DSpace/Manakin Repository

O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TOMAZ, D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3329757441801798 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, David L. R. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2226887148243403 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo A presente pesquisa busca analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a valorização da formação inicial docente em Geografia. A pesquisa foi realizada com duas equipes do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Formação de Professores (CFP) de Cajazeiras ¬ PB; que participaram do Programa durante o ano de 2017. Ambas as equipes desenvolviam atividades em duas escolas da mesma cidade: a EEEFM. Professor Crispim Coelho e, a EEEIF. Cecília Estolano Meireles. O objetivo geral da pesquisa é analisar o conhecimento pedagógico de Geografia para a formação de professores do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Campus Cajazeiras ¬ PB, situado no município de Cajazeiras, região intermediaria de Sousa¬ Cajazeiras.A pesquisa foi realizada durante o ano de 2018 a partir do estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e documental, e com o instrumento de coleta de dados: questionário. O interesse pela pesquisa foi a partir da participação no Programa e vivência das questões relacionadas à formação inicial e Ensino escolar, que despertaram o interesse em apresentar o PIBID como uma política que contribuiu e ainda contribui para a solução de muitos problemas relacionados a estas esferas da Educação no País. Buscamos investigar se houveram contribuições do PIBID para os conhecimentos pedagógicos em Geografia dos Bolsistas ID. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-11
dc.description.abstract The present research aims to analyze the contributions of Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program] ­ (PIBID) for the valorization of initial teacher training in Geography. The research was carried out with two teams of PIBID of Geography of the Federal University of Campina Grande (UFCG), of the Training Center of Teachers (CFP) of Cajazeiras ­ PB, that participated in the Program during the year 2017. Both teams developed activities in two schools of the same city: the school Professor Crispim Coelho and the school Cecilia Estolano Meireles. The general objective of the research is to analyze the pedagogical knowledge of Geography for the formation of PIBID teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) of Campus Cajazeiras ­ PB, situated in the municipality of Cajazeiras, intermediate region of Souza­Cajazeiras. The search was carried during the year 2018, out from the case study, with bibliographical and documentary research, and questionnaire as instrument of data collection. The interest in the research was from the participation in the Program and experience of the issues related to initial training and school education, which aroused interest in presenting the PIBID as a policy that contributed and still contributes to the solution of many problems related to these spheres of Education in the Country. We sought to investigate whether there were PIBID contributions to the pedagogical knowledge in Geography of the ID scholars. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270
dc.date.accessioned 2021-09-27T12:09:14Z
dc.date.available 2021-09-27
dc.date.available 2021-09-27T12:09:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ­formação de professor pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Conhecimento pedagógico pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Geografia - formação inicial pt_BR
dc.subject Geography - teacher education pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical knowledge pt_BR
dc.subject Geography - initial training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TOMAZ, Dayane da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The PIBID/UFCG and the enhancement of initial teacher training in Geography. pt_BR
dc.identifier.citation TOMAZ, Dayane da Silva. O PIBID e a valorização da formação inicial docente em geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta