DSpace/Manakin Repository

A cultura dos causos populares: estratégias discursivas de leitura no Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, J. W. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARRETO, Maria Irisdene Batista.
dc.contributor.referee2 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.description.resumo Em consonância com a proposta do PROFLETRAS e considerando a necessidade de repensar o ensino, especialmente, o ensino de Língua Portuguesa, no tocante a busca da compreensão dos textos e de seus significados, estabelecendo relações com o seu universo de referencia, é que apresentaremos neste trabalho, uma proposta de intervenção com o intuito de melhorar o desempenho das habilidades leitoras dos alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, recorreremos ao gênero causo da Literatura Popular. É notório que, até então, pouco se aborda Literatura Popular no Ensino Básico e esta é vista por muitos, como literatura de menor valor, por isso, visamos desmistificar tal ideia apresentando a sua diversidade e riqueza cultural. Os causos, em questão, são do poeta e contador de causos, o paraibano, Jessier Quirino que através do humor, aborda diversas temáticas, dentre elas, a vida do matuto do Nordeste. Além disso, embasados nos postulados na Análise do Discurso francesa, analisaremos as entrelinhas dos causos, sua ideologia e seu contexto de produção. O humor é elemento de destaque no gênero em estudo neste trabalho, portanto, destacaremos alguns conceitos da Teoria do Humor Verbal de Raskin, bem como, consideraremos os elementos que são responsáveis por ativar os gatilhos no texto para a construção do risível. Portanto, ressaltamos que o propósito da pesquisa é apresentar a riqueza do causo e como é construído o humor neste gênero para os estudantes do ensino Fundamental II, enfatizando a leitura, a compreensão e a oralidade, já que este tipo de literatura nos conduz com leveza, à ideia de leitura como prazer, lazer e deleite. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A cultura dos causos populares: estratégias discursivas de leitura no Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2017-02-23
dc.description.abstract In line with the proposal of PROFLETRAS and considering the need to rethink teaching, especially Portuguese language teaching, in relation to the search of the understanding of texts and their meanings, establishing relations with its reference universe is what we will present in this work, a proposal of intervention with the intention of improving the performance of the reading abilities of the Elementary School II students. To do so, we will resort to the genre, tale of the Popular Literature. It is evident that until now little is addressed in Popular Literature in Basic Education and this is seen by many, as literature of lesser value, so we aim to demystify such idea by presenting its diversity and cultural richness. The tales in question are of the poet and accountant of tales, the Paraibano, Jessier Quirino that through humor, approaches several themes, among them, the life of the hillbilly Northeast. Moreover, based on the postulates in the French Discourse Analysis we will analyze among lines the causes, their ideology and their context of production. Humor is a prominent element in the study genre, so we will highlight some concepts of Raskin's Verbal Humor Theory as well as, we will consider the elements that are responsible for activating the triggers in the text for the construction of the risible. Therefore, we emphasize that the purpose of the research is to present the richness of the tales and how the humor in this genre is constructed for students of Elementary Education, emphasizing the reading, the comprehension and the orality, since this type of literature conduct us lightly, to the idea of reading with pleasure, leisure and delight. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/210
dc.date.accessioned 2018-01-02T17:23:15Z
dc.date.available 2018-01-02
dc.date.available 2018-01-02T17:23:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Humor pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Causos populares pt_BR
dc.subject Literatura popular pt_BR
dc.subject Discourse Analysis pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject popular literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Jacira Santana de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The culture of popular causes: discursive reading strategies in elementary school II. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Jacira santana de. A cultura dos causos populares: estratégias discursivas de leitura no Ensino Fundamental II. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta