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A aula de campo na educação infantil como estratégia didática para a contextualização da educação.

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dc.creator.ID LIMA, M. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, R. G. P. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.lima
dc.description.resumo Este trabalho se insere na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem e Didática de Conteúdos Específicos na Educação Contextualizada, do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. Seu objeto de estudo consistiu na percepção das professoras da Educação Infantil sobre a Aula de Campo como estratégia didática para contextualização do Ensino. Nesta perspectiva nos colocamos como objetivo geral: analisar como as professoras da Educação Infantil compreendem a aula de campo como estratégia didática para contextualização do conhecimento. Especificamente nossos objetivos foram: Identificar na proposta curricular do município se, e como, incorpora a contextualização da Educação como princípio e metodologia; identificar na percepção das professoras da Educação como a proposta curricular por campo de experiência possibilita a contextualização. Com base nestes objetivos nossas questões de pesquisa foram: a proposta Curricular da Educação Infantil do Município de São João do Tigre, incorpora a contextualização como princípio e fundamento? A proposta curricular por Campo de Experiência tem possibilitado está contextualização? As professoras compreendem a aula de campo como estratégia didática para contextualização? Assim, adotamos como conceitos centrais da pesquisa: Educação Infantil (KULMAN, 2003; LDB, 1996); Currículo por Campo de experiência (SACRISTAN, 1999; SILVA, 1996); Contextualização da Educação (REIS, 2010; MARTINS, 2006); Aula de Campo (ANASTASIOU E ALVES, 2004); Estratégia Didática (BARDIM, 2011). A abordagem qualitativa (MINAYO, 2010) orientou o estudo do tipo documental com a análise dos documentos da política da Educação Infantil e descritivo ao realizar a escuta da fala das professoras para identificar sua visão sobre a aula de campo, a contextualização da educação e o currículo por campo de experiências. A pesquisa teve como campo empírico o município de São João do Tigre no Cariri Paraibano e como sujeitos colaboradores as professoras da Educação Infantil da Rede Pública Municipal. Como resultados identificamos que: a proposta curricular do município possibilita a partir do estudo dos campos de experiência o uso de temáticas que favoreçam a contextualização na educação infantil usando como ferramenta a aula de campo. Contudo, essa prática não está incluída nos planejamentos rotineiros, estas só acontecem no desenvolvimento de projetos didáticos, ou seja, com eventualidade. Por fim, a pesquisa possibilitou descobertas e aprendizados e novas perspectivas para as professoras em relação ao trabalho interdisciplinar, evidenciando a relevante importância que tem a inserção de aulas não convencionais para o cotidiano escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A aula de campo na educação infantil como estratégia didática para a contextualização da educação. pt_BR
dc.date.issued 2021-07-19
dc.description.abstract This work is part of the research line Teaching and Learning Processes and Didactics of Specific Contents in Contextualized Education, of the Specialization Course in Contextualized Education for Coexistence with the Semiarid Region, of the Center for Sustainable Development of the Semiarid Region, Federal University of Campina Grande . Its object of study consisted in the perception of Kindergarten teachers about the Field Class as a didactic strategy to contextualize the Teaching. In this perspective, we place ourselves as a general objective: to analyze how Early Childhood Education teachers understand the field class as a didactic strategy for contextualizing knowledge. Specifically, our objectives were: To identify in the municipality's curricular proposal if, and how, it incorporates the contextualization of Education as a principle and methodology; identifying in the perception of Education teachers how the curricular proposal by field of experience allows for contextualization. Based on these objectives, our research questions were: Does the Curriculum Proposal for Early Childhood Education in the Municipality of São João do Tigre incorporate contextualization as a principle and foundation? Has the curricular proposal by Field of Experience enabled this contextualization? Do the teachers understand the field class as a didactic strategy for contextualization? Thus, we adopted as central concepts of the research: Early Childhood Education (Kulman, 2003; LDB, 1996); Curriculum by Field of Experience (SACRISTAN, 1999; SILVA, 1996); Contextualization of Education (REIS, 2010; MARTINS, 2006); Field Class (ANASTASIOU E ALVES, 2004); Didactic Strategy (BARDIM, 2011). The qualitative approach (MINAYO, 2010) guided the study of the documental type with the analysis of documents from the Early Childhood Education policy and descriptive by listening to the teachers' speech to identify their view on the field class, the contextualization of education and the curriculum by field of experience. The research had as empirical field the municipality of São João do Tigre in Cariri Paraibano and as collaborating subjects the teachers of Early Childhood Education from the Municipal Public Network. As a result, we identified that: the curricular proposal of the municipality, based on the study of the fields of experience, enables the use of themes that favor the contextualization of early childhood education using the field class as a tool. However, this practice is not included in routine planning, they only happen in the development of didactic projects, that is, with eventuality. Finally, the research enabled discoveries and learning and new perspectives for teachers in relation to interdisciplinary work, highlighting the relevant importance of the insertion of nonconventional classes for everyday school life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20923
dc.date.accessioned 2021-08-30T20:39:16Z
dc.date.available 2021-08-30
dc.date.available 2021-08-30T20:39:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Aula de campo pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Contextualização na educação infantil pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Field class pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Contextualization in early childhood education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Maria Clara da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The field class in early childhood education as a strategy didactics for the contextualization of education. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Maria Clara da Silva. A aula de campo na educação infantil como estratégia didática para a contextualização da educação. 2021. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20923 pt_BR


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