Repositorio Dspace/Manakin

O lugar da política nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID CAETANO, J. R. R. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7894959177681201 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luciano da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Luciano da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5841281179857631 pt_BR
dc.contributor.referee1 OOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso Van.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Tânia Régia Filgueiras de.
dc.description.resumo A presente pesquisa analisa o lugar da política nos livros didáticos de sociologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Objetiva especificar o campo da ciência política nas ciências sociais, compreender como ela é abordada no ensino médio através desse material didático e como é recepcionada pelos/as alunos/as. O referencial teórico articula a relação entre alunos/as e professores/as no atual contexto brasileiro (KRAWCZYK, 2011), as teorias do currículo (SILVA, 2010), a inclusão e recepção da sociologia no currículo oficial do ensino médio (SOUZA e BARROS; VARGAS: 2017, 2011) e história do PNLD no Brasil (CASSIANO, 2013). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Partindo da observação dos sujeitos pesquisados, alunos e alunas da Escola Estadual Dom Miguel Kruse e Escola Estadual Professora Maria Ferraz de Campos, localizadas na zona leste da cidade de São Paulo, utiliza a entrevista como instrumento de coleta de dados. Estes são analisados a partir da apropriação conceitual fornecida pelo referencial teórico. O resultado alcançado mostra que, apesar da ciência política constituir uma das três partes das Ciências Sociais na disciplina de sociologia no ensino médio, seu espaço, quando comparado aos espaços das sociologias e da antropologia, se mostra insuficiente para a abordagem de temas fundamentais na formação cidadã dos/as educandos/as. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title O lugar da política nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018. pt_BR
dc.date.issued 2020-10-29
dc.description.abstract This research analyzes the place of politics in the sociology textbooks of the National Textbook Program (PNLD) 2018. It aims to specify the field of politics in the social sciences, to understand how it is approached in high school through this didactic material and how it is received by the students. The theoretical framework articulates the relationship between students and teachers in the current Brazilian context (KRAWCZYK, 2011), curriculum theories (SILVA, 2010), the inclusion and reception of sociology in the oficial high school curriculum (SOUZA and BARROS ; VARGAS: 2017, 2011) and history of PNLD in Brazil (CASSIANO, 2013). The research has a qualitative approach. Based on the observation of the researched subjects, students of the Dom Miguel Kruse State of Professor Maria Ferraz de Campos State School, located on the east side of the city of São Paulo, it is used the interview as a data collection instrument. These are analyzed based on the conceptual appropriation provided by the theoretical framework. The result achieved shows that, although political science constitutes one of the three parts of Social Sciences in the discipline of sociology in high school, its space, when compared to the spaces of sociology and anthropology, is insufficient to address fundamental themes in education citizen of the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21048
dc.date.accessioned 2021-09-09T15:23:41Z
dc.date.available 2021-09-09
dc.date.available 2021-09-09T15:23:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ciências sociais pt_BR
dc.subject Ciência política pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Sociologia - livro didático pt_BR
dc.subject Social sciences pt_BR
dc.subject Politics pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Textbook - politics pt_BR
dc.subject Sociology - textbook pt_BR
dc.subject Ciencias sociales pt_BR
dc.subject La ciencia política pt_BR
dc.subject Reanudar pt_BR
dc.subject Libro de texto pt_BR
dc.subject Libro de texto - política pt_BR
dc.subject Sociología - libro de texto pt_BR
dc.subject Sciences sociales pt_BR
dc.subject Science politique pt_BR
dc.subject Reprendre pt_BR
dc.subject Cahier de texte pt_BR
dc.subject Manuel - Politique pt_BR
dc.subject Sociologie - manuel pt_BR
dc.subject Livro didático - política pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAETANO, Jefferson Rafael Raiz Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The place of politics in the PNLD 2018 sociology textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation CAETANO J. R. R. R. O lugar da política nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta