dc.creator.ID |
SILVA, E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4510351788737276 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, F. G. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silva1 |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objeto de pesquisa o processo de nucleação e/ou fechamento das escolas
do campo do município de SuméPB
no ano de 2018. O interesse pelo tema ocorreu diante do
intenso processo de fechamento de escolas do campo, tanto na realidade nacional como local,
que acarreta em muitas reconfigurações para as escolas, professores (as) e principalmente para
as comunidades rurais, no que se refere à dinâmica de acesso e permanência escolar e à garantia
do direito à educação. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar o
fechamento/nucleação das escolas do campo no município de SuméPB
no ano de 2018.
Ressaltamos a relevância de compreendermos os principais motivos que desencadearam esse
processo, bem como, analisar de que forma o fechamento e/ou nucleação das escolas rurais traz
desdobramentos para a oferta de ensino para a população rural, com o intuito de contribuir para
construção de políticas públicas voltadas para fomentarem o grande potencial de melhoria das
condições de ensino para a população rural. A metodologia utilizada é baseada no materialismo
históricodialético;
e, utilizou como procedimentos de coleta de dados a análise documental e
entrevistas. A pesquisa versouse
na Abordagem Qualitativa. Com efeito, destacamos as
impressões levantadas nesta análise, que servem para a reflexão dos envolvidos neste processo,
e, sobretudo para os responsáveis pela elaboração e aprovação das políticas públicas no Brasil.
É necessário (re)pensar a organização pedagógica dessas escolas e consequentemente
compreender o papel que a educação tem na vida destas crianças e de suas famílias, ficando a
mercê de qualquer atenção do Estado, e que tem na escola a única alternativa de
empoderamento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise sobre o processo de nucleação e/ou fechamento das escolas do campo de Sumé-PB no ano de 2018. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-08-06 |
|
dc.description.abstract |
This work has as its object of research the nucleation process of schools in the countryside of
SuméPB
in the year 2018. The interest in the topic occurred in view of the intense process of
closing rural schools, both in the national and local reality, which results in many
reconfigurations for schools, teachers and especially for rural communities, with regard to the
dynamics of school access and permanence and the guarantee of the right to education. From
this perspective, this study aims to analyze the closure/nucleation of rural schools in the city of
SuméPB
in 2018. We emphasize the relevance of understanding the main reasons that triggered
this process, as well as analyzing how the closing and/or nucleation of rural schools brings
consequences for the provision of education to the rural population, with the aim of contributing
to the construction of public policies aimed at fostering the great potential for improving
teaching conditions for the rural population. The methodology used is based on dialecticalhistorical
materialism; and, used as data collection procedures document analysis and
interviews. The research was based on the Qualitative Approach. Indeed, we highlight the
impressions raised in this analysis, which serve for the reflection of those involved in this
process, and, above all, for those responsible for the elaboration and approval of public policies
in Brazil. It is necessary to (re)think the pedagogical organization of these schools and,
consequently, understand the role that education plays in the lives of these children and their
families, being at the mercy of any attention from the State, and that school has the only
alternative for empowerment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20920 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-30T20:19:49Z |
|
dc.date.available |
2021-08-30 |
|
dc.date.available |
2021-08-30T20:19:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Nucleação de escolas do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Fechamento de escolas do campo – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do campo - fechamento |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Country School Nucleation |
pt_BR |
dc.subject |
Closing of countryside schools – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Country Schools - Closing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Elidiane Batista da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of the process of nucleation and/or closing of schools in the Sumé-PB countryside in 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Elidiane Batista da. Uma análise sobre o processo de nucleação e/ou fechamento das escolas do campo de Sumé-PB no ano de 2018. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20920 |
pt_BR |