DSpace/Manakin Repository

O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galegoportuguês e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa caracterizase bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da pesquisa fundamentamonos em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-11
dc.description.abstract This research aims to analyze the textbook Portuguese Languages, by authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, from the 6th grade of elementary school II on orthography. For this we have as general objective to analyze the necessity of a contextualized approach to the teaching of spelling, from the historical evolution of the language and as specific objectives to study the evolution of the Portuguese language from Latin, to understand how the evolutionary process of spelling happened. Portuguese, after the arrival of the Romans to the Iberian Peninsula and to propose possibilities of contextualization on the subject in the classroom. We deepened our knowledge of the evolution and historical context in which it occurred and how the change from Latin to GalicianPortuguese and, later, to Portuguese. Whereas among the most important interactional means in the world today is language, because without it there is no plausible communication between peoples. Consequently, according to our reflections, with the object analyzed we have been able to significantly expand the learning of spelling. It is classified as a bibliographical, descriptive research of qualitative analysis. For the accomplishment of the research we based in Assis (2011), Carvalho and Nascimento (1981) among others. Given the analysis of the textbook we found that there is a need to contextualize the teaching of spelling considering the historical process of the Portuguese language for a more effective learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930
dc.date.accessioned 2021-08-31T13:42:13Z
dc.date.available 2021-08-31
dc.date.available 2021-08-31T13:42:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua latina pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ortografia pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Latin language pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Orthography pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Fabiola Rolim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The study of spelling in a historical perspective: approaches in the Portuguese language textbook of the 6th year of Elementary School II. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta