dc.creator.ID |
FRANÇA, D. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GARCIA, Francilene. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GARCIA, F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENEZES, Robert Kalley. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MENEZES, R. K. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Hazencleve Freire de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MEDEIROS, H. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho e resultado do estagio supervisionado desenvolvido pela aluna
Dilane Diniz de Franca, matriculada no curso de Bacharelado em Ciências da Computação,
da Universidade Federal da Paraíba, sob matricula de numero 942.1047-X, junto a empresa
ByteCom Sistemas Ltda, situada a Av. Aprígio Veloso, 882 - Bodocongó, tendo como
objetivo mostrar de que forma a empresa por atuar no sentido de melhorar seu serviço de
Suporte Técnico, através a adoção de uma abordagem flexível que possa atender as
demandas do mercado e as expectativas dos clientes quanto ao produto.
Visando ainda atender as exigências curriculares do Conselho Federal de Educação,
para a obtenção do Diploma de Bacharel em Ciências da Computação, o estagio foi uma
oportunidade valiosa para a associação das teorias de informatica vistas em sala da aula
durante todo o período de aprendizado acadêmico.
O tema escolhido, busca enfatizar a necessidade de implantação de uma politica de
suporte efetiva, visando a busca da melhoria continua através da aplicação dos conceitos de
qualidade aos processos de atendimento ao cliente e de desenvolvimento de software. Esse
processo de mudanças deve ocorrer harmonicamente , enfatizando, ainda, a importância
que cada elemento da equipe tem para que haja o crescimento da organização.
O conteúdo deste relatório foi distribuído em seis capítulos.
No capítulo I presenta-se o perfil de empresa na qual o estágio foi realizado, mostrando suas principais características.
No Capitulo I I enfoca-se o estagio propriamente dito, incluindo a delimitação da
área de atuação escolhida, os objetivos do relatório, justificativa pela escolha do tema,
descrição das atividades desenvolvidas e respectivos cronogramas.
No Capitulo I I I apresenta-se a fundamentação teórica a cerca da Engenharia de
Software - área sobre a qual esta inserido este trabalho, e sobre o Suporte Técnico Pós-venda,
importante fonte de informação para a empresa sobre as necessidades e expectativas
do cliente, enfatizando a importância da qualidade dos serviços prestados para atrair e
manter os clientes e funcionários, levando ao aumento da produtividade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Elaboração e implantação de um sistema de gestão de suporte para a ByteCom Sistemas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21185 |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-20T17:25:31Z |
|
dc.date.available |
2021-09-20 |
|
dc.date.available |
2021-09-20T17:25:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio em Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.subject |
ByteCom Sistemas |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de gestão do suporte |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento ao cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Política de suporte |
pt_BR |
dc.subject |
Suporte técnico |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação do cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Quality Function Deployment - QFD |
pt_BR |
dc.subject |
QFD - Quality Function Deployment |
pt_BR |
dc.subject |
Internship in Computer Science |
pt_BR |
dc.subject |
ByteCom Systems |
pt_BR |
dc.subject |
Support Management System |
pt_BR |
dc.subject |
Customer service |
pt_BR |
dc.subject |
Support policy |
pt_BR |
dc.subject |
Technical support |
pt_BR |
dc.subject |
Customer satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Quality Function Deployment - QFD |
pt_BR |
dc.subject |
QFD - Quality Function Deployment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FRANÇA, Dilane Diniz de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Development and implementation of a support management system for ByteCom Sistemas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FRANÇA, Dilane Diniz. Elaboração e implantação de um sistema de gestão de suporte para a ByteCom Sistemas. 2001. 87f. (Relatório de Estágio), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21185 |
pt_BR |