DSpace/Manakin Repository

 A (in)variabilidade do advérbio no livro didático e na prática  discursiva: descortinando fundamentos e métodos para o professor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MATOS, S. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9471105020551925 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. V. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Francisco Vieira da.
dc.contributor.referee2 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.description.resumo Muitos livros didáticos adotados nas escolas brasileiras ainda direcionam o ensino de língua portuguesa com o foco nas perspectivas normativas e prescritivas. Nesse sentido, tornam­-se perceptíveis a desmotivação e o desinteresse dos alunos ao estudarem a língua materna, considerando-­a, inclusive, como um idioma difícil de ser compreendido. Essa preocupação, consequentemente, incitou­-nos a desenvolver um estudo com o objetivo de analisar, sob a perspectiva do funcionalismo linguístico, o tratamento conferido ao advérbio no Livro Didático de Língua Portuguesa, com vistas a elaborar uma proposta didático­-pedagógica acerca dessa categoria gramatical, a partir de letras de músicas. Como alicerce teórico, apoiamo -­nos, fundamentalmente, nos estudos já realizados pela linguista brasileira, Maria Helena de Moura Neves (1994, 2001, 2018), bem como, nas concepções de Bakhtin (1997), Bechara (2009), Dillinger (1991), Possenti (1996), Câmara Jr. (2000), Kenedy (2008), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), Pezatti (2011), Perini (2014) e Ilari (2017). Trata­se de uma pesquisa de caráter qualitativo, amparado pelas pesquisas bibliográfica, documental e descritiva e para compor o seu corpus, selecionamos a 5. ed. do livro didático de língua portuguesa Tecendo Linguagens, volume direcionado ao 7º ano do Ensino Fundamental, de autoria de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo, publicada pela editora IBEP, no ano de 2018. As observações e análises realizadas no livro didático demonstram a coexistência de duas práticas de ensino de gramática: uma voltada para a prática da gramática normativa ou prescritiva, na qual os conceitos e as classificações são explicitados de acordo com as regras da variedade padrão e outra para uma tímida prática da gramática reflexiva, embora não apresente inovações didáticas que despertem o interesse do aluno. Assim, com a intenção de tratar o ensino da gramática mais proficiente e em sintonia com as práticas sociais de linguagem, optamos por trabalhar com o gênero letra de música, apresentando, através de um e­book, uma oficina pedagógica com atividades que, ao discorrer sobre o tratamento semântico conferido aos advérbios, visam ampliar as abordagens metodológicas propostas para o ensino de gramática, contribuindo para o processo de ensino ­aprendizagem da Morfologia Lexical dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title  A (in)variabilidade do advérbio no livro didático e na prática  discursiva: descortinando fundamentos e métodos para o professor. pt_BR
dc.date.issued 2021-02-18
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21274
dc.date.accessioned 2021-09-27T13:48:40Z
dc.date.available 2021-09-27
dc.date.available 2021-09-27T13:48:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Advérbio pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Letra de música pt_BR
dc.subject Morfologia-lexical pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Grammar pt_BR
dc.subject Adverb pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Song lyrics pt_BR
dc.subject Lexical-morphology pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATOS, Sonia Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The (in)variability of the adverb in the textbook and in practice discursive: uncovering fundamentals and methods for the teacher. pt_BR
dc.identifier.citation MATOS, Sonia Maria de.  A (in)variabilidade do advérbio no livro didático e na prática  discursiva: descortinando fundamentos e métodos para o professor. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen Muchos libros didácticos adoptados en escuelas brasileñas todavía guían la enseñanza de Lengua Portuguesa con énfasis en perspectivas normativas y prescriptivas. En este sentido, se nota la desmotivación y el desinterés de los alumnos en el estudio de la lengua materna, incluso considerándola un idioma de difícil comprensión. En consecuencia, esa inquietud nos impulsó a desarrollar una investigación con el objetivo de analizar, desde la perspectiva del funcionalismo lingüístico, el tratamiento que se la da al adverbio en el Libro Didáctico de Lengua Portuguesa, con intenciones de planificar una propuesta didáctico­pedagógica a cerca de esa categoría gramatical, apoyado en canciones. Como fundamento teórico, nos apoyamos, fundamentalmente, en los estudios ya realizados por la lingüista brasileña, Maria Helena de Moura Neves (1994, 2001, 2018), así como, puntos de vista de Bakhtin (1997), Bechara (2009), Camara Jr. (2000), Dik (1987), Dillinger (1991), Halliday (1985), Hoffman (1987), Ilari (2017), Kenedy (2008), Marcuschi (2008), Perini (2014), Pezatti (2011), Possenti (1996) y Travaglia (2009). Se trata de una investigación de carácter cualitativo, apoyado por las investigaciones bibliográfica, documental y descriptiva y para componer a su corpus seleccionamos la 5ª ed. del libro didáctico de lengua portuguesa Tecendo Linguagens (Tejiendo Lenguajes), volumen dirigido al séptimo año de Primaria, de las autoras Tania Amaral Oliveira y Lucy Aparecida Melo Araújo, publicado por la editorial IBEP, en el año 2018. Las observaciones y los análisis realizados en el libro didáctico demuestran la coexistencia de dos prácticas de enseñanza gramatical: una centrada en la práctica de la gramática normativa o prescriptiva, en la que se explican conceptos y clasificaciones según las reglas de la variedad estándar y otra para una práctica retraída de la gramática reflexiva, aunque sin innovaciones didácticas que despierten el interés del alumno. De este modo, con la intención de tratar la enseñanza de la gramática más competente y congruente con las prácticas sociales de lenguaje, optamos por trabajar con el género canción, presentando, a través de un e­book, actividades que, al discutir el tratamiento semántico dado a adverbios, tienen como objetivo amplificar los enfoques metodológicos propuestos para la enseñanza de la gramática, contribuyendo al proceso de enseñanza­aprendizaje de la Morfología Léxica de los alumnos de 7º año de Primaria. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta