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Uma análise sobre o processo de nucleação e/ou fechamento das escolas do campo de Sumé-PB no ano de 2018.

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dc.creator.ID SILVA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4510351788737276 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee2 SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silva1
dc.description.resumo Este trabalho tem como objeto de pesquisa o processo de nucleação e/ou fechamento das escolas do campo do município de SuméPB no ano de 2018. O interesse pelo tema ocorreu diante do intenso processo de fechamento de escolas do campo, tanto na realidade nacional como local, que acarreta em muitas reconfigurações para as escolas, professores (as) e principalmente para as comunidades rurais, no que se refere à dinâmica de acesso e permanência escolar e à garantia do direito à educação. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar o fechamento/nucleação das escolas do campo no município de SuméPB no ano de 2018. Ressaltamos a relevância de compreendermos os principais motivos que desencadearam esse processo, bem como, analisar de que forma o fechamento e/ou nucleação das escolas rurais traz desdobramentos para a oferta de ensino para a população rural, com o intuito de contribuir para construção de políticas públicas voltadas para fomentarem o grande potencial de melhoria das condições de ensino para a população rural. A metodologia utilizada é baseada no materialismo históricodialético; e, utilizou como procedimentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas. A pesquisa versouse na Abordagem Qualitativa. Com efeito, destacamos as impressões levantadas nesta análise, que servem para a reflexão dos envolvidos neste processo, e, sobretudo para os responsáveis pela elaboração e aprovação das políticas públicas no Brasil. É necessário (re)pensar a organização pedagógica dessas escolas e consequentemente compreender o papel que a educação tem na vida destas crianças e de suas famílias, ficando a mercê de qualquer atenção do Estado, e que tem na escola a única alternativa de empoderamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Uma análise sobre o processo de nucleação e/ou fechamento das escolas do campo de Sumé-PB no ano de 2018. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-06
dc.description.abstract This work has as its object of research the nucleation process of schools in the countryside of SuméPB in the year 2018. The interest in the topic occurred in view of the intense process of closing rural schools, both in the national and local reality, which results in many reconfigurations for schools, teachers and especially for rural communities, with regard to the dynamics of school access and permanence and the guarantee of the right to education. From this perspective, this study aims to analyze the closure/nucleation of rural schools in the city of SuméPB in 2018. We emphasize the relevance of understanding the main reasons that triggered this process, as well as analyzing how the closing and/or nucleation of rural schools brings consequences for the provision of education to the rural population, with the aim of contributing to the construction of public policies aimed at fostering the great potential for improving teaching conditions for the rural population. The methodology used is based on dialecticalhistorical materialism; and, used as data collection procedures document analysis and interviews. The research was based on the Qualitative Approach. Indeed, we highlight the impressions raised in this analysis, which serve for the reflection of those involved in this process, and, above all, for those responsible for the elaboration and approval of public policies in Brazil. It is necessary to (re)think the pedagogical organization of these schools and, consequently, understand the role that education plays in the lives of these children and their families, being at the mercy of any attention from the State, and that school has the only alternative for empowerment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20920
dc.date.accessioned 2021-08-30T20:19:49Z
dc.date.available 2021-08-30
dc.date.available 2021-08-30T20:19:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Nucleação de escolas do campo pt_BR
dc.subject Fechamento de escolas do campo – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Escolas do campo - fechamento pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Country School Nucleation pt_BR
dc.subject Closing of countryside schools – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Country Schools - Closing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Elidiane Batista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of the process of nucleation and/or closing of schools in the Sumé-PB countryside in 2018. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Elidiane Batista da. Uma análise sobre o processo de nucleação e/ou fechamento das escolas do campo de Sumé-PB no ano de 2018. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20920 pt_BR


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