica, basada en los siguientes principios: autogestión, democracia, cooperación, centrado en el ser humano, valoración de la diversidad, emancipación, valoración del conocimiento valorar el aprendizaje, la justicia social y el cuidado del medio ambiente. Entre Estos órganos incluyen las Incubadoras de Empresas Económicas Solidarias, que se muestran como un espacio importante para el desarrollo de los conocimientos teóricos y sobre la Economía Solidaria, cuya acción política puede volver a servir a una clase privados de los medios de producción y retroalimentan la construcción del conocimiento a través de de práctica. Estas prácticas permiten que los trabajadores tengan acceso a conocimientos técnicos y conceptual. Así, este trabajo tuvo como objetivo analizar las acciones de lNCOSOL - Incubadora Universitaria de Empresas Económicas Solidarias doCES- UFCG Cuité- PB, sobre los procesos educativos de formación para la práctica de la economía solidaria a un grupo de ganaderos caprinos y ovinos, que forma parte de la cooperativa Agropecuária Cacho de Oro. Esta investigación utilizó métodos cualitativos, mediante la aplicación de cuestionarios y entrevistas y observación. A través de los resultados obtenidos, vimos que la incubadora tiene un papel importante en los cursos, pero los antecedentes educativos proporcionan limitado las necesidades de los involucrados en el proceso, ya que la resistencia de los productores a participar en las actividades propuestas por la incubadora, a menudo sin hablar el idioma que practican y experimentan estas personas. pt_BR


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