Repositorio Dspace/Manakin

Bagatelas: a subversão feminista da literatura policial.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ANDRADE, A. M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4179560522583407 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a peça Bagatelas (1916), da autora norte -americana Susan Glaspell (1876 – 1948), destacando as características do gênero policial que são subvertidas pelo seu viés feminista. Para tanto, será apresentado um percurso histórico do gênero, e sua natureza maleável que permitiu à autora, por exemplo, inserir seu ponto de vista à obra de tão elevado sucesso. Glaspell apresenta um histórico de protagonistas mulheres que de alguma forma buscam liberdade. Em Bagatelas ela faz uso da estrutura do mistério policial para denunciar a realidade desoladora da personagem principal acusada de assassinar o próprio marido, Minnie Wright, que em sua busca por se libertar de um casamento infeliz infringe a si mesma o exílio numa prisão. Tendo a protagonista fora da ação dramática, as personagens tidas como secundárias, as senhoras Hale e Peters, entram em cena para despretensiosamente “investigarem” o crime. Por ação do acaso ou por tino investigativo, as mulheres percebem pistas que os homens da lei simplesmente ignoram, no entanto, diferentemente dos clássicos do gênero policial, as detetives amadoras não colaboram para o reestabelecimento da ordem através do cumprimento da lei. As concepções de certo e errado que geralmente norteiam a investigação policial são postas em questão na peça, e diante dos fatos que motivam o crime, o leitor é convidado a julgar a culpabilidade de Minnie junto com as senhoras Hale e Peters. Tais questões norteiam a pesquisa acerca da convenção de conceitos do gênero policial em críticas feitas às relações de gênero presentes na peça. Assim, com vistas a enriquecer o diálogo da pesquisa, utilizaremos o suporte teórico de autores, tais como, Zolin (2009), Mill (2006), Ozieblo (2008), Sander (1989), dentre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Bagatelas: a subversão feminista da literatura policial. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-01
dc.description.abstract This research has the objective of analyzing the play Trifles (1916), by the American writer Susan Glaspell (1876 - 1948), highlighting the characteristics of Detective fiction that are subverted by her feminist bias. For such an enterprise, it will be presented a historical panorama of the genre, and its volatile nature which permitted the writer, for example, to add her contributions to it by her unique point of view to this play of such an elevated style. Glaspell has a history of female protagonists in search of freedom. In Trifles, she uses the structure of mystery in order to denounce the devastating reality of the main characters, a suspect of murdering her own husband, Minnie Wright, that in her search for freeing herself from such an unhappy marriage ends up in exile in jail. Since the protagonist is not part of the dramatic action, secondary characters, Mrs. Hale and Mrs. Peters take the stage to in an unconscious ways “investigate” the crime. By chance or natural aptitude form crime scene investigation, both women notice leads that the men of law ignore, however, different from the classics of Detective fiction, the amateur women do not help to reestablish the order through law enforcement. Right and wrong conceptions proper of the genre are questioned in the play, and based on the motives for the crime, the reader is invited to judge along with the Mrs Hale and Peters how guilty Minnie really is. Such issues about which this research is centered deal with the conventions of the Detective fiction genre and the reviews of the play concerning gender relations. Thus, in order to enrich the research, it will be used the theoretical support of writers, such as, Zolin (2009), Mill (2006), Ozieblo (2008), Sander (1989), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20949
dc.date.accessioned 2021-09-01T13:03:09Z
dc.date.available 2021-09-01
dc.date.available 2021-09-01T13:03:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Literatura americana pt_BR
dc.subject Gênero policial pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Literatura policial pt_BR
dc.subject Texto textual pt_BR
dc.subject Literary analysis pt_BR
dc.subject American Literature pt_BR
dc.subject Police genre pt_BR
dc.subject Feminism pt_BR
dc.subject Police literature pt_BR
dc.subject Textual text pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Ana Maria Lourenço de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Trifles: the feminist subversion of detective literature. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Ana Maria Lourenço de. Bagatelas: a subversão feminista da literatura policial. 2020. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta