dc.creator.ID |
ARAÚJO, P. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
ARAÚJO, J.P.S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0945044643485682 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PASCOAL, Francilene Figueiredo da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PASCOAL, F. F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
FRANCILENE FIGUEIREDO DA SILVA PASCOAL |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
PASCOAL, FFS. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5199220432380152 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FIGUEIRÊDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, D. S. T. de |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, DANIELLE SAMARA TAVARES |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA-FIGUEIREDO, D.S.T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NAGASHIMA, Alynne Saraiva Mendonça. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SARAIVA, Alynne Mendonça |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Alynne Mendonça SARAIVA |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Alynne Mendonça Saraiva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa que pode se apresentar clinicamente
com quadros assintomáticos ou mesmo com sintomas respiratórios graves. Sua propagação em
março de 2020 se elevou a nível global, sendo declarada pela Organização Mundial da Saúde o
estado de Pandemia. Com isso foram recomendadas medidas de isolamento social, fechamento
de escolas, universidades e comércios não essenciais para evitar o surgimento de novos casos e
o aumento do número de mortes. A comunidade acadêmica foi uma das populações que mais
sofreram mudanças na sua rotina, em especial, os discentes, os quais foram mais expostos a
situações geradoras de ansiedade. Objetivo: Investigar a prevalência de níveis de ansiedade em
estudantes de enfermagem durante a pandemia da Covid-19 e as estratégias de enfrentamento
e expectativas acadêmicas e profissionais para o período pós pandemia. Metodologia: Trata-se
de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A
coleta foi realizada no período de março a abril de 2021 através de um formulário eletrônico
on-line viabilizado pelo aplicativo Google Forms, onde utilizou-se dois instrumentos, um
questionário sociodemográfico e o Inventário de Ansiedade Estado (IDATE-E). Participaram
da pesquisa 36 estudantes do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade do
interior da Paraíba, que estavam matriculados no respectivo período letivo de 2020.1. Foi
utilizado o Microsft Excel 16 para a construção de um banco de dados e a disposição da
estatística descritiva. Resultados: Todos os participantes da pesquisa apresentaram algum nível
de estado de ansiedade. Para amenizar o impacto psicológico causado pela pandemia foi
observado como principais estratégias de enfrentamento: conversar com amigos e/ou familiares
virtualmente, utilizar redes sociais, realizar atividades domésticas e expectativas geradas foram
retornar as atividades presenciais, fazer novos amigos na universidade e concluir o curso. Vale
destacar que a maioria mencionou não se sentir completamente preparado emocionalmente para
o retorno das aulas presenciais. Conclusão: Este estudo verificou que todos os alunos
apresentaram algum nível de ansiedade, demonstrando que essa condição esteve altamente
prevalente entre os participantes, no entanto, esses buscaram amenizar a ansiedade utilizando
algumas estratégias como conversar com amigos, usar redes socias e realizar atividade
doméstica. Também verbalizaram ter expectativas quanto o retorno das aulas presenciais. Por
estes aspectos, recomenda-se que a IES estabeleça um plano de apoio emocional para o retorno
presenciais das atividades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-30 |
|
dc.description.abstract |
Covid-19 is an infectious disease that can present clinically
with asymptomatic conditions or even with severe respiratory symptoms. Its spread in
March 2020 has risen to the global level, being declared by the World Health Organization as the
Pandemic state. Thus, measures of social isolation, closure were recommended.
of schools, universities and non-essential businesses to prevent the emergence of new cases and
the increase in the number of deaths. The academic community was one of the populations that most
underwent changes in their routine, especially the students, who were more exposed to
anxiety-producing situations. Objective: To investigate the prevalence of anxiety levels in
nursing students during the Covid-19 pandemic and coping strategies
and academic and professional expectations for the post-pandemic period. Methodology: It is
of an exploratory-descriptive cross-sectional study with a quantitative approach. THE
collection was carried out from March to April 2021 through an electronic form
online made possible by the Google Forms application, where two instruments were used, one
sociodemographic questionnaire and the State Anxiety Inventory (IDATE-E). participated
of research 36 undergraduate nursing students from a University of
interior of Paraíba, who were enrolled in the respective academic period of 2020.1. Was
Microsft Excel 16 was used for the construction of a database and the layout of the
Descriptive statistics. Results: All survey participants had some level
of anxiety state. To alleviate the psychological impact caused by the pandemic, it was
observed as main coping strategies: talking to friends and/or family
virtually, using social networks, performing domestic activities and generated expectations were
return to face-to-face activities, make new friends at the university and complete the course. Valley
highlight that most mentioned not feeling completely prepared emotionally to
the return of in-person classes. Conclusion: This study found that all students
showed some level of anxiety, demonstrating that this condition was highly
prevalent among the participants, however, they sought to alleviate anxiety using
some strategies like talking to friends, using social networks and doing activities
domestic. They also expressed expectations regarding the return of in-person classes. Per
these aspects, it is recommended that the HEI establish an emotional support plan for the return
in-person activities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21505 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-18T14:07:10Z |
|
dc.date.available |
2021-10-18 |
|
dc.date.available |
2021-10-18T14:07:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde mental |
pt_BR |
dc.subject |
Ansiedade |
pt_BR |
dc.subject |
Doença infecciosa - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde mental - isolamento social |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - estudante - ansiedade |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia - saúde mental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudante de enfermagem - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Mental health |
pt_BR |
dc.subject |
Anxiety |
pt_BR |
dc.subject |
Infectious disease - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Mental health - social isolation |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - Student - Anxiety |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic - mental health |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing student - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Salud mental |
pt_BR |
dc.subject |
Ansiedad |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermedad infecciosa - covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Salud mental - aislamiento social |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería - Estudiante - Ansiedad |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia - salud mental |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiante de enfermería - covid-19 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Anxiety, strategies and expectations of nursing students at a university in Paraíba in the pandemic (Covid-19). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ansiedad, estrategias y expectativas de los estudiantes de enfermería de una universidad de Paraíba en la pandemia (Covid-19). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Joane Paloma de Souto. Ansiedade, estratégias e expectativas dos estudantes de enfermagem de uma universidade da Paraíba na pandemia (Covid-19). 2021. 35 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Covid-19 es una enfermedad infecciosa que puede presentarse clínicamente
con condiciones asintomáticas o incluso con síntomas respiratorios graves. Está extendido en
Marzo de 2020 ha subido a nivel mundial, siendo declarado por la Organización Mundial de la Salud como el
Estado pandémico. Por lo tanto, se recomendaron medidas de aislamiento social, cierre.
de escuelas, universidades y empresas no imprescindibles para prevenir la aparición de nuevos casos y
el aumento del número de muertes. La comunidad académica fue una de las poblaciones que más
sufrieron cambios en su rutina, especialmente los estudiantes, que estaban más expuestos a
situaciones que producen ansiedad. Objetivo: Investigar la prevalencia de niveles de ansiedad en
estudiantes de enfermería durante la pandemia Covid-19 y estrategias de afrontamiento
y expectativas académicas y profesionales para el período posterior a la pandemia. Metodología: es
de un estudio transversal descriptivo-exploratorio con abordaje cuantitativo. LOS
La recolección se realizó de marzo a abril de 2021 a través de un formulario electrónico.
online hecho posible por la aplicación Google Forms, donde se utilizaron dos instrumentos, uno
cuestionario sociodemográfico y el Inventario Estatal de Ansiedad (IDATE-E). participó
de investigación 36 estudiantes de pregrado en enfermería de una Universidad de
interior de Paraíba, quienes se inscribieron en el respectivo período académico de 2020. Era
Microsft Excel 16 se utilizó para la construcción de una base de datos y el diseño de la
Estadísticas descriptivas. Resultados: Todos los participantes de la encuesta tenían algún nivel
de estado de ansiedad. Para paliar el impacto psicológico causado por la pandemia, se
observadas como principales estrategias de afrontamiento: hablar con amigos y / o familiares
virtualmente, el uso de las redes sociales, la realización de actividades domésticas y las expectativas generadas fueron
Vuelve a las actividades presenciales, haz nuevos amigos en la universidad y completa el curso. Valle
destacar que la mayoría mencionó no sentirse completamente preparado emocionalmente para
el regreso de las clases presenciales. Conclusión: este estudio encontró que todos los estudiantes
mostró cierto nivel de ansiedad, demostrando que esta condición era altamente
prevalente entre los participantes, sin embargo, buscaron aliviar la ansiedad utilizando
algunas estrategias como hablar con amigos, usar las redes sociales y realizar actividades
Doméstico. También expresaron expectativas con respecto al regreso de las clases presenciales. Por
estos aspectos, se recomienda que la IES establezca un plan de apoyo emocional para el regreso
actividades en persona. |
pt_BR |