DSpace/Manakin Repository

Leitura escrita e letramento: uma proposta de sequência didática   com gênero reportagem. 

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.referee2 FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de.
dc.description.resumo O espaço escolar pode oferecer estímulos apropriados no que concerne ao gosto pela leitura, escrita e consequente letramento desde que sejam oportunizados momentos incentivadores e estimulantes. Para que situações de efetivo aprendizado aconteçam, professores precisam utilizar ferramentas de forma a proporcionar uma mudança na vida estudantil e pessoal de seus alunos. Sob essa perspectiva, entende­se que a qualidade das vivências e momentos oferecidos aos alunos dentro do âmbito escolar serão determinantes para um aprendizado real e significativo. Diante disso, este trabalho objetiva discutir questões relativas à importância da aquisição de uma leitura e escrita competentes, ao mesmo tempo em que promove reflexões acerca do trabalho do professor, discutindo o seu papel como um educador que instiga o aluno, desperta curiosidades e orienta­o de forma que o educando aprenda e saiba utilizar os conhecimentos adquiridos. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de letramento para o 9º ano do Ensino Fundamental, através de uma sequência didática comentada e justificada teoricamente com o gênero reportagem. O corpus da sequência didática foi extraído da Revista Mundo Estranho e a reportagem escolhida, “Como era uma balada nos anos 60?” oferece instigante conhecimento cultural que encontra eco nos dias atuais, sendo por demais atraente para o público­alvo. Para tanto, contará com o suporte teórico de Leffa (1996), Antunes (2013), Almeida (2010), Vieira (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), PCN­LP (1997), Cosson (2007) e Oliveira (2013), dentre outros. Esta pesquisa oferece ao professor um material didático que pode enriquecer o fazer pedagógico através da prática, da análise e observação dos resultados de modo a oportunizar momentos contínuos de aprendizado no dia a dia escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Leitura escrita e letramento: uma proposta de sequência didática   com gênero reportagem.  pt_BR
dc.date.issued 2015-07-23
dc.description.abstract The school can offer appropriate stimulus concerning reading, writing and literacy since motivating moments are promoted in its daily routine. For situations of effective learning take place, teachers need to use the right tools to promote change in the students‟ school and personal life. From this perspective, it is understood that the quality of those moments are fundamental for a real and effective learning. So, this research aims at discussing issues related to the importance of reading and writing skills, and analyses some of the teacher‟s practices, discussing his role as a facilitator of learning, and it also reflects on the need for the teacher in motivating and guiding thestudents in order for them to learn and know how to use the acquired knowledge. , this research presents a didactic sequence through the genre “reportage”, theoretically commented and justified. The didactic sequence corpus was taken from the magazine “RevistaMundoEstranho” [Strange World Magazine] and the reportage, “How was a typical 1960s party?” (our translation) offers inspiring cultural knowledge that can be linked to the students‟s today‟s life, being ­ the theme ­ very attractive to the target audience. For such task, the theoretical support will be taken from Leffa (1996), Antunes (2013), Almeida (2010), Vieira (2005), Dolz, Noverraz&Schneuwly (2013), PCN­LP (1997), Cosson (2007) e Oliveira (2013), among others. This research offers the teacher a didactic material that can enrich his professional practice through the idea of a praxis concerned with analysis and observation of results, aiming positive daily results. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21202
dc.date.accessioned 2021-09-21T12:39:02Z
dc.date.available 2021-09-21
dc.date.available 2021-09-21T12:39:02Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino fundamental- didática pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Elementary school-didactics pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Márcia Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading writing andliteracy: a didactic sequence proposal with gender reporting. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Márcia Rodrigues de. Leitura escrita e letramento: uma proposta de sequência didática com gênero reportagem. 2015. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta