DSpace/Manakin Repository

“Caça às bruxas” na educação contemporânea: a lei da “ideologia de gênero” e as ameaças á autonomia docente na Paraíba (2017-2018).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARRUDA, G. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4801371266832483 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES JÚNIOR, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA NETO, Avelino Aldo.
dc.contributor.referee2 BATISTA, Ricardo dos Santos.
dc.contributor.referee3 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee4 MENESES, Joedna Reis de.
dc.description.resumo Esta dissertação tem como objetivo analisar as repercussões midiáticas acerca da aprovação dos projetos de lei da “ideologia de gênero” em três municípios paraibanos - Santa Rita, Patos e Campina Grande -, que proíbem o debate de gênero nas escolas do ensino básico. O recorte temporal estudado compreende os anos de 2017 e 2018. Trata-se de uma história do Tempo Presente banhada nas águas da História Cultural. Como caminho metodológico, optou-se a Análise do Discurso a partir de Michel Foucault (2014), para analisar as narrativas dos vereadores proponentes dos projetos de lei já citados e as construções discursivas travadas nas mídias digitais a respeito da aprovação dessas leis. Assim, as fontes problematizadas na tecitura deste texto foramos projetos de lei aprovados nas casas legislativas, as entrevistas realizadas com os vereadores e professores dos municípios, as postagens nas redes sociais de pessoas posicionando-se contra ou a favor da aprovação da lei, as fotografias das manifestações de resistência por parte dos professores e os documentos que regem a educação brasileira, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As categorias que embasaram esta análise foram gênero por meio dos escritos de Judith Butler (2019), corpo a partir de Guacira Lopes Louro (2001), ideologia a partir Alípio de Sousa Filho (2011) e de “ideologia de gênero” conforme Rogério Junqueira (2017). Concluiu-se que a lei da “ideologia de gênero” configurou-se enquanto uma forma de tolher a autonomia docente dificultando o debate sobre gênero e sexualidade em sala de aula, temas que já não eram contemplados pelo currículo escolar e que existiu nos municípios estudados, diversas formas de resistência encontrada pelos professores para driblar a lei que proíbe o debate de gênero. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Caça às bruxas” na educação contemporânea: a lei da “ideologia de gênero” e as ameaças á autonomia docente na Paraíba (2017-2018). pt_BR
dc.date.issued 2020-10-03
dc.description.abstract This dissertation aims to analyze educational practices in defense of teaching autonomy in the municipal education network of three municipalities in Paraíba - Santa Rita, Patos e Campina Grande -, from the approved bills that prohibit the discussion of “gender ideology” in basic education. The period studied comprises the years of 2017 and 2018. It is a story of the Present Time bathed in the waters of Cultural History. As a methodological path, we focus on Análise do Discurso from Michel Foucault (2014), to analyze the narratives of the councilors proposing the aforementioned bills and the discursive constructions in digital media regarding the approval of these laws. Thus, the sources problematized in the structure of this text are the bills approved in the legislative houses, the interviews carried out with the councilors and teachers of the municipalities, the postings on social networks of people standing against and in favor of the approval of the law, the photographs of the manifestations of resistance by the teachers and the documents that govern Brazilian education, the Plano Nacional de Educação and the Base Nacional Comum Curricular. The categories that underlie our analysis are gender through the writings of Judith Butler (2019), body from Guacira Lopes Louro (2001), ideology from Alípio de Souza Filho (2011) and “gender ideology” according to Rogério Junqueira (2017). It is concluded that the law of “gender ideology” is configured as a way of hindering the teaching autonomy, making difficult the debate about gender and sexuality in the classroom, themes that are no longer covered by the school curriculum and that existed in the municipalities studied, various forms of resistance encountered by teachers to circumvent the law that prohibits the gender debate. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21043
dc.date.accessioned 2021-09-08T23:41:41Z
dc.date.available 2021-09-08
dc.date.available 2021-09-08T23:41:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Ideologia pt_BR
dc.subject “Ideologia de gênero” pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Ideology pt_BR
dc.subject “Gender ideology” pt_BR
dc.subject Discourse pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Ideología pt_BR
dc.subject Ideología de género pt_BR
dc.subject Habla pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Idéologie pt_BR
dc.subject Idéologie du genre pt_BR
dc.subject Discours pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARRUDA, Guilherme Lima de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Witch hunting” in contemporary education: the law of “gender ideology” and the threats to teaching autonomy in Paraíba (2017-2018). pt_BR
dc.identifier.citation ARRUDA, G. L. de. “Caça ás bruxas” na educação contemporânea: a lei da “ideologia de gênero” e as ameaças á autonomia docente na Paraíba (2017-2018). 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21043 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta