DSpace/Manakin Repository

A Educação Contextualizada no campo: o autismo em foco.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FRANÇA, A. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9082256711037454 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COUTINHO, Denise Maria Duarte.
dc.contributor.advisor1ID COUTINHO, D. M. D. pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Carolina Silva de.
dc.contributor.referee1ID MEDEIROS, C. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 SÁ, Carolina Figueiredo.
dc.contributor.referee2ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.franca
dc.description.resumo Este trabalho buscou analisar experiências contextualizadas, em uma escola do campo, desenvolvidas com um estudante Autista, no município de Sumé – PB. Alicerçamos nossa fundamentação conceitual em pesquisas bibliográficas que discutem a inserção da criança autista no contexto escolar, tendo como referências fundantes, entre outros, Bosa (2002), Cunha (2012), Aranha (2000) e Lima (2016), onde correlacionamos os fundamentos teóricos com a pesquisa de campo, para avaliar suas articulações e identificando os impactos e as correlações entre os aspectos e documentos e sua materialização no chão da escola. Para tanto, a pesquisa inclui uma análise detalhada sobre a forma de relacionamento entre as instituições públicas, os diversos grupos sociais presentes na escola e o indivíduo autista. Descrevemos como as relações e os vínculos formais e informais acontecem, bem como as interações que têm contribuído para o desenvolvimento dos processos de ensino/aprendizagem da criança autista. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo, onde não se preocupa essencialmente com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização ou de um fenômeno. A natureza da pesquisa possuiu um viés analítico, que objetivou gerar conhecimentos para o avanço de práticas educativas exitosas com crianças autistas. Que no nosso caso será analisar as especificidades educacionais de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, pois, promove a construção de conhecimentos para situações práticas, direcionados para melhorias no atendimento educacional da criança autista. A partir da experiência construída e desenvolvida, concluímos que é mais que urgente articulação e o planejamento para aproximar aspectos teóricos e idealizados, daquilo que acontece dentro das escolas e da sala de aula. Sendo necessário para o desenvolvimento de práticas significativas sincronismo e sintonia entre múltiplos segmentos, sejam eles gestores, docentes, políticos e familiares para que consigamos promover e potencializar a qualidade da educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A Educação Contextualizada no campo: o autismo em foco. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-25
dc.description.abstract This work sought to analyze contextualized experiences, in a rural school, developed with an autistic student, in the city of Sumé – PB. We base our conceptual foundation on bibliographical research that discusses the insertion of the autistic child in the school context, having as founding references, among others, Bosa (2002), Cunha (2012), Aranha (2000) and Lima (2016), where it correlates the theoretical foundations with the field research, to assess their articulations and identifying the impacts and correlations between the aspects and documents and their implementation in the school. Therefore, the research includes a detailed analysis of the link between public institutions, differents social groups present in the school and the autistic individual. We describe how formal and informal bonds occur, as well as the interactions that have contributed to the development of teaching/learning processes in autistic children. The research approach is qualitative, where it is not essentially concerned with numerical representation, but rather with the deepening understanding of a social group, an organization or a phenomenon. The research had an analytical bias, which aimed to generate knowledge for the advancement of successful educational practices with autistic children. Which it will be analyzing the educational specifics of a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD), This study is characterized as an applied research, therefore, it promotes the construction of knowledge for practical situations, aimed the improvement of the educational care to the autistic children.Based on the experience built and developed, we conclude that it is more than urgent to coordinate and plan to bring together theoretical and idealized aspects of what happens within schools and the classroom. It is necessary for the development of significant practices, synchronism and harmony between multiple segments, be they managers, teachers, politicians and family members, so that we can promote and enhance the quality of education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21021
dc.date.accessioned 2021-09-08T17:44:29Z
dc.date.available 2021-09-08
dc.date.available 2021-09-08T17:44:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Escolado campo pt_BR
dc.subject Processo de ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Comunidade de Pio X – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Pessoas com deficiência – Educação pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Field schooled pt_BR
dc.subject Teaching learning process pt_BR
dc.subject Pius X Community – Sumé – PB pt_BR
dc.subject People with disabilities - Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRANÇA, Adilma Francisco de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualized education in the field: autism in focus. pt_BR
dc.identifier.citation FRANÇA, Adilma Francisco de. A Educação Contextualizada no campo: o autismo em foco. 2021. 87f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21021 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta