DSpace/Manakin Repository

Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTANA, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1613031646651443 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TESET, Idelso Espinosa.
dc.contributor.advisor1ID TESET, I. E. pt_BR
dc.contributor.referee1 NIETO NÚÑEZ, Idelso.
dc.contributor.referee2 ARTOS, Secundino Vigón.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161
dc.date.accessioned 2021-09-16T20:46:52Z
dc.date.available 2021-09-16
dc.date.available 2021-09-16T20:46:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Espanhol como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Livro didático de espanhol pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Compreensão leitura pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.subject Spanish as a foreign language pt_BR
dc.subject Book teaching Spanish pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Reading comprehension pt_BR
dc.subject Spanish language teaching pt_BR
dc.subject Español como lengua extranjera pt_BR
dc.subject Reserva enseñanza de español pt_BR
dc.subject Cómics pt_BR
dc.subject Comprensión lectora pt_BR
dc.subject Enseñanza de la lengua española pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Adinatan Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language spa pt_BR
dc.title.alternative História em quadrinhos no livro didático de: sua presença e uso para o desenvolvimento da compreensão de leitura. pt_BR
dc.title.alternative Comics in the teaching book of ELE: its presence and use for the development of reading compression. pt_BR
dc.identifier.citation SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo de investigación es de naturaleza cualitativa y buscaba analizar las historietas presentes en la colección de libros didácticos Sentidos en Lengua Española que contemplan los años de (2018, 2019, 2020) para establecer su lugar en ese material e identificar, describir y analizar las dedicadas a la promoción del desarrollo de la comprensión lectora en ELE. La base teórica del estudio está integrada por los conceptos de historieta (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), libro didáctico (CARNEIRO; MOL, 2005) y comprensión lectora en LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018). Para ello, se utilizaron como base los estudios de Moreira (2013). Nuestra investigación se dividió en tres partes siguiendo los preceptos de observación, descripción y análisis: 1. Presencia de las historietas en la colección; 2. Identificación de las historietas que desarrollan la CL en ELE; 3. Análisis del tratamiento de las historietas. Los resultados mostraron que en un universo de 560 géneros, solo 6,42% está representado por 36 historietas, de las cuales, 28 están dedicadas al desarrollo de la CL. Esos resultados permiten concluir que los objetivos fueron alcanzados y que la presencia y el tratamiento de las historietas incluidas en esta colección de LD no son satisfactorios de cara a las orientaciones y directrices oficiales (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir de eso se recomienda ampliar las investigaciones que tengan como tema las historietas en el LD para el desarrollo de la CL en ELE o investigar las preferencias de los alumnos en materia de géneros textuales para el desarrollo de las cuatro destrezas lingüísticas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta