DSpace/Manakin Repository

A arte da memória: uma análise da escrita íntima de Anaïs Nin.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.advisor1ID FORTUNATO, Maria Lucinete pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES , Ana Maria Coutinho de.
dc.contributor.referee2 AGRA DO Ó , Alarcon.
dc.contributor.referee3 CASTELLO BRANCO , Uyguaciara Veloso.
dc.contributor.referee4 VASCONCELOS, Íris Helena Guedes de.
dc.description.resumo No tocante à escrita íntima, Anaïs Nin emerge como uma das autoras com a obra mais vasta, tendo escrito – e posteriormente publicado – diários entre os anos de 1914 e 1974. Esse extenso relato confessional lhe deu certo destaque dentro do movimento feminista, ao mesmo tempo em que despertou críticas relacionadas ao seu narcisismo. Dessa forma, seu material íntimo surge como uma obra emblemática no que se refere às tensões do movimento de luta pelos direitos das mulheres. Pois, mesmo com sua postura narcisista e pretensamente passiva politicamente, as atitudes Nin iam de encontro aos valores de sua época. Esse fato remete a uma questão: até que ponto o comportamento da autora não pode ser considerado com uma atitude política, já que resistia a padrões de comportamento de sua época? Assim, esse trabalho tem como objetivo analisar a escrita íntima de Anais Nin, considerando as suas representações acerca do feminino, da vida pública, da política e da arte e a sua inserção num período de sua escrita; problematizando a relação entre os diários íntimos e as teorias acerca dos gêneros confessionais e discutindo a relação entre o ―ficcional‖ e o ―real‖ nas memórias da autora, bem como a utilização da vida privada de Nin para a construção de uma obra de arte e, conseqüentemente, da sua figura pública. As principais fontes da pesquisa foram os diários não expurgados, que tiveram uma publicação póstuma durante os anos de 1980 e 1990. A escolha não se deve somente por esses diários serem versões menos censuradas da escrita íntima da autora, como também por envolverem um período (1931 – 1939) em que Nin começa a demonstrar interesse na publicação da obra, bem como a tecer comentários mais aprofundados acerca de questões como arte e política. Dessa forma, o universo construído pela escrita íntima dessa escritora será analisado, levando em consideração o tempo histórico no qual ela estava inserida, com o intuito de observar as suas representações acerca da relação entre a mulher, os espaços público e privado, a arte e a política. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title A arte da memória: uma análise da escrita íntima de Anaïs Nin. pt_BR
dc.date.issued 2010-09-29
dc.description.abstract On regard of intimate works, Anaïs Nin emerges as one of the most prolific authors, having written – and later published – journals between the years of 1914 and 1974. This extensive fictional report gave her a certain highlight within the feminist movement, while awakened criticism towards her narcissism. Consequently, her intimate material comes as an emblematic work concerning the strains within the fight for the women‘s rights. Because, even with a narcissistic and a passive political posture, Nin‘s stances went against the period values. This fact lead us to a question: how far the writer‘s behavior is as a political attitude, since it resisted the contemporary behavior patterns? Thus, this work aspires to analyze Anaïs Nin intimate writings, considering her representations concerning the feminine, public life, politics and art and her insertion within the writing‘s time; questioning the relationship between the intimate journals and the theories on the confessional genres and discussing the relationship between ―fictional‖ and ―real‖ amidst the writers memoir, as well as the use of Nin‘s private life in the makeup of her composition and, consequently, of her public figure. The main research sources were the unexpurgated diaries, which had a post mortem publication during the years of 1980 and 1990. The choice was not made only after the fact that these diaries are less censured versions of the writer‘s intimate work, but also after their coverage a period of time (1931-1939) in which Nin starts to show interest in the work‘s publication, as well as commenting art and politics in a deeper way. Thus, the universe built by this writer‘s journals will be analyzed, taking her historical insertion, aiming her representations on the relationship between the woman, the public and private spaces, art and politics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2154
dc.date.accessioned 2018-11-08T12:34:15Z
dc.date.available 2018-11-08
dc.date.available 2018-11-08T12:34:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Escrita Íntima pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Feminino pt_BR
dc.subject Intimate Writing pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Feminine pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Raquel Thomaz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, R. T. de. A arte da memória: uma análise da escrita íntima de Anaïs Nin. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em História – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2154 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta