DSpace/Manakin Repository

Avaliação: integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA JUNIOR, J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7796393000026897 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, B. M. R. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silvajunior
dc.description.resumo Nesta pesquisa intitulada avaliação integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento realizado entre 2020 e 2021 como trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. Nesta pesquisa adotamos a abordagem explicativa-exploratória e tivemos como objetivo geral: Compreender como se manifesta, ou não, o processo de integração dos saberes matemáticos às demais disciplinas a partir dos instrumentos de avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com dois professores pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede publica da cidade de Serra Branca – PB. Constatamos que os professores pesquisados compreendem que os conteúdos matemáticos são importantes na integração ou interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento. Quanto à integração dos conteúdos matemáticos nos instrumentos de avaliação percebemos que ainda há uma lacuna. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Avaliação: integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-26
dc.description.abstract In this paper, we present a research entitled evaluation: integration of mathematical knowledge in the early years with other areas of knowledge carried out between 2020 and 2021 as a final course work for the Specialization in Contextualized Education for Living with the Semiarid Region. In this research, we adopted the explanatoryexploratory approach and we had as the general objective: to understand how the process of integrating mathematical knowledge into other disciplines is manifested, or not, using the learning assessment instruments. The research was carried out with two pedagogue teachers who work in the early years of elementary school in the public network in the city of Serra Branca – PB. We found that the researched professors understand that mathematical content is important in the integration or interdisciplinarity with other areas of knowledge. As for the integration of mathematical content in the assessment instruments, we realized that there is still a gap. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21068
dc.date.accessioned 2021-09-10T17:42:20Z
dc.date.available 2021-09-10
dc.date.available 2021-09-10T17:42:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Matemática no ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Math education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Mathematics in elementary school pt_BR
dc.subject Math teaching pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA JUNIOR, José Manoel da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment: integration of mathematical knowledge in the early years with other areas of knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA JUNIOR, José Manoel da. Avaliação : integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento. 2021. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21068 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta