DSpace/Manakin Repository

O uso das TIC's no contexto escolar: tecendo possibilidades para o trabalho com gêneros no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, M. D. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2038736151339511 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Eliane Ferraz.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo O trabalho de pesquisa aqui desenvolvido e que discorre sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar: tecendo possibilidades para o trabalho com gêneros no ensino fundamental, baseou-se nas dificuldades enfrentadas pelos professores em utilizar recursos tecnológicos em sala de aula. O objetivo geral da investigação foi analisar como os professores do segundo ciclo do ensino fundamental têm compreendido e utilizado as novas tecnologias da informação e da comunicação para a sua formação e prática pedagógica, a partir da realidade de uma escola pública estadual da cidade de Salgueiro – PE. O estudo aconteceu no formato de pesquisa qualitativa com estudo exploratório-descritivo de dados. Partindo de um arcabouço teórico baseado principalmente em Lèvy (1999), Sancho (1998), Lima (2001), Moran (2013), Marcuschi (2010), Rojo (2013), entre outros, e documentos oficiais do Ministério da Educação como o Plano Nacional de Educação – PNE e Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que contribuem no destaque que dão a importância das tecnologias na escola como ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Para responder ao propósito da pesquisa foram consultados através de questionários os atores da escola citada anteriormente, com o objetivo de descobrir o nível de conhecimento de professores e alunos sobre as tecnologias e como e para que costumam utilizar essas ferramentas. Partindo da análise dos dados gerados a partir desses questionários, ficou evidente que a formação dos professores é ponto crucial para a efetiva utilização de instrumentos tecnológicos. Por fim, o trabalho apresenta sequências didáticas como sugestões de organização do estudo dos gêneros aliado ao uso das tecnologias da informação e da comunicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title O uso das TIC's no contexto escolar: tecendo possibilidades para o trabalho com gêneros no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-08-31
dc.description.abstract The research work developed here and discusses the use of information and communication technologies in the school context: weaving possibilities to work with genders in elementary school, it was based on the difficulties faced by teachers in using technological resources in the classroom . The overall objective of the research was to analyze how teachers of the second grade of primary education have understood and used the new information and communication technologies to their training and pedagogical practice, from the reality of a state school in the city of Willow - PE. The study took place in qualitative research format with descriptive exploratory study data. Starting from a theoretical framework based mainly on Lèvy (1999), Sancho (1998), Lima (2001), Moran (2013), Marcuschi (2010), Rojo (2013), among others, and official documents of the Ministry of Education as the National Education Plan - PNE and National Curriculum Parameters - PCNs, which contribute in giving highlight the importance of technology in school as tools that help in the process of teaching and learning. To answer the purpose of the research were consulted through questionnaires school actors mentioned above, in order to find out the level of knowledge of teachers and students about the technologies and how and for what often use these tools. Based on the analysis of data generated from these surveys, it became clear that teacher training is crucial point for the effective use of technological tools. Finally, the paper presents didactic sequences as the genre study of organizational suggestions coupled with the use of information and communication technologies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/213
dc.date.accessioned 2018-01-03T13:54:51Z
dc.date.available 2018-01-03
dc.date.available 2018-01-03T13:54:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos - educação pt_BR
dc.subject Tecnologia Educacional pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental - tecnologia da informação pt_BR
dc.subject Didactics pt_BR
dc.subject Technology resources - education pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Elementary School - Information Technology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Maria do Desterro Leão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of ICTs in the school context: making possibilities for working with genders in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Maria do Desterro Leão. O uso das TIC's no contexto escolar: tecendo possibilidades para o trabalho com gêneros no ensino fundamental. 2015.98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta