DSpace/Manakin Repository

Empreendedorismo de negócios na formação acadêmica em enfermagem: uma revisão integrativa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4706898649971356 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, LUCIANA DANTAS FARIAS DE. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEANO, Heloisy Alves de Medeiros.
dc.contributor.referee1ID LEANO, H. A. de M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6257020345254911 pt_BR
dc.contributor.referee2 PIMENTEL, Edlene Regis Silva.
dc.contributor.referee2ID PIMENTEL, E.R.S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 pt_BR
dc.description.resumo Objetivo: conhecer o que tem sido publicado a respeito do empreendedorismo de negócios na formação acadêmica em Enfermagem. Metodologia: revisão integrativa nas bases de dados: SciVerse Scopus (SCOPUS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Bases de Dados de Enfermagem (BDENF), utilizando-se os seguintes descritores e palavras-chave: academic education, formação acadêmica, entrepreneurship, entrepreneurs, empreendedorismo, empreendedorismo em saúde, contrato de risco, nursing, nurses, Enfermagem; com amostra final de 10 artigos. Resultados: duas categorias foram evidenciadas: “Empreendedorismo na Formação Acadêmica de Enfermagem” e “Empreendedorismo de Negócios na Enfermagem”. O empreendedorismo de negócios disponibiliza aos enfermeiros uma gama de oportunidades de autoemprego. Assim, a proporção da educação empreendedora dos currículos universitários em enfermagem em comparação com outros cursos é muito baixa. Nessa direção, as instituições formadoras precisam introduzir essa perspectiva de que o empreendedorismo na Enfermagem possibilita inúmeras perspectivas distintas de atuação, que foge dos padrões tradicionais de trabalho. Conclusão: ao término dessa pesquisa, observa-se uma lacuna na graduação em enfermagem quando se trata do incentivo ao empreendedorismo apontando para a necessidade de ampliar suas discussões na enfermagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Empreendedorismo de negócios na formação acadêmica em enfermagem: uma revisão integrativa. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-08
dc.description.abstract Objective: to know what has been published about business entrepreneurship in the academic training in Nursing. Methodology: integrative review in databases: SciVerse Scopus (SCOPUS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) and Nursing Databases (BDENF), using the following descriptors and keywords: academic education, academic training, entrepreneurship, entrepreneurs, entrepreneurship, health entrepreneurship, risk contract, nursing, nurses, Nursing; with final sample of 10 items. Results: two categories were highlighted: "Entrepreneurship in Academic Nursing Education" and “Business Entrepreneurship in Nursing”. business entrepreneurship provides nurses with a range of self-employment opportunities. Thus, the proportion of entrepreneurial education of university nursing curricula compared to other courses is very low. In this direction, educational institutions need to introduce this perspective that entrepreneurship in Nursing enables numerous perspectives different performance patterns, which deviate from traditional work patterns. Conclusion: at the end of this research, there is a gap in nursing graduation when it comes to the encouraging entrepreneurship, pointing to the need to expand their discussions in the nursing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21561
dc.date.accessioned 2021-10-20T19:01:34Z
dc.date.available 2021-10-20
dc.date.available 2021-10-20T19:01:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Formação acadêmica pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Empreendedorismo em saúde pt_BR
dc.subject Contrato de risco pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Academic education pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.subject Entrepreneurship in health pt_BR
dc.subject Risk contract pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Formación académica pt_BR
dc.subject Emprendimiento pt_BR
dc.subject Emprendimiento en salud pt_BR
dc.subject Contrato de riesgo pt_BR
dc.subject Revisão integrativa de literatura - Efermagem pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Sanderson Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Business entrepreneurship in academic nursing education: an integrative review. pt_BR
dc.title.alternative Emprendimiento empresarial en la educación académica en enfermería: una revisión integradora. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Sanderson Alves. Empreendedorismo de negócios na formação acadêmica em enfermagem: uma revisão integrativa. 2021. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen Objetivo: conocer lo publicado sobre emprendimiento empresarial en el formación académica en Enfermería. Metodología: revisión integradora en bases de datos: SciVerse Scopus (SCOPUS), índice acumulativo de literatura de enfermería y salud afín (CINAHL) y Bases de datos de enfermería (BDENF), utilizando los siguientes descriptores y palabras clave: educación académica, formación académica, emprendimiento, emprendedores, emprendimiento, emprendimiento en salud, contrato de riesgo, enfermería, enfermeras, Enfermería; con muestra final de 10 ítems. Resultados: dos categorías fueron destacó: "Emprendimiento en la educación académica en enfermería" y “Emprendimiento empresarial en enfermería”. emprendimiento empresarial proporciona a las enfermeras una variedad de oportunidades de trabajo por cuenta propia. Así, la proporción de la educación empresarial de los planes de estudios universitarios de enfermería en comparación con otros cursos es muy bajo. En esta dirección, las instituciones educativas deben introducir este perspectiva de que el espíritu empresarial en enfermería permite numerosas perspectivas diferentes patrones de desempeño, que se desvían de los patrones de trabajo tradicionales. Conclusión: al final de esta investigación, existe una brecha en la graduación de enfermería en lo que respecta a la Fomentar el espíritu empresarial, señalando la necesidad de ampliar sus debates en el enfermería. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta