dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Gracielle Malheiro dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, GM |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Santos, Gracielle Malheiro dos |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1661169362398339 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Poliana Palmeira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PALMEIRA, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Palmeira, Poliana de Araújo |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Poliana de Araújo Palmeira |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8298424599274496 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Natália Fernandes do. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO, N. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9357693745154152 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A interprofissionalidade e o conceito de práticas colaborativas vêm ganhando espaço,
enfatizando a necessidade eminente de uma melhor comunicação entre os diferentes
profissionais da equipe de saúde, assim como da implantação da colaboratividade entre estes,
garantindo uma melhor resolubilidade e resultado final do cuidado. O objetivo da presente
pesquisa foi identificar as percepções dos professores (tutores) ligados ao Programa de
Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade acerca de temáticas
ligadas a educação interprofissional e a prática colaborativa. Trata-se de um estudo quantitativo
descritivo exploratório de corte transversal, cuja amostra foram os tutores que integraram o
projeto por três meses ou mais. O instrumento de coleta foi um questionário estruturado
contendo cinco módulos. O primeiro módulo coletou dados sociais, etários, de formação dos
respondentes; o módulo II continham informações sobre os grupos tutoriais de trabalho no
PET; o III tinham questões sobre as dimensões das competências que são esperadas dos cursos
de formação em saúde, conforme sugestão o Conselho Nacional de Saúde na Resolução no 569,
de 8 de dezembro de 2017; o IV módulo versava sobre percepções acerca dos respectivos cursos
da graduação em que lecionam; e o último módulo avaliou o trabalho da tutoria. Avaliando as
dificuldades enfrentadas, a maioria das citadas estão relacionadas ao tempo: falta de
consonância entre os horários de tutores e alunos, rigidez nos horários da universidade e
dificuldade no manejo do tempo individual. A dificuldade de adequação com o trabalho durante
a pandemia, no modo remoto, vem logo em sequência. Entretanto, outras problemáticas como
a falta de formação anterior, dificuldade de articulação com os diferentes setores, assim como
questões de ordem interpessoais e com a atuação dos preceptores, também foram explicitadas.
Como potencialidades, foram destaques nas respostas obtidas a aproximação com os alunos,
preceptores e com o serviço e comunidade. Não somente, o aprimoramento da criatividade e
conhecimento de áreas como a saúde coletivas, a gestão e a mental, bem como a oportunidade
de compartilhamento de diferentes saberes e competências das áreas profissionais diversas ali
envolvidas. Organização, compromisso e a conotação de que é possível o trabalho
interprofissional, também foram citados como pontos positivos retirados do PET-
Saúde/Interprofissionalidade. Além de colocarem como uma oportunidade de aprimoramento
humano e profissional, foi colocado como ponto forte da experiência o fato de poder aprender
junto com os alunos, estudando em conjunto simultaneamente às orientações como forma de
“romper a lógica do tribalismo das profissões”. Conclui-se que o programa demandou dos
tutores uma integração mais ampla desde a gestão até a promoção de saúde na dimensão da
atenção básica. A realização desta pesquisa possibilitou que os professores refletissem sobre
suas práticas dentro do trabalho e suas relações com o meio acadêmico, com os alunos e com
os profissionais de saúde. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Educação interprofissional e o trabalho colaborativo: perspectivas e conceitos entre os professores universitários. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-05 |
|
dc.description.abstract |
Interprofessionalism and the concept of collaborative practices have been gaining ground,
emphasizing the imminent need for better communication between different professionals in
the health team, as well as the implementation of collaboration between them, ensuring better
resolvability and the final result of care. The objective of this research was to identify the
perceptions of teachers (tutors) linked to the Education Program for Work for Health (PET-
Saúde) Interprofessionality about themes related to interprofessional education and
collaborative practice. This is a quantitative descriptive exploratory cross-sectional study,
whose sample was the tutors who participated in the project for three months or more. The
collection instrument was a structured questionnaire containing five modules. The first module
collected social, age and education data from respondents; module II contained information
about the tutorial working groups in PET; the III had questions about the dimensions of
competences that are expected from health training courses, as suggested by the National Health
Council in Resolution No. 569, of December 8, 2017; the IV module was about perceptions
about the respective undergraduate courses in which they teach; and the last module evaluated
the tutoring work. Assessing the difficulties faced, most of those mentioned are related to time:
lack of consonance between the schedules of tutors and students, rigidity in university schedules
and difficulty in managing individual time. The difficulty of adapting to the work during the
pandemic, in remote mode, comes next. However, other issues such as lack of previous training,
difficulty in articulating with different sectors, as well as interpersonal issues and with the role
of tutors, were also explained. As potential, the approach with students, tutors and with the
service and community was highlighted in the responses obtained. Not only, the improvement
of creativity and knowledge in areas such as collective, management and mental health, as well
as the opportunity to share different knowledge and skills of the various professional areas
involved therein. Organization, commitment and the connotation that interprofessional work is
possible were also mentioned as positive points taken from PET-Saúde/Interprofessionalidade.
In addition to placing it as an opportunity for human and professional improvement, the fact of
being able to learn together with the students was placed as a strong point of the experience,
studying together simultaneously with the orientations as a way of “breaking the logic of the
tribalism of the professions”. It is concluded that the program demanded from the tutors a
broader integration from management to health promotion in the dimension of primary care.
This research allowed teachers to reflect on their practices within work and their relationships
with the academic environment, with students and with health professionals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21554 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-20T12:33:53Z |
|
dc.date.available |
2021-10-20 |
|
dc.date.available |
2021-10-20T12:33:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Professor universitário |
pt_BR |
dc.subject |
Educação interprofissional |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho colaborativo |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas interdisciplinares |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
College professor |
pt_BR |
dc.subject |
Education interprofessional |
pt_BR |
dc.subject |
Collaborative work |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary practices |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Profesor universitario |
pt_BR |
dc.subject |
Educación interprofesional |
pt_BR |
dc.subject |
Trabajo colaborativo |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas interdisciplinarias |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Marina Maria Adelino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interprofessional education and collaborative work: perspectives and concepts among university professors. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación interprofesional y trabajo colaborativo: perspectivas y conceptos entre profesores universitarios. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Marina Maria Adelino. Educação interprofissional e o trabalho colaborativo: perspectivas e conceitos
entre os professores universitários. 2021. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La interprofesionalidad y el concepto de prácticas colaborativas han ido ganando terreno,
enfatizando la eminente necesidad de una mejor comunicación entre diferentes
profesionales del equipo de salud, así como la implementación de la colaboración entre ellos,
asegurando una mejor resolubilidad y el resultado final del cuidado. El propósito de esto
La investigación fue identificar las percepciones de los profesores (tutores) vinculadas a la
Educación a través del trabajo para la salud (PET-Saúde) Interprofesionalismo en temas
vinculado a la educación interprofesional y la práctica colaborativa. Este es un estudio cuantitativo
descriptivo exploratorio transversal, cuya muestra fueron los tutores que formaron parte del
proyecto durante tres meses o más. El instrumento de recolección fue un cuestionario estructurado
que contiene cinco módulos. El primer módulo recogió datos sociales, edad, formación de
encuestados; El módulo II contenía información sobre los grupos de trabajo tutoriales en el
MASCOTA; el III tuvo preguntas sobre las dimensiones de competencias que se esperan de los cursos
capacitación en salud, como lo sugirió el Consejo Nacional de Salud en la Resolución 569,
del 8 de diciembre de 2017; el módulo IV fue sobre percepciones sobre los respectivos cursos
la graduación en la que enseñan; y el último módulo evaluó el trabajo de tutoría. Evaluar el
dificultades enfrentadas, la mayoría de las mencionadas están relacionadas con el tiempo: falta de
consonancia entre los horarios de tutores y estudiantes, rigidez en los horarios universitarios y
dificultad para gestionar el tiempo individual. La dificultad de adaptarse al trabajo durante
la pandemia, en modo remoto, viene a continuación. Sin embargo, otras cuestiones como
la falta de formación previa, dificultad para articularse con los diferentes sectores, así como
También se explicaron cuestiones interpersonales y con el papel de los preceptores.
Como potencialidades, el acercamiento a los estudiantes se destacó en las respuestas obtenidas,
preceptores y con servicio y comunidad. No solo, la mejora de la creatividad y
conocimiento de áreas como la salud colectiva, la gestión y la salud mental, así como la oportunidad
de compartir diferentes conocimientos y habilidades de las diversas áreas profesionales allí
involucrado. Organización, compromiso y la connotación de que el trabajo es posible
interprofesional, también se citaron como puntos positivos tomados de la PET-
Salud / Interprofesionalidad. Además de ponerlo como una oportunidad de mejora
humano y profesional, el hecho de poder aprender
junto con los estudiantes, estudiando junto a las pautas simultáneamente como una forma de
“Rompiendo la lógica del tribalismo de las profesiones”. Se concluye que el programa exigió a los
tutores una integración más amplia de la gestión a la promoción de la salud en la dimensión de
atención primaria. La realización de esta investigación permitió a los profesores reflexionar sobre
sus prácticas en el trabajo y sus relaciones con el entorno académico, con los estudiantes y con
profesionales de la salud. |
pt_BR |