DSpace/Manakin Repository

Educação interprofissional e o trabalho colaborativo: perspectivas e conceitos entre os professores universitários.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Gracielle Malheiro dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, GM pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Santos, Gracielle Malheiro dos pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1661169362398339 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Poliana Palmeira de.
dc.contributor.referee1ID PALMEIRA, P. A. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Palmeira, Poliana de Araújo pt_BR
dc.contributor.referee1ID Poliana de Araújo Palmeira pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8298424599274496 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Natália Fernandes do.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, N. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9357693745154152 pt_BR
dc.description.resumo A interprofissionalidade e o conceito de práticas colaborativas vêm ganhando espaço, enfatizando a necessidade eminente de uma melhor comunicação entre os diferentes profissionais da equipe de saúde, assim como da implantação da colaboratividade entre estes, garantindo uma melhor resolubilidade e resultado final do cuidado. O objetivo da presente pesquisa foi identificar as percepções dos professores (tutores) ligados ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade acerca de temáticas ligadas a educação interprofissional e a prática colaborativa. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo exploratório de corte transversal, cuja amostra foram os tutores que integraram o projeto por três meses ou mais. O instrumento de coleta foi um questionário estruturado contendo cinco módulos. O primeiro módulo coletou dados sociais, etários, de formação dos respondentes; o módulo II continham informações sobre os grupos tutoriais de trabalho no PET; o III tinham questões sobre as dimensões das competências que são esperadas dos cursos de formação em saúde, conforme sugestão o Conselho Nacional de Saúde na Resolução no 569, de 8 de dezembro de 2017; o IV módulo versava sobre percepções acerca dos respectivos cursos da graduação em que lecionam; e o último módulo avaliou o trabalho da tutoria. Avaliando as dificuldades enfrentadas, a maioria das citadas estão relacionadas ao tempo: falta de consonância entre os horários de tutores e alunos, rigidez nos horários da universidade e dificuldade no manejo do tempo individual. A dificuldade de adequação com o trabalho durante a pandemia, no modo remoto, vem logo em sequência. Entretanto, outras problemáticas como a falta de formação anterior, dificuldade de articulação com os diferentes setores, assim como questões de ordem interpessoais e com a atuação dos preceptores, também foram explicitadas. Como potencialidades, foram destaques nas respostas obtidas a aproximação com os alunos, preceptores e com o serviço e comunidade. Não somente, o aprimoramento da criatividade e conhecimento de áreas como a saúde coletivas, a gestão e a mental, bem como a oportunidade de compartilhamento de diferentes saberes e competências das áreas profissionais diversas ali envolvidas. Organização, compromisso e a conotação de que é possível o trabalho interprofissional, também foram citados como pontos positivos retirados do PET- Saúde/Interprofissionalidade. Além de colocarem como uma oportunidade de aprimoramento humano e profissional, foi colocado como ponto forte da experiência o fato de poder aprender junto com os alunos, estudando em conjunto simultaneamente às orientações como forma de “romper a lógica do tribalismo das profissões”. Conclui-se que o programa demandou dos tutores uma integração mais ampla desde a gestão até a promoção de saúde na dimensão da atenção básica. A realização desta pesquisa possibilitou que os professores refletissem sobre suas práticas dentro do trabalho e suas relações com o meio acadêmico, com os alunos e com os profissionais de saúde. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Educação interprofissional e o trabalho colaborativo: perspectivas e conceitos entre os professores universitários. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-05
dc.description.abstract Interprofessionalism and the concept of collaborative practices have been gaining ground, emphasizing the imminent need for better communication between different professionals in the health team, as well as the implementation of collaboration between them, ensuring better resolvability and the final result of care. The objective of this research was to identify the perceptions of teachers (tutors) linked to the Education Program for Work for Health (PET- Saúde) Interprofessionality about themes related to interprofessional education and collaborative practice. This is a quantitative descriptive exploratory cross-sectional study, whose sample was the tutors who participated in the project for three months or more. The collection instrument was a structured questionnaire containing five modules. The first module collected social, age and education data from respondents; module II contained information about the tutorial working groups in PET; the III had questions about the dimensions of competences that are expected from health training courses, as suggested by the National Health Council in Resolution No. 569, of December 8, 2017; the IV module was about perceptions about the respective undergraduate courses in which they teach; and the last module evaluated the tutoring work. Assessing the difficulties faced, most of those mentioned are related to time: lack of consonance between the schedules of tutors and students, rigidity in university schedules and difficulty in managing individual time. The difficulty of adapting to the work during the pandemic, in remote mode, comes next. However, other issues such as lack of previous training, difficulty in articulating with different sectors, as well as interpersonal issues and with the role of tutors, were also explained. As potential, the approach with students, tutors and with the service and community was highlighted in the responses obtained. Not only, the improvement of creativity and knowledge in areas such as collective, management and mental health, as well as the opportunity to share different knowledge and skills of the various professional areas involved therein. Organization, commitment and the connotation that interprofessional work is possible were also mentioned as positive points taken from PET-Saúde/Interprofessionalidade. In addition to placing it as an opportunity for human and professional improvement, the fact of being able to learn together with the students was placed as a strong point of the experience, studying together simultaneously with the orientations as a way of “breaking the logic of the tribalism of the professions”. It is concluded that the program demanded from the tutors a broader integration from management to health promotion in the dimension of primary care. This research allowed teachers to reflect on their practices within work and their relationships with the academic environment, with students and with health professionals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21554
dc.date.accessioned 2021-10-20T12:33:53Z
dc.date.available 2021-10-20
dc.date.available 2021-10-20T12:33:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Professor universitário pt_BR
dc.subject Educação interprofissional pt_BR
dc.subject Trabalho colaborativo pt_BR
dc.subject Práticas interdisciplinares pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject College professor pt_BR
dc.subject Education interprofessional pt_BR
dc.subject Collaborative work pt_BR
dc.subject Interdisciplinary practices pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Profesor universitario pt_BR
dc.subject Educación interprofesional pt_BR
dc.subject Trabajo colaborativo pt_BR
dc.subject Prácticas interdisciplinarias pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Marina Maria Adelino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interprofessional education and collaborative work: perspectives and concepts among university professors. pt_BR
dc.title.alternative Educación interprofesional y trabajo colaborativo: perspectivas y conceptos entre profesores universitarios. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Marina Maria Adelino. Educação interprofissional e o trabalho colaborativo: perspectivas e conceitos entre os professores universitários. 2021. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen La interprofesionalidad y el concepto de prácticas colaborativas han ido ganando terreno, enfatizando la eminente necesidad de una mejor comunicación entre diferentes profesionales del equipo de salud, así como la implementación de la colaboración entre ellos, asegurando una mejor resolubilidad y el resultado final del cuidado. El propósito de esto La investigación fue identificar las percepciones de los profesores (tutores) vinculadas a la Educación a través del trabajo para la salud (PET-Saúde) Interprofesionalismo en temas vinculado a la educación interprofesional y la práctica colaborativa. Este es un estudio cuantitativo descriptivo exploratorio transversal, cuya muestra fueron los tutores que formaron parte del proyecto durante tres meses o más. El instrumento de recolección fue un cuestionario estructurado que contiene cinco módulos. El primer módulo recogió datos sociales, edad, formación de encuestados; El módulo II contenía información sobre los grupos de trabajo tutoriales en el MASCOTA; el III tuvo preguntas sobre las dimensiones de competencias que se esperan de los cursos capacitación en salud, como lo sugirió el Consejo Nacional de Salud en la Resolución 569, del 8 de diciembre de 2017; el módulo IV fue sobre percepciones sobre los respectivos cursos la graduación en la que enseñan; y el último módulo evaluó el trabajo de tutoría. Evaluar el dificultades enfrentadas, la mayoría de las mencionadas están relacionadas con el tiempo: falta de consonancia entre los horarios de tutores y estudiantes, rigidez en los horarios universitarios y dificultad para gestionar el tiempo individual. La dificultad de adaptarse al trabajo durante la pandemia, en modo remoto, viene a continuación. Sin embargo, otras cuestiones como la falta de formación previa, dificultad para articularse con los diferentes sectores, así como También se explicaron cuestiones interpersonales y con el papel de los preceptores. Como potencialidades, el acercamiento a los estudiantes se destacó en las respuestas obtenidas, preceptores y con servicio y comunidad. No solo, la mejora de la creatividad y conocimiento de áreas como la salud colectiva, la gestión y la salud mental, así como la oportunidad de compartir diferentes conocimientos y habilidades de las diversas áreas profesionales allí involucrado. Organización, compromiso y la connotación de que el trabajo es posible interprofesional, también se citaron como puntos positivos tomados de la PET- Salud / Interprofesionalidad. Además de ponerlo como una oportunidad de mejora humano y profesional, el hecho de poder aprender junto con los estudiantes, estudiando junto a las pautas simultáneamente como una forma de “Rompiendo la lógica del tribalismo de las profesiones”. Se concluye que el programa exigió a los tutores una integración más amplia de la gestión a la promoción de la salud en la dimensión de atención primaria. La realización de esta investigación permitió a los profesores reflexionar sobre sus prácticas en el trabajo y sus relaciones con el entorno académico, con los estudiantes y con profesionales de la salud. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta