dc.creator.ID |
FERREIRA, R. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8704111253995663 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENEZES, Ana Célia Silva de. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA, Adelaide Pereira da. |
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dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.ferreira |
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dc.description.resumo |
Este trabalho se insere na linha de pesquisa Educação Contextualizada, Formação de
Professores e Prática Pedagógica do Curso de Especialização em Educação Contextualizada
para a Convivência com o Semiárido, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido,
da Universidade Federal de Campina Grande. Tem como objeto de estudo os princípios e
fundamentos da Educação Contextualizada na prática pedagógica de uma escola pública
localizada no município de Zabelê, no território do Cariri Paraibano. O objetivo que norteou a
pesquisa foi analisar os referenciais teóricos da Educação Contextualizada para a convivência
com o semiárido, numa prática educativa de dimensão territorial. O desenho investigativo
exigiu algumas especificações como: a) identificar as bases políticas, pedagógicas e
metodológicas do paradigma hegemônico e suas implicações na educação; b) discutir a
emergência do paradigma da Convivência com o Semiárido e sua relação com a Educação
Contextualizada; c) refletir como uma prática educativa no cariri vai incorporando no seu fazer
pedagógico os fundamentos da Educação Contextualizada. Com base nesses objetivos, nossa
questão norteadora de pesquisa foi: como se manifestam os fundamentos e princípios da
educação contextualizada na prática de uma escola no cariri paraibano? Para tanto, nos
referenciamos no aporte teóricometodológico
da abordagem qualitativa (MINAYO, 2010), na
perspectiva do materialismo histórico (NETO, 2011; SAVIANI, 2013). A pesquisa teve como
campo empírico o município de Zabelê e como sujeitos colaboradores os docentes da Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva. Nos
procedimentos e instrumentos da pesquisa o método da pesquisa participante contribuiu para
orientar a observação realizada ao longo do trabalho. Agregouse
ao desenvolvimento do
trabalho, o estudo exploratório sobre Educação Contextualizada (MARTINS, 2006; SILVA,
2009; SILVA, 2010; BAPTISTA & CAMPOS, 2013). Como resultados, identificamos práticas
educativas substancialmente transgressoras com potencial de reorganizar o trabalho pedagógico
da escola, de maneira, estruturante e permanente. Por fim, a pesquisa possibilitou compreender
que o paradigma da educação contextualizada ao se fundir com a pedagogia históricocrítica
forjam reflexões concretas capazes de provocar o inédito viável. Mas que, para isso, é
necessário o coletivo de docentes se apropriarem dos fundamentos teóricometodológicos
das
teorias críticas e conceberem a educação para o semiárido como um ato político. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Educação Contextualizada como práxis educativa no município de Zabelê – PB: formação e emancipação humana. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21173 |
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dc.date.accessioned |
2021-09-17T19:09:46Z |
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dc.date.available |
2021-09-17 |
|
dc.date.available |
2021-09-17T19:09:46Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Zabelê – PB – escola pública |
pt_BR |
dc.subject |
Transgressões pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Coexistence with the semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Education contextualized |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Practice pedagogical |
pt_BR |
dc.subject |
Zabelê – PB – public school |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical transgressions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Rafael de Farias. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contextualized Education as an educational praxis in the city of Zabelê – PB: human formation and emancipation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Rafael de Farias. Educação Contextualizada como práxis educativa no município de Zabelê – PB: formação e emancipação humana. 2021. 111f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21173 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo forma parte de la línea de investigación Educación Contextualizada, Formación
Docente y Práctica Pedagógica del Curso de Especialización en Educación Contextualizada
para la Convivencia con el Semiárido, del Centro de Desarrollo Sostenible del Semiárido, de la
Universidad Federal de Campina Grande. Su objeto de estudio son los principios y fundamentos
de la Educación Contextualizada en la práctica pedagógica de una escuela pública ubicada en
el municipio de Zabelê, en el territorio de Cariri Paraibano. El objetivo que guió la investigación
fue analizar los referentes teóricos de la Educación Contextualizada para la convivencia con el
semiárido en una práctica educativa de dimensión territorial. El diseño investigativo demandó
algunas especificaciones como: a) identificar las bases políticas, pedagógicas y metodológicas
del paradigma hegemónico y sus implicaciones en la educación; b) discutir el surgimiento del
paradigma de convivencia con el semiárido y su relación con la Educación Contextualizada; c)
reflexionar sobre cómo una práctica educativa en Cariri incorpora los fundamentos de la
Educación Contextualizada en su práctica pedagógica. A partir de estos objetivos nuestras
preguntas de investigación fueron: a) ¿cuáles son los fundamentos teóricos, políticos y
metodológicos de la Educación Contextualizada? b) en la práctica de una escuela de Cariri,
Paraíba, ¿cómo se manifiestan estos fundamentos y principios? c) ¿cuáles son los avances y los
límites o contradicciones de esta práctica? Para ello, nos remitimos a la aportación teórica y
metodológica del enfoque cualitativo (MINAYO, 2010), desde la perspectiva del materialismo
histórico (NETO, 2011; SAVIANI, 2013). El campo empírico de la investigación fue el
municipio de Zabelê y como sujetos colaboradores los profesores de la Escola Municipal de
Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva. En los procedimientos e
instrumentos de investigación, el método de investigación participante contribuyó a orientar la
observación participante realizada a lo largo del trabajo, articulando la revisión bibliográfica y
el análisis documental (FONSECA, 2002) sobre Educación Contextualizada (MARTINS, 2006;
SILVA, 2009; SILVA, 2010; BAPTISTA & CAMPOS, 2013). Como resultados identificamos
prácticas educativas sustancialmente transgresoras con el potencial de reorganizar el trabajo
pedagógico de la escuela, de forma estructurada y permanente. Finalmente, la investigación
permitió comprender que el paradigma de la educación contextualizada al fusionarse con la
pedagogía críticohistórica
forja reflexiones concretas capaces de provocar lo inédito viable.
Pero, para ello, es necesario que el colectivo de profesores se apropie de los fundamentos
teóricometodológicos
de las teorías críticas y conciba la educación para el semiárido como un
acto político. |
pt_BR |