dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, A. C. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BUENO, Maria Ioneida Ramalho. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.description.resumo |
A sexualidade é um tema que faz parte da construção do sujeito, porém ainda é
considerado um assunto difícil e complexo para algumas pessoas. A pesquisa a
seguir debate questões em torno do tema Educação e Sexualidade. Dessa forma, o
trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções dos graduandos que estão
no final do curso de Pedagogia do CPF/UFCG, sobre sexualidade. Para tanto, foi
realizado uma coleta de dados com treze sujeitos da Universidade Federal de
Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou interpretar
concepções e explicar conceitos de alguns grupos sociais. Ademais, esta pesquisa
pode ser classificada como uma pesquisa de campo. O instrumento utilizado foi um
questionário contendo sete questões. Na construção do referencial teórico,
procurou-se enfatizar a perspectiva de que a sexualidade embora seja inata é
fortemente influenciada e influenciadora do meio social de cada sujeito. Nesta parte,
foram debatidas as várias transformações e intensas mudanças que influenciam os
pensamentos e concepções de toda a humanidade. Destacam-se os conceitos
relativos à temática da sexualidade, enfatizando a sexualidade na visão do
construtivismo social de Guacira Lopes Louro (2013), Maria Luiza Heilbonr (2002),
León (2011), Loiola (2009) Figueiró (2006), Stearns (2010), Flores (2004), entre
outros. Estes autores defendem que a sexualidade é construída socialmente pela
cultura e contexto de cada sujeito. O último ponto do referencial é uma discussão
sobre sexualidade e escola, neste ponto, reflete-se o espaço de discussão aberto
para a sexualidade dentro das escolas, e o fato delas ainda enfatizarem pouco esse
tema, talvez por falta de conhecimento. Os dados apresentados estão em forma de
quadros e analisados de forma descritiva. Com base no referencial e a partir dos
dados analisados, percebeu-se que há uma dificuldade por parte dos sujeitos, em
falar sobre sexualidade, os seus conceitos não estão em uma perspectiva de
construção social. Os mesmos relatam que sentem falta de uma discussão maior no
curso sobre o tema em questão. Nas considerações finais, concluiu-se que existe
um grande tabu por parte da maioria dos sujeitos entrevistados a respeito da
temática e que os mesmos não se sentem preparados para abordar a sexualidade
nas escolas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Concepções dos graduandos em pedagogia acerca da sexualidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Sexuality is a topic that is part of the construction of the subject, but is still considered
a difficult and complex issue for some people. The research then debate issues
surrounding the Education and Sexuality theme. Thus, the work has as main
objective to analyze the conceptions of the students who are at the end of the
Pedagogy course CPF / UFCG on sexuality. Therefore, we performed a pickup data
subject thirteen of the Federal University of Campina Grande. This is a qualitative
study that sought to interpret concepts and explain concepts of some social groups.
Furthermore, this research can be classified as a field research. The instrument used
was a questionnaire containing seven questions. In the construction of the theoretical
framework, we tried to emphasize the perspective that sexuality is innate but is
strongly influenced and influencer of the social environment of each subject. In this
part, we discussed the various transformations and deep changes that influence the
thoughts and ideas of all mankind. Continuing, we highlight the concepts related to
the theme of sexuality, emphasizing sexuality in view of social constructivism Guacira
Lopes Louro (2013), Maria Luiza Heilbonr (2002), León (2011), Loiola (2009)
Figueiró (2006), Stearns (2010), Flores (2004), among others. These authors argue
that sexuality is socially constructed by culture and context of each subject. The last
point of reference is a discussion of sexuality and school at this point is reflected in
the open discussion space for sexuality in schools, and the fact that they still
emphasize just this subject, perhaps for lack of knowledge. The data presented are in
the form of tables and analyzed descriptively. Based on the reference and from the
data analyzed, it was noticed that there is a difficulty of the subjects, to talk about
sexuality, their concepts are not in a perspective of social construction. They report
that they feel a lack of further discussion on the theme of the course in question.
Finally the conclusion, it was concluded that there is a big taboo by the majority of
the subjects interviewed about the subject and that the subjects involved in the
research do not feel prepared to address sexuality in schools. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21180 |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-20T12:46:57Z |
|
dc.date.available |
2021-09-20 |
|
dc.date.available |
2021-09-20T12:46:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade concepção de graduandos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Graduandos em Pedagogia UFCG - CPF |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade construção social |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Education and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality conception of undergraduates |
pt_BR |
dc.subject |
School and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Undergraduates in Pedagogy UFCG - CPF |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality social construction |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PARNAÍBA, Maria Alzira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions of undergraduates in pedagogy about sexuality. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PARNAÍBA, Maria Alzira. Concepções dos graduandos em pedagogia acerca da sexualidade. 2016. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |