dc.creator.ID |
MOURA, S. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4706898649971356 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, L. D. F. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, LUCIANA DANTAS FARIAS DE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEANO, Heloisy Alves de Medeiros. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LEANO, H. A. de M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6257020345254911 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PIMENTEL, Edlene Regis Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PIMENTEL, E.R.S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Objetivo: conhecer o que tem sido publicado a respeito do empreendedorismo de negócios na
formação acadêmica em Enfermagem. Metodologia: revisão integrativa nas bases de dados:
SciVerse Scopus (SCOPUS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature
(CINAHL) e Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando-se os seguintes descritores
e palavras-chave: academic education, formação acadêmica, entrepreneurship, entrepreneurs,
empreendedorismo, empreendedorismo em saúde, contrato de risco, nursing, nurses,
Enfermagem; com amostra final de 10 artigos. Resultados: duas categorias foram
evidenciadas: “Empreendedorismo na Formação Acadêmica de Enfermagem” e
“Empreendedorismo de Negócios na Enfermagem”. O empreendedorismo de negócios
disponibiliza aos enfermeiros uma gama de oportunidades de autoemprego. Assim, a proporção
da educação empreendedora dos currículos universitários em enfermagem em comparação com
outros cursos é muito baixa. Nessa direção, as instituições formadoras precisam introduzir essa
perspectiva de que o empreendedorismo na Enfermagem possibilita inúmeras perspectivas
distintas de atuação, que foge dos padrões tradicionais de trabalho. Conclusão: ao término
dessa pesquisa, observa-se uma lacuna na graduação em enfermagem quando se trata do
incentivo ao empreendedorismo apontando para a necessidade de ampliar suas discussões na
enfermagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Empreendedorismo de negócios na formação acadêmica em enfermagem: uma revisão integrativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-08 |
|
dc.description.abstract |
Objective: to know what has been published about business entrepreneurship in the
academic training in Nursing. Methodology: integrative review in databases:
SciVerse Scopus (SCOPUS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature
(CINAHL) and Nursing Databases (BDENF), using the following descriptors
and keywords: academic education, academic training, entrepreneurship, entrepreneurs,
entrepreneurship, health entrepreneurship, risk contract, nursing, nurses,
Nursing; with final sample of 10 items. Results: two categories were
highlighted: "Entrepreneurship in Academic Nursing Education" and
“Business Entrepreneurship in Nursing”. business entrepreneurship
provides nurses with a range of self-employment opportunities. Thus, the proportion
of entrepreneurial education of university nursing curricula compared to
other courses is very low. In this direction, educational institutions need to introduce this
perspective that entrepreneurship in Nursing enables numerous perspectives
different performance patterns, which deviate from traditional work patterns. Conclusion: at the end
of this research, there is a gap in nursing graduation when it comes to the
encouraging entrepreneurship, pointing to the need to expand their discussions in the
nursing. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21561 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-20T19:01:34Z |
|
dc.date.available |
2021-10-20 |
|
dc.date.available |
2021-10-20T19:01:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Contrato de risco |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Academic education |
pt_BR |
dc.subject |
Entrepreneurship |
pt_BR |
dc.subject |
Entrepreneurship in health |
pt_BR |
dc.subject |
Risk contract |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Formación académica |
pt_BR |
dc.subject |
Emprendimiento |
pt_BR |
dc.subject |
Emprendimiento en salud |
pt_BR |
dc.subject |
Contrato de riesgo |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão integrativa de literatura - Efermagem |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Sanderson Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Business entrepreneurship in academic nursing education: an integrative review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Emprendimiento empresarial en la educación académica en enfermería: una revisión integradora. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Sanderson Alves. Empreendedorismo de negócios na formação acadêmica em enfermagem: uma revisão integrativa. 2021. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Objetivo: conocer lo publicado sobre emprendimiento empresarial en el
formación académica en Enfermería. Metodología: revisión integradora en bases de datos:
SciVerse Scopus (SCOPUS), índice acumulativo de literatura de enfermería y salud afín
(CINAHL) y Bases de datos de enfermería (BDENF), utilizando los siguientes descriptores
y palabras clave: educación académica, formación académica, emprendimiento, emprendedores,
emprendimiento, emprendimiento en salud, contrato de riesgo, enfermería, enfermeras,
Enfermería; con muestra final de 10 ítems. Resultados: dos categorías fueron
destacó: "Emprendimiento en la educación académica en enfermería" y
“Emprendimiento empresarial en enfermería”. emprendimiento empresarial
proporciona a las enfermeras una variedad de oportunidades de trabajo por cuenta propia. Así, la proporción
de la educación empresarial de los planes de estudios universitarios de enfermería en comparación con
otros cursos es muy bajo. En esta dirección, las instituciones educativas deben introducir este
perspectiva de que el espíritu empresarial en enfermería permite numerosas perspectivas
diferentes patrones de desempeño, que se desvían de los patrones de trabajo tradicionales. Conclusión: al final
de esta investigación, existe una brecha en la graduación de enfermería en lo que respecta a la
Fomentar el espíritu empresarial, señalando la necesidad de ampliar sus debates en el
enfermería. |
pt_BR |