DSpace/Manakin Repository

Formando leitores mediadores: dos aspectos teóricos à proposição de  oficinas de leitura.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3724388091003501 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. V. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo As discussões propostas neste trabalho surgem a partir da reflexão sobre o papel do professor/leitor no universo escolar como também norteia a investigação dos processos de colaboração do letramento na construção da mediação docente. Apropriamo­-nos da proposta da BNCC relativa aos gêneros textuais no Ensino Fundamental, tendo em vista a necessidade que a escola apresenta em relação à leitura, uma vez que ainda se pauta pelo ensino intuitivo, metódico, havendo necessidade de ser revisto e confrontado, em contrapartida ao ensino ideológico, compartilhado. A educação exige profissionais leitores,com perspectivas de construção da mediação e desenvolvimento do gosto pela leitura seus alunos. Tal atitude pode incentivá­l-os a gostarem de ler e a perceberem a importância desta para a transformação da vida. A partir da problematização da relevância da mediação da leitura e da reflexão sobre as práticas leitoras desenvolvidas em sala de aula, chegamos ao objetivo geral que é fomentar a implementação de oficinas facilitadoras da prática docente de mediação da leitura na dimensão social de letramento, valorização do sentido cultural e contextual desta em suas diversas aplicabilidades no universo escolar. Trata ­se de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, e apresenta oficinas aplicáveis à sala de aula. A base teórica está ancorada nos estudos de Kleiman (2003, 2005, 2012, 2013), Soares (2003), Freire (2003), Bortoni­Ricardo (2015), Geraldi (2014), Martins (1994), Koch (2008), Vóvio (2010), Solé (1998), entre outros. Quando temos professores leitores, agentes de formação de alunos leitores, o ato de ler torna ­se significativo, transformando ­se em um importante referencial de construção do conhecimento. A nossa experiência leitora, vivenciada e aliada à compreensão de que a mediação é uma saída para a formação de alunos leitores, incentivou ­nos à discussão sobre a formação leitora do professor do ensino fundamental na perspectiva do letramento como contribuição para o efetivo exercício da mediação e do letramento plurissignificativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Formando leitores mediadores: dos aspectos teóricos à proposição de  oficinas de leitura. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-29
dc.description.abstract The discussions proposed in this work arise from the reflection on the role of the teacher / reader in the school universe, as well as guiding the investigation of literacy collaboration processes in the construction of teaching mediation. We take ownership of the BNCC proposal regarding textual genres in elementary school, in view of the need that the schol presents in relation to reading, since it is still guided by intuitive, methodical teaching, with the need to be revised and confronted, in counterpart to shared, ideological teaching. Education requires professional readers, with prospects for building mediation and developing a taste for reading by their students. Such an attitude can encourage them to enjoy reading and to realize the importance of reading for the transformation of life. Based on the problematization of the relevance of reading mediation and reflection on the practices developed in the classroom, we arrived at the general objective, which is to promote the implementation of workshops that facilitate the teaching practice of reading mediation in the social dimension of literacy, valuing meaning cultural and contextual in its diverse applications in the school universe. It is a qualitative research, with bibliographic review, and presents workshops applicable to the classroom. The theoretical basis is anchored in the studies of Kleiman (2003, 2005, 2012, 2013), Soares (2003), Freire (2003), Bortoni­Ricardo (2015), Geraldi (2014), Martins (1994), Koch (2008) , Vóvio (2010), Solé (1998), among others. When we have reader teachers, training agents for student readers, the act of reading becomes significant, becoming an important reference for the construction of knowledge. Our reading experience, experienced and combined with the understanding that mediation is an outlet for the training of student readers, encouraged us to discuss the reading education of elementary school teachers from the perspective of literacy as a contribution to the effective exercise of mediation. and plurisignificant literacy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21236
dc.date.accessioned 2021-09-23T12:29:42Z
dc.date.available 2021-09-23
dc.date.available 2021-09-23T12:29:42Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Mediação leitora pt_BR
dc.subject Professor mediador pt_BR
dc.subject Mediação docente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Reader mediation pt_BR
dc.subject Mediator teacher pt_BR
dc.subject Teaching mediation pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Ednilda Bezerra dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Forming mediator readers: from the theoretical aspects to the proposition of reading workshops. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Ednilda Bezerra dos Santos. Formando leitores mediadores: dos aspectos teóricos à proposição de oficinas de leitura. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta