DSpace/Manakin Repository

A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO , Marcelo Henrique Brandão de.
dc.contributor.referee2 MORAES, Henaldo Gomes.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, partindo do pressuposto que a música por ter conteúdos dinâmicos; é de grande valia no auxílio a essa disciplina. O professor de geografia deverá estar sempre atento com os fatores e os acontecimentos do mundo atual e buscar novos caminhos e/ou métodos que levem ao desenvolvimento sócio intelectual dos seus alunos e assim formar cidadãos mais críticos e capacitados para agirem positivamente na humanidade. A música através de sua letra e versos conta e/ou expressa um significado cultural, social, ético e eclesiástico de um povo, de um lugar e ou de ambos quando esses estão inseridos no mesmo espaço geográfico. Viajando ao longo da história de música desde o seu provável surgimento ainda na idade antiga aos dias atuais, o referido trabalho destacará a música sendo uma ferramenta metodológica não apenas para ser usada nas aulas de geografia, mas, por todas as demais disciplinas nas duas fases do ensino de base. Assim como a música, várias outras ferramentas pode ocupar espaço em sala de aula, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e educação. Cabe ao professor escolher qual melhor método a ser seguido e desta forma trabalhar com mais recursos, o que irá facilitar o seu desempenho profissional. Por fim, este trabalho busca a integração da música como metodologia de ensino de geografia em sala de aula, analisando duas músicas “súplica cearense e a volta da asa branca” de Luiz Gonzaga, que retratam a história de vida do povo da região semiárida do Nordeste brasileiro, em momentos diferentes de suas histórias. Porém, nem a música, nem tão pouco, qualquer outra ferramenta metodológica auxiliar, por si só, será a salvação de uma aula dinâmica e proveitosa. É preciso que o professor tenha conhecimento que para chegar a esse objetivo, faz-se necessário que se tenha uma integração entre o que ensinar e como ensinar geografia. Só assim se obtém resultados satisfatórios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work aims to discuss the use of music as a toolmethodology in Geography classes, based on the assumption that music, due to its dynamic content, is of great value in helping this discipline. The geography teacher should always be aware of current world factors and events and seek new paths and/or methods that lead to the socio-intellectual development of their students and thus form more critical and capable citizens to act positively in humanity. The music through its lyrics and verses tells and/or expresses a cultural, social, ethical and ecclesiastical meaning of a people, a place and/or both when these are inserted in the same geographic space. Traveling throughout the history of music from its likely emergence in the ancient age to the present day, the aforementioned work will highlight music as a methodological tool not only to be used in geography classes, but for all other subjects in both phases. of basic education. As with music, several other tools can take up space in the classroom, helping to develop the teaching and education process. It is up to the teacher to choose the best method to be followed and thus work with more resources, which will facilitate their professional performance. Lastly,this work seeks to integrate music as a methodology for teaching geography in the classroom, analyzing two songs “supplica Cearense and the return of the white wing” by Luiz Gonzaga, which portray the life story of the people of the semiarid region of northeastern Brazil, at different times in their stories. However, neither music, nor any other auxiliary methodological tool, by itself, will be the salvation of a dynamic and fruitful class. It is necessary that the teacher is aware that to reach this goal, it is necessary to have an integration between what to teach and how to teach geography. This is the only way to obtain satisfactory results.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241
dc.date.accessioned 2021-09-23T13:51:12Z
dc.date.available 2021-09-23
dc.date.available 2021-09-23T13:51:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geografia e música pt_BR
dc.subject Geografia - metodologia do ensino pt_BR
dc.subject Ensino de geografia - cultura e tradição pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Geography and music pt_BR
dc.subject Geography - teaching methodology pt_BR
dc.subject Teaching geography - culture and tradition pt_BR
dc.subject Música e ensino de geografia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Renágila Soares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of music in geography classes: different practices and methods in the use of music as a teaching methodology in geography classes. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta