DSpace/Manakin Repository

Ética e moral como fundamentos de construção da formação docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BENTA;K;G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8955898155618082 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Dêbia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo O presente estudo analisou a influência da compreensão de ética e moral na base de formação docente do acadêmico de pedagogia a partir de uma investigação cuja questão da pesquisa foi: em que medida ou de que modo a compreensão de ética e moral interferem para a base de formação profissional do acadêmico de pedagogia do CFP/UFCG? Neste sentido, fez-se necessário aplicar um formulário estruturado em campo de pesquisa, contemplando questões abertas na qual os colaboradores apresentaram o conceito de ética e moral, tendo em vista. A pesquisa caracterizou-se como um estudo quantiqualitativo com preponderância qualitativa, tendo sido utilizado, como instrumentos de análise, questionários de campo, possibilitando evidenciar a influência da dimensão ética e moral na base da formação. Dentre os principais resultados desta pesquisa identifica-se que os conceitos de ética e moral estão fundamentados em teorias vivenciadas durante a graduação, no entanto, os conceitos são expressos de forma normativa, demonstrando que as unidades temáticas em dado programa, estão apenas cumprindo um currículo normativo da graduação. Portanto, as reflexões apresentadas neste trabalho podem ser conceituadas, mas consistidas em relação a um estudo que necessita de uma dimensão maior para refletir a influência da concepção de ética e moral na formação docente, já que, é durante a formação docente que se vivencia os fundamentos para uma prática educativa intencional que possa atuar de forma ativa e reflexiva em uma sociedade contemporânea. De maneira geral, o trabalho contemplou o percurso de uma busca que não se esgotou, mas que ajudou a diminuir as inquietações e poderá subsidiar novas pesquisas e reflexões. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ética e moral como fundamentos de construção da formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present study examined the influence of understanding of ethical and moral base for teacher training of the academic pedagogy from a research whose research question was: to what extent or how the understanding of ethical and moral base to interfere training of academic pedagogy the CFP / UFCG? In this sense, did it need to apply a structured form in the search field, contemplating openended questions in which employees presented the concept of ethics and morality in order. The research was characterized as a quantitative and qualitative study with qualitative preponderance, having been used as instruments of analysis, field surveys, allowing to demonstrate the influence of ethical and moral dimension at the base of the formation. Among the main results of this research identifies that the concepts of ethics and morals are grounded in theories experienced during graduation, however, the concepts are expressed in a normative manner, demonstrating that the thematic units in a given program, are only following a curriculum normative graduation. Therefore, the ideas presented in this work can be conceptualized to consist but in relation to a study that requires a larger to reflect the influence of the conception of ethics and moral in teacher training, since it is during teacher training experiences that the grounds for an intentional educational practice that can act actively and reflectively in a contemporary society. In general, the work contemplated the course of a search that was not exhausted, but it helped ease the concerns and will support new research and reflections. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20953
dc.date.accessioned 2021-09-01T14:23:37Z
dc.date.available 2021-09-01
dc.date.available 2021-09-01T14:23:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ética e moral pt_BR
dc.subject Pedagogo em formação pt_BR
dc.subject Acadêmico de Pedagogia pt_BR
dc.subject Ética em Pedagogia pt_BR
dc.subject Pedagogia - formação profissional pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Ethic and moral pt_BR
dc.subject Pedagogue in training pt_BR
dc.subject Academic of Pedagogy pt_BR
dc.subject Ethics in Pedagogy pt_BR
dc.subject Pedagogy - professional training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BENTA, Karla Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ethics and morals as foundations for the construction of teacher education. pt_BR
dc.identifier.citation BENTA, Karla Gomes. Ética e moral como fundamentos de construção da formação docente. 2014. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta