dc.creator.ID |
SANTANA, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1613031646651443 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TESET, Idelso Espinosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TESET, I. E. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NIETO NÚÑEZ, Idelso. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARTOS, Secundino Vigón. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos
presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018,
2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as
dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do
estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY,
1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI,
2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ,
1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017;
RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se
dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das
HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do
tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42%
está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao
desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados
e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias
diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir
disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o
desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros
textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-16T20:46:52Z |
|
dc.date.available |
2021-09-16 |
|
dc.date.available |
2021-09-16T20:46:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Espanhol como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish as a foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
Book teaching Spanish |
pt_BR |
dc.subject |
Comics |
pt_BR |
dc.subject |
Reading comprehension |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Español como lengua extranjera |
pt_BR |
dc.subject |
Reserva enseñanza de español |
pt_BR |
dc.subject |
Cómics |
pt_BR |
dc.subject |
Comprensión lectora |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la lengua española |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTANA, Adinatan Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
spa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
História em quadrinhos no livro didático de: sua presença e uso para o desenvolvimento da compreensão de leitura. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Comics in the teaching book of ELE: its presence and use for the development of reading compression. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo de investigación es de naturaleza cualitativa y buscaba analizar las historietas
presentes en la colección de libros didácticos Sentidos en Lengua Española que contemplan los
años de (2018, 2019, 2020) para establecer su lugar en ese material e identificar, describir y
analizar las dedicadas a la promoción del desarrollo de la comprensión lectora en ELE. La base
teórica del estudio está integrada por los conceptos de historieta (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY,
1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI,
2017), libro didáctico (CARNEIRO; MOL, 2005) y comprensión lectora en LE (RAMÍREZ,
1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017;
RODRIGO, 2018). Para ello, se utilizaron como base los estudios de Moreira (2013). Nuestra
investigación se dividió en tres partes siguiendo los preceptos de observación, descripción y
análisis: 1. Presencia de las historietas en la colección; 2. Identificación de las historietas que
desarrollan la CL en ELE; 3. Análisis del tratamiento de las historietas. Los resultados
mostraron que en un universo de 560 géneros, solo 6,42% está representado por 36 historietas,
de las cuales, 28 están dedicadas al desarrollo de la CL. Esos resultados permiten concluir que
los objetivos fueron alcanzados y que la presencia y el tratamiento de las historietas incluidas
en esta colección de LD no son satisfactorios de cara a las orientaciones y directrices oficiales
(PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir de eso se recomienda ampliar las
investigaciones que tengan como tema las historietas en el LD para el desarrollo de la CL en
ELE o investigar las preferencias de los alumnos en materia de géneros textuales para el
desarrollo de las cuatro destrezas lingüísticas. |
pt_BR |