dc.creator.ID |
FRANÇA, A. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9082256711037454 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COUTINHO, Denise Maria Duarte. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COUTINHO, D. M. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Carolina Silva de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MEDEIROS, C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SÁ, Carolina Figueiredo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SÁ, C. F. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.franca |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho buscou analisar experiências contextualizadas, em uma escola do campo,
desenvolvidas com um estudante Autista, no município de Sumé – PB. Alicerçamos nossa
fundamentação conceitual em pesquisas bibliográficas que discutem a inserção da criança
autista no contexto escolar, tendo como referências fundantes, entre outros, Bosa (2002),
Cunha (2012), Aranha (2000) e Lima (2016), onde correlacionamos os fundamentos teóricos
com a pesquisa de campo, para avaliar suas articulações e identificando os impactos e as
correlações entre os aspectos e documentos e sua materialização no chão da escola. Para
tanto, a pesquisa inclui uma análise detalhada sobre a forma de relacionamento entre as
instituições públicas, os diversos grupos sociais presentes na escola e o indivíduo autista.
Descrevemos como as relações e os vínculos formais e informais acontecem, bem como as
interações que têm contribuído para o desenvolvimento dos processos de
ensino/aprendizagem da criança autista. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo,
onde não se preocupa essencialmente com representatividade numérica, mas, sim, com o
aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização ou de um
fenômeno. A natureza da pesquisa possuiu um viés analítico, que objetivou gerar
conhecimentos para o avanço de práticas educativas exitosas com crianças autistas. Que no
nosso caso será analisar as especificidades educacionais de um estudante com Transtorno do
Espectro Autista (TEA). Este estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, pois,
promove a construção de conhecimentos para situações práticas, direcionados para melhorias
no atendimento educacional da criança autista. A partir da experiência construída e
desenvolvida, concluímos que é mais que urgente articulação e o planejamento para
aproximar aspectos teóricos e idealizados, daquilo que acontece dentro das escolas e da sala
de aula. Sendo necessário para o desenvolvimento de práticas significativas sincronismo e
sintonia entre múltiplos segmentos, sejam eles gestores, docentes, políticos e familiares para
que consigamos promover e potencializar a qualidade da educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A Educação Contextualizada no campo: o autismo em foco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-08-25 |
|
dc.description.abstract |
This work sought to analyze contextualized experiences, in a rural school, developed with an
autistic student, in the city of Sumé – PB. We base our conceptual foundation on
bibliographical research that discusses the insertion of the autistic child in the school context,
having as founding references, among others, Bosa (2002), Cunha (2012), Aranha (2000) and
Lima (2016), where it correlates the theoretical foundations with the field research, to assess
their articulations and identifying the impacts and correlations between the aspects and
documents and their implementation in the school. Therefore, the research includes a detailed
analysis of the link between public institutions, differents social groups present in the school
and the autistic individual. We describe how formal and informal bonds occur, as well as the
interactions that have contributed to the development of teaching/learning processes in autistic
children. The research approach is qualitative, where it is not essentially concerned with
numerical representation, but rather with the deepening understanding of a social group, an
organization or a phenomenon. The research had an analytical bias, which aimed to generate
knowledge for the advancement of successful educational practices with autistic children.
Which it will be analyzing the educational specifics of a student with Autistic Spectrum
Disorder (ASD), This study is characterized as an applied research, therefore, it promotes the
construction of knowledge for practical situations, aimed the improvement of the educational
care to the autistic children.Based on the experience built and developed, we conclude that it
is more than urgent to coordinate and plan to bring together theoretical and idealized aspects
of what happens within schools and the classroom. It is necessary for the development of
significant practices, synchronism and harmony between multiple segments, be they
managers, teachers, politicians and family members, so that we can promote and enhance the
quality of education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21021 |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-08T17:44:29Z |
|
dc.date.available |
2021-09-08 |
|
dc.date.available |
2021-09-08T17:44:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Escolado campo |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade de Pio X – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com deficiência – Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education |
pt_BR |
dc.subject |
Autism |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Field schooled |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Pius X Community – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
People with disabilities - Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FRANÇA, Adilma Francisco de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contextualized education in the field: autism in focus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FRANÇA, Adilma Francisco de. A Educação Contextualizada no campo: o autismo em foco. 2021. 87f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21021 |
pt_BR |