DSpace/Manakin Repository

 O conto popular e a contação de histórias: uma perspectiva para a  formação de leitores do 6º ano do Ensino Fundamental .

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4984374080755725 pt_BR
dc.contributor.advisor1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1ID QUEIROGA, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Rosângela Neres Araújo da.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.description.resumo A arte de narrar histórias figura entre os fazeres mais antigos da humanidade, desde os tempos mais remotos o homem faz uso dessa prática como um meio de interação, transmissão de conhecimentos e estímulo à imaginação. Esse trabalho procura refletir sobre a arte da contação de histórias e a importância dessa prática para a formação do leitor literário. Para tanto, elegemos como objetivo principal construir uma proposta de intervenção didática, direcionada ao 6º ano do Ensino Fundamental. A finalidade é contribuir com a prática do professor de Língua Portuguesa no tocante ao desenvolvimento da competência comunicativa em leitura de forma crítica, por meio da contação de histórias, com ênfase no gênero literário conto popular. Como aporte teórico, tomamos como referência os postulados de Busatto (2012), Stocker (2014), Patrini (2005), Cascudo (2004), Leal (1985) e Simonsen (1987) para fundamentarmos a contação de histórias e o conto popular. Zilberman (2003), Cademartori (2010) e Sandroni (1987) que versam sobre a literatura infantil e juvenil. Soares (2011), Cosson (2018), Bamberger (1997) e Pennac (1993) para as abordagens de leitura e leitura literária. Busatto (2010), Machado (2015) e a BNCC (2017) para abodarmos questões referentes à oralidade. A metodologia constitui ­-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, de natureza aplicada e critério de abordagem qualitativa. Os estudos revelam a narração de histórias como uma prática ancestral, tendo evoluído e se modificado com a sociedade. Como atividade educativa, consideramos a contação de história uma possibilidade metodológica imprescindível para a formação de leitores, pois ela auxilia o professor no trabalho com a oralidade, ensina o aluno a escutar, trabalha conceitos, desperta a curiosidade, tem poder agregador, assegurando, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que prioriza a constituição de sujeitos críticos, reflexivos e que valorizem o patrimônio cultural local e universal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title  O conto popular e a contação de histórias: uma perspectiva para a  formação de leitores do 6º ano do Ensino Fundamental . pt_BR
dc.date.issued 2021-04-26
dc.description.abstract El arte de narración de historias figura entre los primeros hechos de la humanidad, ya que el hombre más remoto hace uso de esta práctica como un medio de interacción, transmisión de conocimiento, estímulo e imaginación. Este trabajo busca reflexionar sobre el arte de la narración de historia y la importancia de esta práctica para la formación del lector literario. Para tanto, elegimos como objetivo principal construir una propuesta de intervención didáctica, dirigida al sexto año de la Escuela Primaria. El propósito es contribuir con la práctica del profesor de Lengua Portuguesa acerca del desarrollo de la competencia comunicativa en la lectura crítica, a través de la narración de historias, con énfasis en el género literario cuento popular. Como contribución teórica, tomamos como referencia a los postulados de Busatto (2012), Stocker (2014), Patrini (2005), Cascudo (2004), Leal (1985) y Simonsen (1987) para fundamentar la narración de historias y el cuento popular. Zilberman (2003), Cademartori (2010) y Sandroni (1987) que se ocupan de la literatura infantil y juvenil. Soares (2011), Cosson (2018), Bamberger (1997) y Pennac (1993) para los enfoques de lectura y lectura literaria. Busatto (2010), Machado (2015) y BNCC (2017) para hablar de temas relacionados a la oralidad. La metodología es una investigación bibliográfica, de naturaleza aplicada y un enfoque cualitativo. Los estudios revelan la narración de historias como una práctica ancestral, habiendo evolucionado y cambiado con la sociedad. Como actividad educativa, consideramos la narración de historia como una posibilidad metodológica esencial para la formación de lectores, pues ayuda al profesor en el trabajo con la oralidad, enseña al alumno a escuchar, trabaja conceptos, despierta la curiosidad, tiene el poder de agregar, asegurando con esto, el enriquecimiento del proceso educativo través de una perspectiva que prioriza la constitución desujetos críticos y reflexivos y que valoren el patrimonio cultural local y universal. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21238
dc.date.accessioned 2021-09-23T12:58:07Z
dc.date.available 2021-09-23
dc.date.available 2021-09-23T12:58:07Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Conto popular pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Folk tale pt_BR
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Josicleide Odete dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Popular tale and storytelling: a perspective for training of readers in the 6th year of elementary education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Josicleide Odete dos. O conto popular e a contação de histórias: uma perspectiva para a formação de leitores do 6º ano do ensino fundamental. 2021. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta