DSpace/Manakin Repository

O ensino da escrita de texto argumentativo: uma proposta didática com o artigo de opinião para o 9° ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, M. D. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1921484905005048 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 BORBA, Valéria Maria Lima.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo geral propor atividades didáticas que auxiliem no desenvolvimento das habilidades argumentativas a partir do gênero textual artigo de opinião, para alunos do 9º do Ensino Fundamental. As atividades propostas buscam promover situações de interação que possibilitem aos alunos, o aprimoramento da capacidade de formar opinião em contextos reais de comunicação. Ao fazer o estudo da literatura pertinente ao assunto, observamos que o ensino da escrita de textos na escola tem apresentado um caráter dissociado da realidade social vivenciada pelos alunos, o que compromete ainda mais a aprendizagem visto que maioria das produções textuais propostas e realizadas nas aulas não buscam cumprir com a função sociocomunicativa da linguagem. Sobre as abordagens do texto argumentativo no Ensino Fundamental, observamos que essas práticas ainda se mantêm escassas. Foi considerando a necessidade de repensar as estratégias de ensino da produção escrita de textos argumentativos, que desenvolvemos esta investigação, pois, acreditamos na relevância do aprimoramento da capacidade de opinar e confrontar opiniões para a formação crítica e social do sujeito. Diante disso, essa pesquisa, seguindo a proposta do PROFLETRAS, se dispõe a apresentar um caderno didático para o ensino da escrita argumentativa através do gênero textual artigo de opinião, tendo por base o modelo de sequência didática elaborado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Os resultados esperados com essa proposta é o de contribuir com a ressignificação do ensino da escrita argumentativa na escola, de modo que professores e alunos possam atuar de forma dinâmica, interativa e eficaz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title O ensino da escrita de texto argumentativo: uma proposta didática com o artigo de opinião para o 9° ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2021-03-12
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21268
dc.date.accessioned 2021-09-27T11:22:36Z
dc.date.available 2021-09-27
dc.date.available 2021-09-27T11:22:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de escrita pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject Artigo de opinião pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Writing teaching pt_BR
dc.subject Argumentation pt_BR
dc.subject Discursive Genres pt_BR
dc.subject Opinion article pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Maria das Dôres Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of argumentative text writing: a didactic proposal with the opinion article for the 9th grade of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Maria das Dôres Pereira. O ensino da escrita de texto argumentativo: uma proposta didática com o artgo de opinião para o 9º ano do ensino fundamental. 2021. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tiene como objetivo general proponer actividades didácticas que ayudan en el desarrollo de habilidades argumentativas a partir del género textual artículo de opinión, para alumnos de 9º grado de la Educación Primaria. Las actividades propuestas buscan promover situaciones de interacción que permitan a los estudiantes mejorar su capacidad para formarse opiniones en contextos de comunicación reales. Al estudiar la literatura relevante a la investigación, observamos que la enseñanza de la escritura de textos en la escuela ha presentado un carácter disociado de la realidad social vivida por los estudiantes, lo que compromete aún más el aprendizaje ya que la mayoría de las producciones textuales propuestas y realizadas en clase no buscan cumplir la función sociocomunicativa del lenguaje. En cuanto a los enfoques del texto argumentativo en Educación Primaria, observamos que estas prácticas aún son escasas. Fue considerando la necesidad de repensar las estrategias de enseñanza de la producción escrita de textos argumentativos, que desarrollamos esta investigación, porque creemos en la relevancia de mejorar la capacidad de expresión y confrontación de opiniones para la formación crítica y social del sujeto. Por lo tanto, esta investigación, siguiendo la propuesta PROFLETRAS, está lista para presentar un cuaderno didáctico para la enseñanza de la escritura argumentativa a través del género textual artículo de opinión, basado en el modelo didáctico de secuencia desarrollado por Dolz, Noverraz y Schneuwly (2011). Los resultados esperados con esta propuesta son contribuir con la resignificación de la enseñanza de la escritura argumentativa en la escuela, para que docentes y alumnos puedan actuar de forma dinámica, interactiva y eficaz. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta