dc.creator.ID |
DANTAS, T. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9545388853225124 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, José Carlos Oliveira |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
J. C. Oliveira Santos |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, ANAMÉLIA DE MEDEIROS |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
RAULINO, ANAMÉLIA DE MEDEIROS DANTAS |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5858161812871081 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O ensino de ciências exatas no Brasil ainda enfrenta diversas barreiras, que é evidente nas
escolas, em sala de aula, principalmente na disciplina de química onde os alunos
demostram ter muita dificuldade no processo de aprendizagem. A química é uma ciência
transversal e interdisciplinar, e por esse motivo existe uma grande resistência por parte
dos alunos em querer aprender. Sendo assim, faz necessário a buscar e a utilização de
novas metodologias e didáticas capaz de ajudar aos alunos a superar tais barreiras
impostar no processo de aprender química. Diante do exposto, o presente trabalho tem
como objetivo a elaboração de um manual de experimentos durante as regências na
residência pedagógica em química, que possibilite a possibilidade de aulas práticas mais
contextualizadas utilizando material de baixo custo e fácil acesso, que venha a
proporcionar aulas mais interativas e atrativas, sendo assim, despertando o interesse dos
alunos em apreender a disciplina. A construção desse manual passou por algumas etapas
para que pudesse ser utilizado em sala de aula. O manual foi desenvolvido na cidade de
Cuité-PB na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos. Elaborado pela equipe
de residentes do Programa Residência Pedagógica em parceria com a UFCG-CES e
utilizado na disciplina de práticas experimentais. Ressaltando a importância que a
utilização de metodologias que empreguem recursos didáticos, de fato enobrece o
processo de ensino e aprendizagem dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Manual de experimentos: um olhar a partir da experiência na residência pedagógica em química. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-07 |
|
dc.description.abstract |
The teaching of exact sciences in Brazil still faces several barriers, which are evident in the
schools, in the classroom, mainly in the subject of chemistry where students
demonstrate to have a lot of difficulty in the learning process. Chemistry is a science
transversal and interdisciplinary, and for this reason there is great resistance on the part of
of students in wanting to learn. Therefore, it is necessary to seek and use
new methodologies and didactics capable of helping students to overcome such barriers
impose on the process of learning chemistry. Given the above, this work has
as objective the elaboration of a manual of experiments during the regency in the
pedagogical residency in chemistry, which allows for the possibility of more practical classes
contextualized using low cost and easily accessible material, which will
provide more interactive and attractive classes, thus arousing the interest of
students in learning the discipline. The construction of this manual went through a few steps
so that it could be used in the classroom. The manual was developed in the city of
Cuité-PB at the Orlando Venâncio dos Santos Integral Citizen School. Prepared by the team
of residents of the Pedagogical Residency Program in partnership with UFCG-CES and
used in the discipline of experimental practices. Emphasizing the importance that the
use of methodologies that employ teaching resources, in fact ennobles the
teaching and learning process of students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21556 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-20T17:59:51Z |
|
dc.date.available |
2021-10-20 |
|
dc.date.available |
2021-10-20T17:59:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentos - manual |
pt_BR |
dc.subject |
Química – residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Experiments - manual |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - residency pedagogical |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - residencia pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Tárcio Rocha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Manual of experiments: a look from the experience in the residency teaching in chemistry. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Manual de experimentos: una mirada desde la experiencia en la residencia enseñanza de la química. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Tárcio Rocha. Manual de experimentos: um olhar a partir da experiência na residência
pedagógica em química. 2021. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La enseñanza de las ciencias exactas en Brasil aún enfrenta varias barreras, que son evidentes en la
escuelas, en el aula, principalmente en la asignatura de química donde los estudiantes
Demostrar tener mucha dificultad en el proceso de aprendizaje. La química es una ciencia
transversal e interdisciplinar, por lo que existe una gran resistencia por parte de
de los estudiantes con ganas de aprender. Por tanto, es necesario buscar y utilizar
Nuevas metodologías y didácticas capaces de ayudar a los estudiantes a superar tales barreras.
imponer en el proceso de aprendizaje de la química. Dado lo anterior, este trabajo tiene
como objetivo la elaboración de un manual de experimentos durante la regencia en el
residencia pedagógica en química, que permite la posibilidad de clases más prácticas
contextualizado utilizando material de bajo costo y de fácil acceso, que
Brindar clases más interactivas y atractivas, despertando así el interés de
estudiantes en el aprendizaje de la disciplina. La construcción de este manual pasó por algunos pasos
para que pueda usarse en el aula. El manual fue desarrollado en la ciudad de
Cuité-PB en la Escuela Integral Ciudadana Orlando Venâncio dos Santos. Preparado por el equipo
de residentes del Programa de Residencia Pedagógica en alianza con UFCG-CES y
utilizado en la disciplina de prácticas experimentales. Haciendo hincapié en la importancia de que el
uso de metodologías que emplean recursos didácticos, de hecho ennoblece la
proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes. |
pt_BR |