dc.creator.ID |
PRISCO, R. K. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0055068433116361 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Karcius Marcelus Colaço. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, K. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1881990103809201 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES JÚNIOR, Damásio. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FERNANDES JÚNIOR, D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho visa estudar o fenômeno de ondas viajantes em linhas de transmissão e sua
aplicação para localização de faltas. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e escolhido
um dos métodos propostos na literatura para identificação de falhas em linhas de transmissão
para ser aprofundado, o qual se baseia na frequência dominante do sinal de tensão na linha,
após a abertura dos disjuntores. Foi feita a modelagem de um sistema elétrico baseado em dados
reais composto por duas barras, no software ATP (Alternative Transients Program), para que
seja possível observar os espectros das ondas viajantes posteriormente à ocorrência de uma
falha e a atuação da proteção. Um algoritmo é aplicado no sistema para que seja colhida a
frequência dominante dessas ondas residuais e, a partir dela, seja estimado o local exato onde
ocorreu a falta. Serão analisados os seguintes tipos de falhas no sistema elétrico: fase-terra,
fase-fase, fase-fase-terra e trifásica. Para cada tipo de falha foi realizado um estudo de
sensibilidade e análise paramétrica com finalidade de avaliar o método com melhor precisão,
além de um estudo direcionado a melhorias no método proposto frente a dificuldades
encontradas. O método proposto conseguiu ser aplicado com uma taxa de erros muito baixa
para todos tipos de faltas. Ele mostrou-se mais eficiente em faltas que ocorrem a partir de 25
km do terminal local e com impedâncias de falta entre 1 e 10 ohms. Para impedâncias a partir
de 50 ohms o método apresentou limitações no seu desempenho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Localização de faltas em linhas de transmissão baseada no espectro de ondas viajantes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-26 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to study the phenomenon of traveling waves in transmission lines and
its application for fault location. For this, a bibliographic review was made and one of the
methods proposed in the literature was selected to identify failures in transmission lines to be
further investigated, which is based on the dominant frequency of the voltage signal in the line,
after opening the circuit breakers. A modeling of an electrical system based on real data
composed of two bars was made, without ATP software (Alternative Transients Program), so
that it is possible to observe the spectra of traveling waves after the occurrence of a fault and
the protection action. An algorithm is provided in the system so that the dominant frequency of
these residual waves is collected and, from it, the exact location when a fault has occurred is
estimated. The following types of faults in the electrical system will be distributed: phase-toground,
phase-to-phase, phase-to-earth and three-phase. For each type of failure, a sensitivity
study and parametric analysis were carried out with evaluation of the method with better
precision, in addition to a study aimed at improvements in the method in view of the difficulties
encountered. The method was able to be applied with a very low error rate for all types of faults.
It was shown to be more efficient in faults that occur from 25 km from the local terminal and
with fault impedances between 1 and 10 ohms. For impedances from 50 ohms, the method has
limitations in its performance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21050 |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-09T17:52:28Z |
|
dc.date.available |
2021-09-09 |
|
dc.date.available |
2021-09-09T17:52:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Faltas em linhas de transmissão |
pt_BR |
dc.subject |
Espectro de ondas viajantes |
pt_BR |
dc.subject |
Ondas viajantes |
pt_BR |
dc.subject |
Linhas de transmissão |
pt_BR |
dc.subject |
Transitórios eletromagnéticos |
pt_BR |
dc.subject |
Localização de faltas |
pt_BR |
dc.subject |
Software ATP |
pt_BR |
dc.subject |
Faults in transmission lines |
pt_BR |
dc.subject |
Traveling wave spectrum |
pt_BR |
dc.subject |
Traveling waves |
pt_BR |
dc.subject |
Transmission lines |
pt_BR |
dc.subject |
Electromagnetic transients |
pt_BR |
dc.subject |
Fault location |
pt_BR |
dc.subject |
ATP software |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PRISCO, Rodrigo Kalil. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fault location in transmission lines based on traveling wave spectrum. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PRISCO, Rodrigo Kalil. Localização de faltas em linhas de transmissão baseada no espectro de ondas viajantes. 2021. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21050 |
pt_BR |