DSpace/Manakin Repository

A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MAGALHÃES, M. M. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4503911040393970 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, David L. R. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2226887148243403 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo Este trabalho insere-¬se no âmbito da formação docente continuada e busca analisar a construção da Identidade Profissional Docente das Professoras Supervisoras a partir das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-¬PIBID de Geografia do Centro de Formação de Professores¬-CFP da Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, no município de Cajazeiras Paraíba Região Intermediária de Souza Cajazeiras. As duas professoras interlocutoras da pesquisa atuam há mais de trinta anos na Educação Básica do município de Cajazeiras. Nosso referencial teórico se fundamenta nas contribuições de pesquisadores que discutem sobre a formação continuada de professores, construção da identidade profissional Docente, e o ensino de Geografia. (PIMENTA, 1999), (CAVALCANTI, 2012), (BECKER,2001). No que se refere à escolha metodológica, optamos por uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio da metodologia história de vida com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O propósito de investigar esta temática surgiu da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), durante o período de Julho de 2016 a março de 2018, ao participar, surgiu o interesse de investigar contribuição do PIBID no processo de construção da identidade profissional docente das professoras supervisoras porque se faz necessário pensarmos se houve ou não, a contribuição do Programa para o fortalecimento da Identidade profissional docente analisando a importância do Programa para a formação inicial e continuada das professoras supervisoras. Deste modo, este trabalho servirá de base para outros pesquisadores mostrando a relevância do programa para a formação continuada. Concluímos que o programa contribuiu de maneira significativa, possibilitando a reflexão a cerca do que é ser professor, e valorizando a docência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-11
dc.description.abstract This work inserts in the continuing teacher training and and search to analyze the construction of the Professional Identity of Teaching Supervisors from the actions of the Institutional Program of Scholarships for Teaching­PIBID of Geography of the Training Center of Professors­CFP of the Federal University of Campina Grande­ UFCG, in the Campus of Cajazeiras ­ PB. The interlocutor teachers in the research work for more than thirty years in Basic Education. Our theoretical reference is based on the contributions of researchers who discuss the continued formation of teachers, the construction of professional identity, and the teaching of Geography. With regard to methodological choice, we chose a predominantly qualitative approach, the data collection was performed through the life history methodology with the application of semi­structured interviews. The purpose of investigating this issue arose from participation in the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID), during a period .from July 2016 to March 2018,When participating, the interest arose to investigate the contribution of PIBID in the construction of the professional identity of teachers of the supervisory teachers because it is necessary to think about whether or not the contribution of the Program to strengthening In this way, this work will serve as the basis for other researchers showing the relevance of the program for continuing education. We conclude that the program contributed significantly, enabling reflection on what it is to be a teacher, and valuing teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21318
dc.date.accessioned 2021-09-29T13:35:10Z
dc.date.available 2021-09-29
dc.date.available 2021-09-29T13:35:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Professor ­- formação continuada pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher - continuing education pt_BR
dc.subject Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of PIBID Geografia CFP in building the professional identity of supervisor teachers. pt_BR
dc.identifier.citation MAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta