DSpace/Manakin Repository

Cordel e identidade popular: um caderno de atividades pedagógicas  em leitura para o 6º ano do Ensino Fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.referee2 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.description.resumo O letramento é condição básica para as relações sociais e a leitura é vista como um instrumento necessário para a vida e sociedade, uma vez que o hábito de ler contribui para uma melhor participação do sujeito nas práticas sociais. Diante da importância de práticas de leitura, cabe à escola e ao professor promover ou ampliar a prática dessa atividade. A leitura não deve ser vista apenas como um processo de decodificação ou de informação, mas como um caminho que abre inúmeras possibilidades de interpretação, interação, criticidade, construção de sentido. Uma leitura significativa é aquela que possibilita o aluno perceber relações entre o texto e contexto social. Este trabalho objetiva favorecer estratégias para o trabalho com a leitura do gênero cordel em sala de aula, do 6ª ano do Ensino Fundamental Anos Finais, que além de permitir aos alunos a construção de conhecimentos diversos, também proporcione o envolvimento afetivo, o prazer estético e a fuição. Mediante pesquisa bibliográfica qualitativa e aplicada, buscamos apoio crítico em Marcuschi(2008), Freire (1999) e Antunes (2009), que discutem sobre leitura de modo geral, Candido (2004), Zilberman (1990), Colomer (2007, que abordam a importância da leitura literária na escola, Cosson (2006; 2009; 2014), que faz abordagens sobre letramento literário, círculos de leitura e seqüência básica, Marinho e Pinheiro (2012) e Viana (2010) que falam sobre a importância do cordel na sala de aula e construímos um caderno com uma seqüência de atividades pedagógicas com estratégias de leitura do cordel em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Cordel e identidade popular: um caderno de atividades pedagógicas  em leitura para o 6º ano do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-29
dc.description.abstract El letramiento es una condición básica para las relaciones sociales y la lectura es entendida como una herramienta necesaria para la vida en sociedad, ya que el hábito de leer contribuye a una mejor participación del sujeto en las prácticas sociales. Dada la importancia de las prácticas lectoras, corresponde a la escuela y al docente promover o ampliar la práctica de esta actividad. La lectura no debe simplificarse como un proceso de decodificación o información, sino como un camino que abre muchas posibilidades de interpretación, interacción, criticidad, construcción de sentido. Una lectura significativa es aquella que permite al estudiante percibir las relaciones entre el texto y el contexto social. Este trabajo tiene como objetivo favorecer estrategias para trabajar con la lectura del género cordel en el aula, del 6º año de Primaria Final De Año, que además de permitir a los estudiantes construir conocimientos diversos, también proporciona implicación afectiva, placer estético y fuición. A través de la investigación bibliográfica cualitativa y aplicado, buscamos apoyo crítico en Marcuschi (2008), Freire (1999) y Antunes (2009), que discuten la lectura en general, Candido (2004), Zilberman (1990), Colomer (2007, que abordan la importancia de la lectura literaria en la escuela, Cosson (2006) 2009; 2014), que hace acercamientos a la alfabetización literáro, círculos de lectura y secuencia básica, Marinho y Pinheiro (2012) y Viana (2010) que hablan de la importancia de la cuerda en el aula y construimos un cuaderno con una secuencia de actividades pedagógicas con estrategias para leer la cuerda en el aula. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21242
dc.date.accessioned 2021-09-23T14:10:49Z
dc.date.available 2021-09-23
dc.date.available 2021-09-23T14:10:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Twine pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARDOSO, Maria Aparecida de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel and popular identity: a notebook of pedagogical activities to be read for the 6th year of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation CARDOSO, Maria Aparecida de Sousa. Cordel e identidade popular: um caderno de atividades pedagógicas em leitura para o 6° ano do Ensino Fundamental. 2021. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta