DSpace/Manakin Repository

A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NOGUEIRA, T. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5302863459976247 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumo Este trabalho objetiva analisar como a BNCC orienta a leitura no Ensino Fundamental, a fim de propor uma intervenção. Para tanto, discutimos sobre a leitura, com ênfase no Interacionismo Sociodiscursivo; percebemos como as concepções do Interacionismo Sociodiscursivo podem ser percebidas no eixo de leitura para o Ensino Fundamental na BNCC; discutimos sobre a importância dos gêneros textuais para uma formação leitora mais efetiva; e por fim, elaboramos estratégias de trabalho para ensino e aprendizagem de leitura em conformidade com a BNCC. Nesse sentido, a pesquisa está pautada no Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente em Bronckart, Machado e Matencio (2006). Metodologicamente, a pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Constatou-se que a BNCC contempla aspectos importantes da formação leitora, entendendo a língua como uma ação interativa. Percebeu-se, ainda, um destaque significativo para a leitura, com cinco competências relacionadas a esse eixo entre as dez voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Inferiu-se que a condução do trabalho com leitura a partir das competências da BNCC possibilita ao aluno desenvolver essas competências, que são essenciais para realizar atividades relacionadas ao mercado de trabalho. Da análise das competências, percebeu-se que para ampliá-las, no ensino da leitura, bem como para ampliar a conceituação e a visão relacionada ao ato de ler, é possível e importante associar princípios do ISD. Por fim, propôs-se um caderno de projetos com atividades voltadas para a leitura, a partir da BNCC, com a pretensão de que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento e que atue em contextos sociais relacionados às leituras realizadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-04
dc.description.abstract This work focuses on analyzing the reading skills in the National Common Curricular Base (BNCC), presenting alternatives for didactic work with reading focused on the skills of the Base. The research is based on Sociodiscursive Interactionism, mainly in Bronckart, Machado and Matencio (2006). Methodologically, the research is of the documentary type, with a qualitative approach and applied nature. It was found that BNCC contemplates important aspects of reading training, understanding language as an interactive action. We also perceive a significant emphasis on reading, with five competences related to this axis among the ten focused on the teaching of the Portuguese language. It was inferred that conducting work with reading from the BNCC's competences allows the student to develop these competences, which are essential to carry out activities related to the labor market. From the analysis of the competences, it was realized that to broaden them, in the teaching of reading, as well as to broaden the concept and the vision related to the act of reading, it is possible and important to associate ISD principles. Finally, it was proposed a project notebook with activities aimed at reading, from the BNCC, with the pretension that the student actively participates in the construction of knowledge and that he acts in social contexts related to the readings carried out. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21315
dc.date.accessioned 2021-09-29T12:14:25Z
dc.date.available 2021-09-29
dc.date.available 2021-09-29T12:14:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Interacionalismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Aluno-leitor pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular- BNCC pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Sociodiscursive Interactionism pt_BR
dc.subject Student-reader pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base - BNCC pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NOGUEIRA, Teresinha Nunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading at BNCC: intervention proposals for elementary school II. pt_BR
dc.identifier.citation NOGUEIRA, Teresinha Nunes. A leitura na BNCC: propostas de intervenção para o ensino fundamental II. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta