dc.creator.ID |
LIMA, M. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
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dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de. |
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dc.contributor.referee2ID |
SOUZA, R. G. P. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.lima |
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dc.description.resumo |
Este trabalho se insere na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem e Didática de
Conteúdos Específicos na Educação Contextualizada, do Curso de Especialização em Educação
Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, do Centro de Desenvolvimento
Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. Seu objeto de estudo
consistiu na percepção das professoras da Educação Infantil sobre a Aula de Campo como
estratégia didática para contextualização do Ensino. Nesta perspectiva nos colocamos como
objetivo geral: analisar como as professoras da Educação Infantil compreendem a aula de
campo como estratégia didática para contextualização do conhecimento. Especificamente
nossos objetivos foram: Identificar na proposta curricular do município se, e como, incorpora
a contextualização da Educação como princípio e metodologia; identificar na percepção das
professoras da Educação como a proposta curricular por campo de experiência possibilita a
contextualização. Com base nestes objetivos nossas questões de pesquisa foram: a proposta
Curricular da Educação Infantil do Município de São João do Tigre, incorpora a
contextualização como princípio e fundamento? A proposta curricular por Campo de
Experiência tem possibilitado está contextualização? As professoras compreendem a aula de
campo como estratégia didática para contextualização? Assim, adotamos como conceitos
centrais da pesquisa: Educação Infantil (KULMAN, 2003; LDB, 1996); Currículo por
Campo de experiência (SACRISTAN, 1999; SILVA, 1996); Contextualização da Educação
(REIS, 2010; MARTINS, 2006); Aula de Campo (ANASTASIOU E ALVES, 2004);
Estratégia Didática (BARDIM, 2011). A abordagem qualitativa (MINAYO, 2010) orientou o
estudo do tipo documental com a análise dos documentos da política da Educação Infantil e
descritivo ao realizar a escuta da fala das professoras para identificar sua visão sobre a aula de
campo, a contextualização da educação e o currículo por campo de experiências. A pesquisa
teve como campo empírico o município de São João do Tigre no Cariri Paraibano e como
sujeitos colaboradores as professoras da Educação Infantil da Rede Pública Municipal. Como
resultados identificamos que: a proposta curricular do município possibilita a partir do estudo
dos campos de experiência o uso de temáticas que favoreçam a contextualização na educação
infantil usando como ferramenta a aula de campo. Contudo, essa prática não está incluída nos
planejamentos rotineiros, estas só acontecem no desenvolvimento de projetos didáticos, ou seja,
com eventualidade. Por fim, a pesquisa possibilitou descobertas e aprendizados e novas
perspectivas para as professoras em relação ao trabalho interdisciplinar, evidenciando a
relevante importância que tem a inserção de aulas não convencionais para o cotidiano escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A aula de campo na educação infantil como estratégia didática para a contextualização da educação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-07-19 |
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dc.description.abstract |
This work is part of the research line Teaching and Learning Processes and Didactics of Specific
Contents in Contextualized Education, of the Specialization Course in Contextualized
Education for Coexistence with the Semiarid Region, of the Center for Sustainable
Development of the Semiarid Region, Federal University of Campina Grande . Its object of
study consisted in the perception of Kindergarten teachers about the Field Class as a didactic
strategy to contextualize the Teaching. In this perspective, we place ourselves as a general
objective: to analyze how Early Childhood Education teachers understand the field class as a
didactic strategy for contextualizing knowledge. Specifically, our objectives were: To identify
in the municipality's curricular proposal if, and how, it incorporates the contextualization of
Education as a principle and methodology; identifying in the perception of Education teachers
how the curricular proposal by field of experience allows for contextualization. Based on these
objectives, our research questions were: Does the Curriculum Proposal for Early Childhood
Education in the Municipality of São João do Tigre incorporate contextualization as a principle
and foundation? Has the curricular proposal by Field of Experience enabled this
contextualization? Do the teachers understand the field class as a didactic strategy for
contextualization? Thus, we adopted as central concepts of the research: Early Childhood
Education (Kulman, 2003; LDB, 1996); Curriculum by Field of Experience (SACRISTAN,
1999; SILVA, 1996); Contextualization of Education (REIS, 2010; MARTINS, 2006); Field
Class (ANASTASIOU E ALVES, 2004); Didactic Strategy (BARDIM, 2011). The qualitative
approach (MINAYO, 2010) guided the study of the documental type with the analysis of
documents from the Early Childhood Education policy and descriptive by listening to the
teachers' speech to identify their view on the field class, the contextualization of education and
the curriculum by field of experience. The research had as empirical field the municipality of
São João do Tigre in Cariri Paraibano and as collaborating subjects the teachers of Early
Childhood Education from the Municipal Public Network. As a result, we identified that: the
curricular proposal of the municipality, based on the study of the fields of experience, enables
the use of themes that favor the contextualization of early childhood education using the field
class as a tool. However, this practice is not included in routine planning, they only happen in
the development of didactic projects, that is, with eventuality. Finally, the research enabled
discoveries and learning and new perspectives for teachers in relation to interdisciplinary work,
highlighting the relevant importance of the insertion of nonconventional
classes for everyday
school life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20923 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-30T20:39:16Z |
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dc.date.available |
2021-08-30 |
|
dc.date.available |
2021-08-30T20:39:16Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Aula de campo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização na educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Field class |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualization in early childhood education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Maria Clara da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The field class in early childhood education as a strategy didactics for the contextualization of education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Maria Clara da Silva. A aula de campo na educação infantil como estratégia didática para a contextualização da educação. 2021. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20923 |
pt_BR |