Repositorio Dspace/Manakin

 Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos  multiletramentos.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
dc.contributor.referee1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo Nas últimas décadas, as contribuições da ciência linguística para o ensino da língua portuguesa têm sido muito produtivas, mas, a prática em sala de aula não atende totalmente às demandas atuais. Isso porque as ações metodológicas, muitas vezes, seguem concepção tradicional, resultando em uma aprendizagem fragmentada. Desse modo, objetivas e investigar a prática da retextualização na perspectiva dos multiletramentos, com vistas a sua contribuição no fazer pedagógico do professor. Para tanto, os objetivos específicos são: esboçar um percurso teórico abordando as contribuições da Linguística Textual para o estudo do texto; fomentar o uso da retextualização como ferramenta metodológica para a leitura e a produção textual; apresentar a pedagogia dos multiletramentos como suporte teórico e suas contribuições para as aulas de Língua Portuguesa; destacar a relevância dos gêneros textuais no ensino aprendizagem e, produzir um caderno pedagógico envolvendo o processo de retextualização à luz dos múltiplos letramentos para professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa encontrou respaldo nas contribuições da Linguística Textual, considerando o processo de retextualização da oralidade para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Para isso considerou ­se, principalmente, os aportes teóricos de: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell’Isola (2007); Rojo (2009) e Rojo; Moura (2012). No que se refere à metodologia trata ­se de uma pesquisa bibliográfica, inserida no campo exploratório e de abordagem qualitativa que teve como produto final a apresentação de um caderno pedagógico com três oficinas de retextualização da fala para a escrita, na perspectiva dos multiletramentos. Nesse sentido, a pesquisa em questão justifica ­se por contribuir com a prática teórico metodológica do professor da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental II, e por envolver os estudantes em uma multiplicidade de textos, em situações reais de produção, compreendendo seus conhecimentos prévios, valores, culturas e crenças. Dessa forma, destaca-­se, também, o desejo de compartilhar saberes e experiências, vivenciadas no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, a fim de aprimorar o ensino da língua portuguesa, mediado pelas atuais concepções de interação e de linguagem que permeiam o universo escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title  Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos  multiletramentos. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-22
dc.description.abstract In recent decades, the contributions of linguistic science to the teaching of the Portuguese language have been very productive, but the practice in the classroom does not fully meet current demands. This is because methodological actions often follow the traditional design, resulting in fragmented learning. Thus, the objective is to investigate the practice of retextualization from the perspective of multiliteracies, with a view to its contribution to the teacher's pedagogical work. Therefore, the specific objectives are: to outline a theoretical path addressing the contributions of Textual Linguistics to the study of text; encourage the use of retextualization as a methodological tool for reading and textual production; present the pedagogy of multiliteracies as theoretical support and its contributions to Portuguese language classes; highlight the relevance of textual genres in teaching and learning and produce a pedagogical notebook involving the retextualization process in the light of multiple literacies for teachers in the Final Years of Elementary School II. The research found support in the contributions of Textual Linguistics, considering the retextualization process from orality to writing, from the perspective of multiliteracies. For this, it was considered, mainly, the theoretical contributions of: Travaglia (2013); Koch (2000); Costa Val (2008); Marcuschi (2008, 2010); Dell'Isola (2007); Rojo (2009) and Rojo; Moura (2012). With regard to the methodology, this is a bibliographical research, inserted in the exploratory field and with a qualitative approach, which had as it final product the presentation of a pedagogical notebook with three retextualization workshops from speech to writing, from the perspective of multiliteracies. In this sense, the research in question is justified by contributing to the theoretical­methodological practice of public school teachers in the final years of Elementary School II, and by involving students in a multiplicity of texts, in real production situations, including their prior knowledge, values, cultures and beliefs. Thus, there is also the desire to share knowledge and experiences, experienced in the Professional Master's Degree Program in Letters ­ PROFLETRAS, in order to improve the teaching of the Portuguese language, mediated by the current concepts of interaction and language that permeate the school universe. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21206
dc.date.accessioned 2021-09-21T13:37:09Z
dc.date.available 2021-09-21
dc.date.available 2021-09-21T13:37:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Linguística textual pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Multiliteracy pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Text linguistics pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Maria José Abreu.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Retextualization: from orality to writing from the perspective of multiliteracies. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Maria José Abreu. Retextualização: da oralidade para a escrita na perspectiva dos  multiletramentos. 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta