dc.creator.ID |
CARNEIRO, I. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332794079294992 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE NETO, F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Isaac Alexandre da. |
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dc.contributor.referee1ID |
SILVA, I. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SÁ, C. F. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.carneiro |
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dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho foi o de analisarmos de que maneira o tema grilagem de terras no
município de Sumé-PB é abordado (ou não) no ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma
escola do campo. Foram nossos interesses específicos: problematizarmos, do ponto de vista
histórico, como se conformou a questão agrária no Brasil, na Paraíba e no município de Sumé
- PB; estudarmos os conflitos por terra ocorridos no Brasil, na Paraíba e no município de Sumé-
PB, especificamente os que envolveram a grilagem de terras; e analisarmos de que maneira a
grilagem de terras ocorrida no município de Sumé-PB é tomada no ensino de Ciências
Humanas e Sociais de uma escola do campo. Como aporte teórico-metodológico para
compreensão das problemáticas levantadas sobre a questão agrária faremos uso do
Materialismo Histórico Dialético, onde iremos investigar as relações diretas entre as lutas de
classes que de modo específico se expressam nos conflitos dos grandes
proprietários/latifundiários com os camponeses que possuem, em sua grande maioria, pequenas
propriedades/posses rurais. A coleta de dados se deu através de consulta a uma bibliografia
geral e específica e a um conjunto de fontes diretas, tais como: sesmarias, dados do IBGE, do
Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Leis
brasileiras, literatura de cordel, entrevistas e questionários semiestruturados e Planos de Cursos.
Os estudos realizados permitiram compreendermos a realidade agrária no município de Sumé-
PB, um tema que, até o presente momento, foi muito pouco estudado e analisado
academicamente. Buscar entender a realidade deste município em que residimos, portanto,
enquanto docente em formação, significa, também, se propor a intervir em suas contradições
em favor das classes marginalizadas. As conclusões permitiram, por fim, entendermos que esta
realidade agrária brasileira e local, particularmente, a grilagem de terras não é abordada como
conteúdo didático no ensino das Ciências Humanas e Sociais da escola do campo UMEIF “José
Bonifácio Barbosa de Andrade” do município de Sumé-PB que se propõe como referência de
Educação do Campo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
“De noite a cerca anda”: a grilagem de terras no município de Sumé-PB e sua relação com o ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21131 |
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dc.date.accessioned |
2021-09-15T17:05:22Z |
|
dc.date.available |
2021-09-15 |
|
dc.date.available |
2021-09-15T17:05:22Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências Humanas e Sociais - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Grilagem de terras – Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Questão agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Fazenda Pedra Cumprida – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Human and Social Sciences - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Land grabbing - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian question |
pt_BR |
dc.subject |
Pedra Comprida Farm – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARNEIRO, Iris Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“At night the fence walks”: land grabbing in the municipality of Sumé-PB and its relationship with the teaching of Human and Social Sciences at a rural school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARNEIRO, Iris Barbosa. “De noite a cerca anda”: a grilagem de terras no município de Sumé-PB e sua relação com o ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. 2021. 136f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21131 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo de este trabajo fue analizar cómo se aborda (o no) el tema del acaparamiento de
tierras en el municipio de Sumé-PB en la enseñanza de las Ciencias Humanas y Sociales en una
escuela rural. Nuestros intereses específicos fueron: problematizar, desde un punto de vista
histórico, cómo se plasmó la cuestión agraria en Brasil, Paraíba y en el municipio de Sumé -
PB; estudiar los conflictos territoriales en Brasil, Paraíba y el municipio de Sumé-PB,
específicamente los relacionados con el acaparamiento de tierras; y analizar cómo se utiliza el
acaparamiento de tierras que tuvo lugar en el municipio de Sumé-PB en la enseñanza de
Ciencias Humanas y Sociales en una escuela rural. Como aporte teórico-metodológico para
comprender las cuestiones planteadas sobre la cuestión agraria, utilizaremos el Materialismo
Histórico Dialéctico, donde investigaremos las relaciones directas entre las luchas de clases que
se expresan específicamente en los conflictos de los latifundistas / terratenientes con los
campesinos propietarios, en su mayor parte, pequeñas propiedades / posesiones rurales. La
recolección de datos se realizó a través de la consulta de una bibliografía general y específica y
un conjunto de fuentes directas, tales como: sesmarias, datos del IBGE, el Sistema Nacional de
Registro Rural (SNCR) y el Registro Ambiental Rural (CAR), leyes brasileñas, cadena
literatura, entrevistas y cuestionarios semiestructurados y Planes de Curso. Los estudios
realizados permitieron comprender la realidad agraria en la ciudad de Sumé-PB, un tema que,
hasta ahora, ha sido muy poco estudiado y analizado académicamente. Buscar comprender la
realidad de este municipio en el que vivimos, por tanto, como docente en formación, significa
también proponer intervenir en sus contradicciones a favor de las clases marginadas.
Finalmente, las conclusiones permitieron comprender que esta realidad agraria brasileña y
local, en particular el acaparamiento de tierras, no se aborda como contenido didáctico en la
enseñanza de las Ciencias Humanas y Sociales en la escuela de campo de la UMEIF “José
Bonifácio Barbosa de Andrade” en el municipio. de Sumé-PB que se propone como referente
para la Educación Rural. |
pt_BR |