dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos
autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino
fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral
evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino
de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos
estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como
aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da
chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de
contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos
sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a
mudança do Latim para o galegoportuguês
e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto
que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à
língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa
caracterizase
bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da
pesquisa fundamentamonos
em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre
outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de
contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua
portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-11 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the textbook Portuguese Languages, by authors
Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, from the 6th grade of
elementary school II on orthography. For this we have as general objective to analyze
the necessity of a contextualized approach to the teaching of spelling, from the
historical evolution of the language and as specific objectives to study the evolution
of the Portuguese language from Latin, to understand how the evolutionary process
of spelling happened. Portuguese, after the arrival of the Romans to the Iberian
Peninsula and to propose possibilities of contextualization on the subject in the
classroom. We deepened our knowledge of the evolution and historical context in
which it occurred and how the change from Latin to GalicianPortuguese
and, later, to
Portuguese. Whereas among the most important interactional means in the world
today is language, because without it there is no plausible communication between
peoples. Consequently, according to our reflections, with the object analyzed we
have been able to significantly expand the learning of spelling. It is classified as a
bibliographical, descriptive research of qualitative analysis. For the accomplishment
of the research we based in Assis (2011), Carvalho and Nascimento (1981) among
others. Given the analysis of the textbook we found that there is a need to
contextualize the teaching of spelling considering the historical process of the
Portuguese language for a more effective learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930 |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-31T13:42:13Z |
|
dc.date.available |
2021-08-31 |
|
dc.date.available |
2021-08-31T13:42:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua latina |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ortografia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Latin language |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Orthography |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Fabiola Rolim de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The study of spelling in a historical perspective: approaches in the Portuguese language textbook of the 6th year of Elementary School II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |