dc.creator.ID |
NEGREIRO, W. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3532605870459146 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIGÓN ARTOS, Secundino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIGÓN ARTOS, S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9777041327467174 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ESTEVE, Cristina Corral. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Milena Meira Ramos dos. |
|
dc.description.resumo |
As competências comunicativas são muito importantes na aprendizagem de uma língua
estrangeira, pois são responsáveis por possibilitar a abordagem de diferentes mundos. A
habilidade oral é responsável por permitir que as pessoas se expressem, busquem informações
e realizem serviços e tudo de que precisam por meio da comunicação com o outro. Diante de
tantas regras, é preciso avaliar o grau de conhecimento que o aprendiz possui. Existem exames
oficiais de espanhol dirigidos para este estudo. Nesta pesquisa sentimos a necessidade de trazer
mais informações sobre eles e por isso escolhemos os dois com maior relevância internacional:
Os Diplomas de Competência e Domínio na Língua Espanhola (DELE), desenvolvidos pelo
Instituto Cervantes e o Certificado de Língua Espanhola e Uso (CELU) feito na Argentina e
reconhecido internacionalmente pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da
Argentina. Os dois exames têm uma seção bem definida sobre expressão oral e interação, porém
os exames DELE apresentam a mesma pontuação para todos os exames EO e IO e são
classificados pelos níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2, enquanto o CELU classifica os participantes
em níveis Básico, Intermediário ou Avançado. O objetivo principal é analisar como a interação
oral e a expressão são apresentadas e avaliadas nestes dois exames oficiais de espanhol.
Consideramos necessário observar os métodos de formulação das questões destes exames
oficiais de espanhol em relação às competências de comunicação e a importância dada à
interação e expressão oral nas mesmas, comparandoas,
descrevendo as questões, para verificar
o valor atribuído a cada uma. A pesquisa será documental, feita a partir da análise desses exames
nos seus respectivos sites da internet, descrevendoos
passo a passo. Selecionaremos alguns dos
testes DELE e CELU anteriores para fazer uma comparação. Os resultados serão obtidos a partir
da análise quantitativa verificando a quantidade / presença ou não, por nível, tempo de duração
e dinâmica. A pesquisa é baseada nas diretrizes do Marco Europeu Comum de Referência
(MCER) nos textos de Giovanini (Professor em Ação, 1996), Raquel Pinilla Gómez (La
Interacción Oral, 2004), Teresa Bordón M. (A avaliação da expressão compreensão oral e
auditiva, 2002). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
La expresión e interacción oral en los exámenes oficiales de español DELE y CELU: abordaje y características. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21217 |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-21T20:42:00Z |
|
dc.date.available |
2021-09-21 |
|
dc.date.available |
2021-09-21T20:42:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Exame CELU |
pt_BR |
dc.subject |
Exame DELE |
pt_BR |
dc.subject |
Certificado de Espanhol Língua e Uso - CELU |
pt_BR |
dc.subject |
Diplomas de Espanhol Língua Estrangeira - DELE |
pt_BR |
dc.subject |
Exames oficiais de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Língua espanhola - exames |
pt_BR |
dc.subject |
Competências em língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação oficial – língua espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação oral – espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Examen CELU |
pt_BR |
dc.subject |
SU examen |
pt_BR |
dc.subject |
Certificado de Idioma y uso del español - CELU |
pt_BR |
dc.subject |
Diplomas de español Lengua extranjera - DELE |
pt_BR |
dc.subject |
Exámenes oficiales de Español |
pt_BR |
dc.subject |
Lengua española - exámenes |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades en idioma español |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación oficial - idioma Español |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicación oral - español |
pt_BR |
dc.subject |
CELU Exam |
pt_BR |
dc.subject |
HIS exam |
pt_BR |
dc.subject |
Certificate of Spanish Language and Usage - CELU |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish Diplomas Foreign Language - DELE |
pt_BR |
dc.subject |
Official exams of Spanish |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish language - exams |
pt_BR |
dc.subject |
Skills in Spanish language |
pt_BR |
dc.subject |
Official assessment - language Spanish |
pt_BR |
dc.subject |
Oral communication – Spanish |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEGREIRO, Wilton Pedro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
spa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Oral expression and interaction in the official Spanish DELE and CELU exams: approach and characteristics. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Expressão oral e interação nos exames oficiais de espanhol DELE e CELU: enfoque e características. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEGREIRO, Wilton Pedro de. La expresión e interacción oral en los exámenes oficiales de español DELE y CELU: abordaje y características. 2020. 146f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21217 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las destrezas comunicativas son muy importantes en el aprendizaje de una lengua
extranjera, pues son responsables por posibilitar la aproximación entre mundos diferentes. Las
destrezas orales son responsables por capacitar las personas para expresarse, buscar
informaciones y realizar servicios, y todo lo que necesita por medio de la comunicación con el
otro. Delante de tantas reglas, es necesario evaluar el grado de conocimiento que el aprendiz
posee. Existen exámenes oficiales de español direccionados para este estudio. En esta pesquisa
sentimos la necesidad de traer mayores informaciones acerca de ellos y por eso elegimos los
dos con mayor relevancia internacional: Los Diplomas de Español de Competencia y Dominio
del Idioma (DELE), desarrollado por el Instituto Cervantes y el Certificado de Español Lengua
y Uso (CELU) hecho en Argentina y reconocido internacionalmente por el Ministerio de la
Educación, Ciencia y Tecnología de Argentina. Los dos exámenes traen bien definido el
apartado sobre expresión e interacción oral, pero los exámenes DELE presentan la misma
puntuación para todos los de EO e IO y clasifica por niveles A1, A2,B1,B2,C1, y C2, mientras
el CELU clasifica a los participantes en niveles Básico, Intermedio o Avanzado. El objetivo
principal es analizar cómo son presentadas y evaluadas la interacción y expresión oral en estos
dos exámenes oficiales de español. Consideramos necesario observar los métodos utilizados
para formular las cuestiones de estos exámenes oficiales de español con relación a las destrezas
comunicativas y la importancia dada a la interacción y expresión oral en ellos, comparándolos,
describiendo las cuestiones, con el intuito de verificar el valor dado a cada una. La investigación
será documental, hecha a partir del análisis de esos exámenes en sus respectivos sitios de
internet describiéndolos paso a paso. Seleccionaremos algunas de las pruebas del DELE y
CELU anteriores para hacer una comparación. Los resultados serán obtenidos a partir del
análisis cuantitativa por medio de la verificación de la cantidad / presencia o no, por nivel,
tiempo de duración y dinamicidad. La pesquisa se basa en las directrices del Marco Común
Europeo de referencia (MCER) en los textos de Giovanini (Profesor en Acción, 1996), Raquel
Pinilla Gómez (La Interacción Oral, 2004), Teresa Bordón M. (La evaluación de la expresión
oral y la comprensión auditiva, 2002). |
pt_BR |