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Análise de dados de rastreamento ocular na avaliação de jogos: um estudo de caso.

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dc.contributor.advisor1 QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1354871864610613 pt_BR
dc.contributor.advisor2 GOMES, Herman Martins.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4223020694433271 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 pt_BR
dc.contributor.referee2 GURJÃO, Edmar Candeia.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9200464668550566 pt_BR
dc.description.resumo Estudos envolvendo a avaliação da usabilidade da interface de produtos geralmente baseiam-se apenas na observação direta do processo de interação usuário-produto e na aplicação de instrumentos de pesquisa, como questionários ou entrevistas. Porém, o uso dessas técnicas para coleta de dados não preenche lacunas em relação ao comportamento visual dos usuários. Com base nessa premissa, o objetivo desta pesquisa foi propor uma abordagem metodológica para avaliação da usabilidade de interfaces de software com base em três visões do produto (visão da indústria; visão do especialista; e visão do usuário) e a incorporação de técnicas de rastreamento ocular. Para validar essa abordagem, foi realizado um estudo de caso envolvendo o jogo Don’t Starve, no qual foi conduzido um ensaio de usabilidade com trinta participantes de ambos os gêneros. Dezesseis participantes foram classificados como inexperientes e quatorze como experientes. Foram propostas 5 tarefas de teste e coletados dados a partir da mensuração de desempenho, da sondagem da satisfação subjetiva e do rastreamento ocular dos participantes. Os resultados permitem inferir que os indicadores de rastreamento ocular são mais eficazes em encontrar diferenças representativas entre as categorias de participantes do que os indicadores de desempenho e que não há correlações entre esses indicadores na maioria das tarefas. Os indicadores de rastreamento ocular também fornecem dados sobre o comportamento visual dos participantes e como eles processam as informações visuais. Finalmente, os resultados da avaliação da usabilidade permitem a detecção de problemas relacionados à interface do produto-alvo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Análise de dados de rastreamento ocular na avaliação de jogos: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-19
dc.description.abstract Studies involving the evaluation of the usability of the product interface are usually based only on the direct observation of the user-product interactive process and on the administration of survey instruments, such as questionnaires or interviews. However, the use of these techniques for data collection does not fill gaps regarding the visual behavior of user. Based on this premise, the objective of this research was to propose a methodological approach for evaluating the usability of software interfaces based on three product views (industry view; expert view; and user view) and the incorporation of eye tracking techniques. To validate this approach, a case study was carried out involving the game Don’t Starve, in which a usability trial was conducted with thirty participants of both genders. Sixteen participants were classified as inexperienced and fourteen as experienced. Five tasks were proposed and data collected from performance measurements, subjective satisfaction survey and eye tracking of participants. The results allow us to infer that the eye tracking indicators are more effective in finding representative differences between the categories of participants than the performance indicators and that there are no correlations between theses indicators in most tasks. Eye tracking indicators also provide data about the visual behavior of participants and how they process visual information. Finally, the results of the usability assessment allow the detection of issues related to the target product’s interface. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21364
dc.date.accessioned 2021-10-01T00:56:29Z
dc.date.available 2021-09-30
dc.date.available 2021-10-01T00:56:29Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Rastreamento ocular pt_BR
dc.subject Usabilidade de software pt_BR
dc.subject Abordagem metodológica pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Jogo digital pt_BR
dc.subject Eye tracking pt_BR
dc.subject Software usability pt_BR
dc.subject Evaluation methodology pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Videogame pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Erick Santana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Erick Santana. Análise de dados de rastreamento ocular na avaliação de jogos: um estudo de caso. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


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