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“De noite a cerca anda”: a grilagem de terras no município de Sumé-PB e sua relação com o ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo.

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dc.creator.ID CARNEIRO, I. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3332794079294992 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.referee2ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.carneiro
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho foi o de analisarmos de que maneira o tema grilagem de terras no município de Sumé-PB é abordado (ou não) no ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. Foram nossos interesses específicos: problematizarmos, do ponto de vista histórico, como se conformou a questão agrária no Brasil, na Paraíba e no município de Sumé - PB; estudarmos os conflitos por terra ocorridos no Brasil, na Paraíba e no município de Sumé- PB, especificamente os que envolveram a grilagem de terras; e analisarmos de que maneira a grilagem de terras ocorrida no município de Sumé-PB é tomada no ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. Como aporte teórico-metodológico para compreensão das problemáticas levantadas sobre a questão agrária faremos uso do Materialismo Histórico Dialético, onde iremos investigar as relações diretas entre as lutas de classes que de modo específico se expressam nos conflitos dos grandes proprietários/latifundiários com os camponeses que possuem, em sua grande maioria, pequenas propriedades/posses rurais. A coleta de dados se deu através de consulta a uma bibliografia geral e específica e a um conjunto de fontes diretas, tais como: sesmarias, dados do IBGE, do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Leis brasileiras, literatura de cordel, entrevistas e questionários semiestruturados e Planos de Cursos. Os estudos realizados permitiram compreendermos a realidade agrária no município de Sumé- PB, um tema que, até o presente momento, foi muito pouco estudado e analisado academicamente. Buscar entender a realidade deste município em que residimos, portanto, enquanto docente em formação, significa, também, se propor a intervir em suas contradições em favor das classes marginalizadas. As conclusões permitiram, por fim, entendermos que esta realidade agrária brasileira e local, particularmente, a grilagem de terras não é abordada como conteúdo didático no ensino das Ciências Humanas e Sociais da escola do campo UMEIF “José Bonifácio Barbosa de Andrade” do município de Sumé-PB que se propõe como referência de Educação do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title “De noite a cerca anda”: a grilagem de terras no município de Sumé-PB e sua relação com o ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2021-09-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21131
dc.date.accessioned 2021-09-15T17:05:22Z
dc.date.available 2021-09-15
dc.date.available 2021-09-15T17:05:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ciências Humanas e Sociais - ensino pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Grilagem de terras – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Questão agrária pt_BR
dc.subject Fazenda Pedra Cumprida – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Human and Social Sciences - teaching pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Land grabbing - Sumé - PB pt_BR
dc.subject Agrarian question pt_BR
dc.subject Pedra Comprida Farm – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School – Sumé – PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARNEIRO, Iris Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “At night the fence walks”: land grabbing in the municipality of Sumé-PB and its relationship with the teaching of Human and Social Sciences at a rural school. pt_BR
dc.identifier.citation CARNEIRO, Iris Barbosa. “De noite a cerca anda”: a grilagem de terras no município de Sumé-PB e sua relação com o ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. 2021. 136f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21131 pt_BR
dc.description.resumen El objetivo de este trabajo fue analizar cómo se aborda (o no) el tema del acaparamiento de tierras en el municipio de Sumé-PB en la enseñanza de las Ciencias Humanas y Sociales en una escuela rural. Nuestros intereses específicos fueron: problematizar, desde un punto de vista histórico, cómo se plasmó la cuestión agraria en Brasil, Paraíba y en el municipio de Sumé - PB; estudiar los conflictos territoriales en Brasil, Paraíba y el municipio de Sumé-PB, específicamente los relacionados con el acaparamiento de tierras; y analizar cómo se utiliza el acaparamiento de tierras que tuvo lugar en el municipio de Sumé-PB en la enseñanza de Ciencias Humanas y Sociales en una escuela rural. Como aporte teórico-metodológico para comprender las cuestiones planteadas sobre la cuestión agraria, utilizaremos el Materialismo Histórico Dialéctico, donde investigaremos las relaciones directas entre las luchas de clases que se expresan específicamente en los conflictos de los latifundistas / terratenientes con los campesinos propietarios, en su mayor parte, pequeñas propiedades / posesiones rurales. La recolección de datos se realizó a través de la consulta de una bibliografía general y específica y un conjunto de fuentes directas, tales como: sesmarias, datos del IBGE, el Sistema Nacional de Registro Rural (SNCR) y el Registro Ambiental Rural (CAR), leyes brasileñas, cadena literatura, entrevistas y cuestionarios semiestructurados y Planes de Curso. Los estudios realizados permitieron comprender la realidad agraria en la ciudad de Sumé-PB, un tema que, hasta ahora, ha sido muy poco estudiado y analizado académicamente. Buscar comprender la realidad de este municipio en el que vivimos, por tanto, como docente en formación, significa también proponer intervenir en sus contradicciones a favor de las clases marginadas. Finalmente, las conclusiones permitieron comprender que esta realidad agraria brasileña y local, en particular el acaparamiento de tierras, no se aborda como contenido didáctico en la enseñanza de las Ciencias Humanas y Sociales en la escuela de campo de la UMEIF “José Bonifácio Barbosa de Andrade” en el municipio. de Sumé-PB que se propone como referente para la Educación Rural. pt_BR


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