DSpace/Manakin Repository

Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1331832392316711 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Henrique Miguel de Lima.
dc.contributor.referee2 BALTOR, Cristiane da Silva.
dc.description.resumo A presente pesquisa busca destacar a importância do uso do gênero textual em sala de aula, como uma estratégia de compreensão leitora para formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental, visto que hoje um dos maiores desafios é fazer com que os alunos se tornem leitores proficientes. O objetivo geral desse trabalho é descrever e analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município do Barro – CE, com o intuito de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura em sala de aula, sobretudo, o trabalho com as informações implícitas dos textos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. Tomamos como apoio teórico da Linguística textual interacionista, a partir dos estudos de Koch (2011); de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004); Solé (1998), dentre outros. Para sua realização, optamos pelo enfoque da interpretação a partir das diretrizes do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE, 2018), no que diz respeito à leitura e à compreensão dos alunos do 5º ano, bem como pela análise das práticas docentes em torno do trabalho com os gêneros textuais em sala com uma turma da referida série. Os resultados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de práticas sistemáticas com o processo de leitura em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da produção de uma intervenção pedagógica que possa amenizar as dificuldades enfrentadas pelos aprendizes da língua materna nesta fase de escolarização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Gênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-30
dc.description.abstract This research aims to highlight the importance of using textual genre in the classroom as a reading comprehension strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school, since one of the biggest challenges today is to make students become proficient readers. The main objective of this work is to describe and analyze how the reading and comprehension practices of the textual genres of the students of the 5th year of elementary school in a public school in the Municipality of Barro - CE are carried out, in order to produce an intervention proposal for the work with the reading strategies in the classroom, above all, the work with the implicit information of the texts. This is a descriptive, applied and qualitative research. We take as theoretical support the interactionist textual Linguistics, based on the studies of Koch (2011); Marcuschi (2002), Schneuwly and Dolz (2004); Solé (1998), among others. For its realization, we opted for the interpretation approach based on the guidelines of the Permanent Evaluation System of the State of Ceará (Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará - SPAECE, 2018), with regard to the reading and comprehension of 5th year students, as well as the analysis of teaching practices around working with textual genres with a class from that series. The results pointed to the need for the development of systematic practices with the reading process in classes of the 5th year of Elementary School, based on the production of a pedagogical intervention that can alleviate the difficulties faced by the mother tongue learners in this phase of schooling. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271
dc.date.accessioned 2021-09-27T12:38:42Z
dc.date.available 2021-09-27
dc.date.available 2021-09-27T12:38:42Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Leitores proficientes pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Proficient readers pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Damiana Galdino dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textual genre as a strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school: didactic-pedagogical perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Damiana Galdino dos. Gênero textual como estratégia para a formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas didático-Pedagógicas. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta