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Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de software

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0702478406730462 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3572375884177951 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4993914550234923 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.description.resumo Equipes de Desenvolvimento Ágil de Software (DAS) às vezes precisam executar processos que consideram repetitivos ou desmotivadores, comprometendo a qualidade de resultados. Agregar elementos de gamificação a esses processos pode melhorar o engajamento das equipes e os resultados. Esta dissertação investiga, através de revisão da literatura especializada e de survey com praticantes de DAS, as dificuldades mais relevantes nos processos. O processo avaliado como o de maior dificuldade, estimativa de esforço de User Stories (USs), é selecionado para estudo e tratamento com gamificação. Para esse processo, propõe-se primeiro um novo método, misto de métodos disponíveis na literatura, para melhorar estimativas de esforço. Em seguida, são elencados elementos para a gamificação do método proposto. A validação do método proposto e dos elementos elencados é feita por um painel de especialistas em DAS usando uma técnica estruturada Delphi em busca de consenso. Resultados consensuais indicam que o método proposto, gamificado, parece que irá facilitar a adoção dele e melhorar as estimativas de esforço resultantes. A dissertação contribui para a engenharia de software, DAS em particular, e para esforços de gamificação de seus processos e melhores práticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de software pt_BR
dc.date.issued 2021-08-19
dc.description.abstract Agile Software Development (ASD) teams sometimes need to execute processes that they consider repetitive or demotivating, compromising the quality of results. Adding gamification elements to these processes could improve team engagement and results. This paper investigates the most relevant difficulties in the processes through a specialized literature review and a survey with ASD practitioners. The process evaluated as the most difficult, User Story (US) effort estimation, is selected for study and treatment with gamification. A new method is proposed for this process, a mixture of methods available in the literature, to improve effort estimates. Next, elements for the gamification of the proposed method are listed. The validation of the proposed method and the listed elements is done by a panel of ASD experts using a structured Delphi technique in search of consensus. Consensus results indicate that the proposed gamified method appears to facilitate its adoption and improve the resulting effort estimates. The paper contributes to software engineering, ASD in particular, and to efforts to gamify its processes and best practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20934
dc.date.accessioned 2021-08-31T17:41:39Z
dc.date.available 2021-08-31
dc.date.available 2021-08-31T17:41:39Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Engenharia de Software pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Ágil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de Software pt_BR
dc.subject Estimativa de Esforço pt_BR
dc.subject Estimativa de História de Usuário pt_BR
dc.subject Software Engineering pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.subject Agile pt_BR
dc.subject Software Development pt_BR
dc.subject Effort Estimation pt_BR
dc.subject User Story Estimation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, André Felipe Mendonça.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, André Felipe Mendonça. Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de software. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


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